9 Curiosidades Sobre o Crash Bandicoot

9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

Retomando a nossa série de curiosidades sobre jogos retrô hoje vamos falar sobre as 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot, marsupial que virou o mascote do Playstation e foi criado em 1996 pela Naughty Dog.

Até a sua terceira versão, Crash Bandicoot era lançado exclusivamente para Playstation, porém depois com o lançamento de novas consoles modernas como Xbox, Nintendo Wii, Game Cube, Game Boy Advance e outras, a Naughty Dog aproveitou a popularidade destas consoles para expandir as suas vendas, o que acabou fazendo com que a concorrência com a Nintendo ficasse de lado!

Ao longo de mais de vinte anos, já são mais de 20 jogos diferentes que vão desde os clássicos jogos de aventura em plataformas 3D até jogos de corrida de kart e caça-níqueis. Com essa grande coleção de games e a grande popularidade do marsupial da Playstation fica difícil encontrar curiosidades que ninguém conheça sobre o Crash, mas nós conseguimos e por isso resolvemos criar essa lista especial para os fãs do jogo.

1 - Concorrência com Mario e Sonic


Concorrência com Mario e Sonic - 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

O primeiro Playstation foi lançado no final de 1994 e até meados de 1996 a console da Sony não tinha um concorrente à altura do Mario e Sonic, que eram os grandes sucessos da época, foi então que a Naughty Dog literalmente entrou no jogo para a produção do Crash Bandicoot.

A empresa inovou e trouxe o jogo de plataforma mais moderno da época, com gráficos 3D e um estilo de jogo bem diferente onde você tinha uma visão traseira do personagem e não existia mais a rolagem lateral, comum em jogos como Super Mario Bros, Super Mario World e nos jogos do Sonic.

2 - Fase impossível removida da versão final


Fase impossível removida da versão final - 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

A última e mais difícil fase do Crash Bandicoot teve de ser removida, sabe porque? Justamente porque ela era muito difícil e podia ser comparada ao jogo mais difícil do mundo que temos hoje em nosso site!

Conhecida como Stormy Ascent ou Subida tormentosa em tradução para o português, a fase foi removida na última hora antes do lançamento do jogo já que fazia com que os jogadores desistissem da brincadeira antes de completar o jogo. Além disso a fase veio com vários bugs que não puderam ser corrigidos antes do lançamento oficial do game, o que tirou definitivamente do game.

Claro que se você quiser acessá-la, ela continua no jogo, oculta, mas está lá e para acessá-la só é possível através de um acessório de trapaças conhecido como "Game Shark", muito utilizado na década de 90, mas que hoje pode ser adquirido apenas pelo Mercadolivre!

No vídeo abaixo você pode conferir um Gameplay completo da fase com abertura de todas as caixas e coleção completa de gemas!



3 - Namorada do Crash inspirada em Pamela Anderson


Namorada do Crash inspirada em Pamela Anderson - 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

Tawna, a namorada do Crash Bandicoot foi inspirada na atriz e modelo Pamela Anderson, muito famosa e no auge da sua carreira na época. Não percebeu a semelhança nos cabelos e também no par de "airbags frontais" da personagem?!

O grande problema é que a jovem namorada do Crash Bandicoot logo foi substituída por outra menos vulgar e com mais charme, os donos da Naughty Dog chegaram a conclusão que a Tawna era muito sexy para um jogo voltado ao público infantil.

4 - Caixas quase ficaram de fora da aventura


Apesar de estarem finalizando o game, Andy Gabi e Jason Rubin perceberam que a jogatina estava fácil demais para um bom jogo e por isso resolveram incrementar a primeira versão do Crash Bandicot com aquelas que seriam as caixas mais famosas da série.

A partir das caixas muitas coisas novas foram criadas omo as vidas extras, maçãs extras e muitas outras coisas. As caixas também ajudaram a dar o nome ao personagem já que Crash vem de "quebrar" em inglês, ou seja, o marsupial quebra caixas.

Outro detalhe intrigante e muito estranho é que a trilha sonora só foi incluída no final da produção do game, até aí tudo bem, mas sabe os sons que estavam na trilha sonora? Eram sons de trânsito, animais da floresta, arrotos e peidos, estranho não é mesmo?

5 - Dr. N. Gin foi inspirado no criador de Crash Bandicoot


Dr. N. Gin foi inspirado no criador de Crash Bandicoot - 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

N. Gin surgiu na segunda ver~soa de Crash Bandicoot lançada em 1997, o cientista acabou se transformando em um ciborgue depois que um de seus projetos deu errado. Ele tem um foguete ativo e alojado em seu crânio, o que o faz sentir muitas dores de cabeça. Mas o que isso tem a ver com o Jason Rubin, criador do Crash? Enquanto desenvolvia a segunda versão do game, o criador do game sentia muitas dores de cabeça e isso ele mesmo confessou em seu blog!

Outra curiosidade interessante sobre o Dr. N. Gin é que o seu nome na verdade é um trocadilho com a palavra em inglês "Engine", percebeu?

6 - Crash aprendeu a falar somente 11 anos após a sua criação


Você que é fã da série de jogos do Crash já deve ter se perguntado, mas o Crash fala? A resposta é sim e não! Nos jogos mais antigos o personagem não falava, apenas em 2007 com o lançamento do jogo Crash of Titans que o personagem começou a falar de forma tímida!

As primeiras palavras você só consegue ouvir na fase final do jogo, mas dali em diante, tudo mais mais divertido, pois o Crash sabe falar!

Vídeo: Primeiras palavras do Crash Bandicoot




7 - Diabo da Tasmânia (Taz) + Sonic = Crash Bandicoot


Diabo da Tasmânia (Taz) + Sonic = Crash Bandicoot - 9 curiosidades sobre o Crash Bandicoot

Você sabia que o Crash na verdade foi inspirado no Diabo da Tasmânia, mais conhecido como Taz e no Sonic? Muitos até diziam que o Crash era na verdade uma versão do Sonic mostrando o bumbum (referência ao modo de visão da câmera no jogo).

Mas porque escolher uma dupla tão louca? Os criadores de Crash buscavam algo diferente e inusitado, algo que pudesse chamar atenção da grande massa e que fosse literalmente louco, daí reuniram as loucas e poderes do Taz com as habilidades e o design moderno do Sonic.

8 - Crash foi responsável por identificar um problema de Hardware no Playstation


Durante o desenvolvimento do Crash Bandicoot a Naughty Dog acabou descobrindo um problema de hardware por acaso! Depois de muitos testes, indas e vindas, eles perceberam que em determinados momentos, ao salvar o jogo, todo o conteúdo do "memory card", ou cartão de memória, era apagado!

Isso poderia gerar sérios problemas para os jogadores e enquanto o problema não foi contornado pela Naughty Dog, o game não pode ser liberado. O problema acontecia somente enquanto o jogo era salvo e os jogadores ficavam pressionando botões aleatórios do controle, provavelmente a Naughty Dog encontrou uma forma de bloquear os botões enquanto o jogo era salvo, mas outros jogos que já haviam sido lançados não tiveram a mesma sorte!

A Sony acabou corrigindo o problema meses após descobrir e já nas novas produções tudo estava corrigido!

9 - Comerciais de TV engraçados



Assim como Sonic e Super Mario, Crash Bandicoot também teve seus momentos de fama na televisão e a Sony aproveitou esses comerciais não só para divulgar os jogos do Crash Bandicoot, mas também para cutucar os seus concorrentes Sonic e Mario, que na época ainda não tinham jogos 3D por exemplo!

Assista ao vídeo em inglês acima, nele você poderá conferir alguns dos comerciais de TV mais famosos do Crash e as suas "cutucadas" nos concorrentes.

Essas são as 9 curiosidades sobre o Crash Bandicot que provavelmente você não sabia, o que achou? Alguma novidade? Se gostou das curiosidades e quer viver ótimos momentos de nostalgia jogando Crash Bandicoot acesse a nossa categoria que temos ótimas opções para jogar online!