Regras do Dominó: Aprenda Como Jogar Dominó e Seja Um Mestre

O dominó é um jogo mundialmente conhecido e talvez um dos jogos mais antigos já inventados pelo homem. A sua origem é conhecida na China, antes do nascimento de Cristo (a.C) e o jogo é composto por 28 peças em formato de paralelepípedo ou retângulo.

Regras do Dominó – Aprenda como jogar dominó e seja mestre nos jogos online


Muito jogado entre os idosos em grupos de terceira idade, o dominó nunca chamou atenção dos jovens por ser um jogo muito “parado”, mas quem o conhece bem sabe, que apesar de parecer um jogo simples, ele envolve muita estratégia e raciocínio para saber o momento exato de descartar cada “pedra”, pois só assim você consegue vencer os adversários.

Cada peça do dominó é dividida ao meio e em cada “ponta” ou lado pode trazer números de 0 a 6 (o zero é representado por uma ponta em branco).

Se você nunca jogou dominó saiba que existem inúmeras formas de jogar dominó, mas hoje aqui nesta página vamos ensinar as regras oficiais do dominó para você aprender como jogar e se tornar um mestre.

Seu objetivo no jogo de dominó é descartar todas as suas “pedras” ou peças, mas como fazer isso? Você sabe? Se não sabe, continue aqui que vamos ensinar todas as regras e lhe dar várias dicas de como jogar dominó ok!?!

Pedras do dominó



Essas são as pedras oficiais do dominó, veja:

Pedras (peças) oficiais do dominó


Regras do Dominó



Após misturar as 28 pedras do dominó, cada jogador recebe 7 pedras e as guarda para jogar.

Normalmente o dominó é jogador em quatro jogadores, mas também pode-se jogar em 2 ou 3, vai depender da quantidade de pessoas disponíveis para jogar.

Depois que as pedras foram distribuídas o jogo inicia pelo jogador que receber o duplo 6, com o número 6 nas duas pontas da pedra.

Essa é a maior pedra do jogo e caso ninguém tenha recebido ela, o que recebeu o duplo 5 inicia, se ninguém recebeu o duplo 5, quem recebeu o duplo 4 pode começar o jogo!

Outra forma de iniciar a partida é começar pelo jogador que venceu a rodada anterior, deste modo o jogador pode iniciar a partida com qualquer pedra.

Assim como outros jogos de cartas e jogos de tabuleiro, o dominó evolui sempre no sentido horário, mas diferentemente das regras do UNO, no dominó o jogo não inverte de direção no decorrer da partida, muito menos no início do jogo.

Existem duas formas de terminar uma rodada do dominó, descartando todas as pedras ou então trancando (fechando) o jogo.

Uma regra oficial muito interessante que talvez poucos conheçam é que se você fechar o jogo forçadamente, terá que ter a menor quantidade de pedras (soma dos números) de todos os jogadores da mesa, se empatar ou a quantidade for maior, perderá o jogo!

Soma dos pontos no dominó



Quando o jogo “fecha”, ou seja, não existem mais pedras para serem compradas e ninguém mais possui peças para jogar, vence quem tiver a menor soma de peças nas mãos e o vencedor leva a soma de todas as pedras dos jogadores na mesa.

Quando o vencedor elimina todas as pedras e acaba com o jogo, a sua pontuação também é a soma de todas as pedras dos seus adversários.

Outra forma de fazer a soma dos pontos no dominó é através de pontos corridos, onde vence o jogador ou a dupla que conseguir acumular 6 pontos primeiro.

Neste caso a contagem dos pontos é diferente e um pouco mais complexa, veja:

Quando o jogador termina com uma pedra comum, a rodada valerá 1 ponto, quando o jogador terminar com uma carroça ou a partida ficar trancada, a partida valerá 2 pontos, quando jogador conseguir usar a pedra do “bate” nas duas pontas, a rodada valerá 3 pontos (famoso “lá e ló”), já o “lá e ló” de carroça valerá 6 pontos!

Outras formas de pontuar neste modo de jogo incluem a pontuação pelas carroças no início da partida, ou seja, se você iniciar com 4 carroças na mão, todas as pedras são misturadas e a rodada inicia novamente valendo 2 pontos, já se você iniciar com 5 carroças, ganhará 1 ponto e a rodada continuará, já se tiver a sorte de iniciar com 6 carroças, ganhará a partida na hora!

PS: Carroça é um termo muito comum usado nos jogos de dominó, esse termo é usado para descrever as peças com números iguais, ou seja, 0x0, 1x1, 2x2, 3x3,4x4,5x5,6x6.

Dicas para jogar dominó online e vencer



Vale lembrar que para jogar dominó você deverá sempre descartar na mesa pedras que correspondam a numeração de uma das pontas da última pedra jogada na fila mesa.

Dependendo da estratégia adotada pela dupla de jogadores e pela situação da rodada, é importante descartar primeiro as pedras de maior “valor” para que caso o seu adversário vença, a soma de pontos seja a menor possível.

Outra dica interessante para quem está começando a jogar dominó é fazer a contagem das peças e sabendo as cartas que você tem nas mãos, as cartas do seu parceiro e as cartas que já foram descartadas na mesa, você saberá provavelmente ou as vezes com certeza, quais serão as pedras que os seus terão em mãos.

Essa é uma das estratégias mais avançadas que os jogadores mais experientes usam ao jogador dominó. Dominado bem essa dica e aprendendo a usá-la de forma correta, você se tornará invencível no dominó!

Ensinando a jogar dominó (em vídeo)





Outras utilidades para as pedras de dominó



Trilhas de dominó



As trilhas de dominó são muito populares na internet. Existem milhares de vídeos mostrando as mais variadas trilhas de dominó com vários tipos de desafios. Você já brincou com as trilhas?

Criar uma trilha de dominó é muito fácil, basta você colocar as pedras do dominó “de pé”, com a parte menor do retângulo no chão ou sob uma plataforma para então ir posicionando cada uma delas em sequência formando uma trilha.

Seu objetivo na brincadeira é derrubar a primeira pedra do dominó e ela empurrar todas as outras pedras na sequência criando um efeito muito legal.

Faça desenhos, crie caminhos e ative ações bem legais enquanto estiver movimento a trilha com as pedras do dominó.

Use a criatividade e crie a sua própria trilha ou então observe alguns dos vídeos abaixo para conhecer mais sobre as trilhas de dominó e ver exemplos bem legais.

Recorde mundial de trilha de dominó;



Trilhas de dominó insanas;




Jogos de Mahjong



Os jogos de mahjong também são muito populares na internet. O jogo é extremamente simples, mas possui várias versões diferentes e bem divertidas.

Para jogar você precisa juntar duas pedras de dominó iguais que estejam empilhadas no tabuleiro de mahjong, mas que tenham pelo menos um dos lados “liberados”, ou seja, que não tenham outras peças nas laterais.

São diversas fases e vários formatos de tabuleiros diferentes com pedras de dominó com desenhos e números chineses que provavelmente você nunca tenha visto!

Veja o vídeo abaixo e veja como se joga uma partida de mahjong clássico online.



Agora que você conhece tudo sobre dominó, porque não jogar uma partida de dominó online? Confira as opções que selecionados para você jogar!

1. Jogo de Dominó Oficial

Jogo Jogo de Dominó Oficial
Jogo de Dominó Oficial

Jogo de Dominó Oficial

Jogar

Uma ótima opção para você se divertir, jogue online e vença o computador neste jogo de dominó incrível.

2. Dominó para 2 Jogadores (Multiplayer Online)

Jogo Dominó para 2 Jogadores (Multiplayer Online)
Dominó para 2 Jogadores (Multiplayer Online)

Dominó para 2 Jogadores (Multiplayer Online)

Jogar

Que tal convidar os amigos para uma partida de dominó online? Jogue essa versão multiplayer com amigos e estranhos, desafie jogadores e conquiste pontos na brincadeira, torne-se o melhor jogador da internet!

3. Trilhas de Dominó Online

Jogo Trilhas de Dominó Online
Trilhas de Dominó Online

Trilhas de Dominó Online

Jogar

Use a criatividade para criar trilhas de dominó neste jogo incrível, faça desenhos apenas clicando e arrastando o mouse!