Regras do UNO – Como Jogar UNO Online

O UNO é um jogo de cartas muito divertido e bem popular no Brasil. Distribuído oficialmente pela COPAG, o UNO possui regras bem específicas e algumas difíceis de entender, tanto que muitos que gostam de jogos de cartas nunca conseguiram entender as regras do UNO com clareza!

Regras do UNO – Como jogar UNO online


Pensando nas dificuldades dos jogadores resolvemos escrever esse artigo ensinando como jogar UNO online e principalmente, as regras do UNO! Está preparado para começar a jogatina?

Logo após ensinar as regras, vamos trazer algumas versões do UNO Online para você jogar no nosso site, então leia todas as regras e prepare-se para se tornar o melhor jogador de UNO da sua família e escola.

Cartas do UNO



No total, o baralho de UNO possui 112 cartas divididas por cores e números, abaixo você poderá conferir a quantidade de cartas de cada cor e também as cartas de ação.

Essa lista serve especialmente para você que já tem o baralho de UNO há muito tempo e não sabe se ele está completo.

Quer conferir se o baralho de UNO está completo? Veja a relação de todas as cartas de UNO abaixo!


  • 19 Cartas de cada cor (azul, verde, vermelho e amarelo) – Total 76 cartas

  • 8 Cartas de +2 (comprar 2 cartas) (2 cada cor)

  • 8 Cartas de inverter jogada (2 de cada cor)

  • 8 Cartas de pular rodada (2 cartas de cada cor)

  • 4 Cartas Coringa de comprar quatro cartas

  • 4 Cartas Coringa

  • 1 Carta de trocar monte de mãos

  • 3 Cartas Coringa brancas para personalizar



É importante lembrar que a carta de trocar de mãos e as cartas coringa brancas são exclusivas da COPAG, portanto não são encontradas em outros baralhos de UNO e nem em jogos online.

Portanto, se o seu baralho de UNO não é da COPAG, você pode considerar que o baralho deve ter apenas 108 cartas ok?

Objetivo do Jogo


Terminar com todas as cartas antes dos outros jogadores e tentar deixá-los com a maior quantidade de cartas possível.

O número das cartas dos outros jogadores será somado ao final do game e o jogador que venceu a rodada ganhará a pontuação, quem conseguir somar 500 pontos primeiro é o grande vencedor do jogo.

Regras do UNO


O número de jogadores pode variar entre 2 até 10 jogadores simultâneos. A composição do baralho já descrevemos acima e você pode conferir na listagem as cartas, cores e ações disponíveis.

Para diferenciar o número 6 do 9, um sublinhado em baixo de cada carta é utilizado, assim não restam dúvidas sobre a numeração.

Antes de iniciar a primeira rodada, cada jogador deve tirar uma carta do monte que está com as cartas misturadas, quem tirar o maior número começará o jogo fazendo a distribuição das cartas.

Cada jogador deve receber 7 cartas para que a jogatina inicie, as cartas que sobrarem devem ser deixadas em um monte virado para baixo no centro da mesa.

A primeira carta do monte deve ser usada para iniciar o monte de descarte e o primeiro jogador a iniciar a rodada é o que estiver do lado esquerdo de quem distribuiu as cartas.

Lembre-se que se uma carta com ações especiais for virada logo no início, o jogador deve executar a ação e continuar o jogo com a próxima jogada.

O jogador seguinte ao que iniciou a brincadeira, deverá observar a carta que estiver na mesa e então jogar uma carta que tenha a mesma cor ou então o mesmo número.

Se a carta de cima do monte for uma carta de ação, você deverá executar a ação descrita comprando +2 cartas, invertendo a jogada, comprando +4 cartas ou então mudando a cor atual.

Se o jogador não possuir a carta da cor ou número exigido pelo "monte de descarte", deverá comprar uma carta do "monte de compras", por exemplo, a última carta do monte de descarte é um 4 verde, o próximo jogador terá que jogar ou um quatro, ou uma carta verde ou então uma das cartas de ações correspondentes, senão terá que "comprar" uma nova carta até encontrar uma que se encaixe nos requisitos do jogo.

Cartas Coringa e de Ações Específicas



Quem joga um jogo de baralho com cartas específicas como o UNO deve conhecer bem as regras do jogo, principalmente se estiver jogando com os mais experientes! Por isso separamos aqui as cartas especiais com suas funções, veja:

Cartas UNO - BLoquear, Pular
Bloquear e ou Pular - Essa carta é uma das cartas especiais que faz com que o próximo jogador seja bloqueado na rodada, ou seja, se você jogá-la, o jogador que estiver na "mão" terá que ficar de fora daquela rodada. Mas lembre-se que essa carta só poderá ser jogada se a cor da última carta do monte de descarte corresponder à sua carta de bloqueio.

Se essa carta sair logo no início da rodada, o próximo jogador à esquerda que iniciará a jogatina.





Cartas UNO - Coringa Cores
Carta Coringa com todas as cores - Essa é uma das cartas coringa do jogo onde você poderá jogá-la a qualquer momento, desde que não esteja bloqueado naquela rodada!

O coringa pode ser jogado mesmo que você tenha uma carta que corresponda com a cor do monte de descarte, sem ser penalizado! Além de jogar em qualquer momento, desde que seja a sua vez, você ainda poderá escolher a cor que o jogo vai continuar a partir dela.





Cartas UNO - Inversão de jogo
Carta de inversão de jogo - Essa carta é importante na estratégia de jogo, ela é usada para inverter a rodada e só poderá ser jogada sobre outra carta da mesma ou então sobre outra carta de inversão de qualquer cor.

Ela pode ser virada logo no início da rodada o que faz com que o jogo já mude de direção logo no início!





Cartas UNO - Comprar duas cartas
Carta comprar duas cartas - Se você jogar essa carta, o jogador seguinte na rodada deverá comprar duas cartas, mas lembre-se que essa carta só poderá ser jogada se for da mesma cor da última carta que estiver no monte de descarte ou se você jogar sobre outra carta de comprar duas cartas.

É importante lembrar que o jogador que tiver que comprar as duas cartas, além de comprá-las e aumentar o seu leque de cartas, perderá a vez na rodada.





Cartas UNO - Coringa comprar quatro cartas
Coringa com compra de mais quatro cartas -Se você tiver essa carta, poderá jogá-la a qualquer momento, desde que seja a sua vez! Se jogá-la, o próximo jogador terá que comprar quatro cartas, perderá a vez e você ainda poderá escolher a cor que a rodada vai continuar.

Essa é a carta com maiores benefícios para quem joga e com maiores malefícios para quem está na vez e precisa comprar as quatro cartas!

É importante lembrar que você só pode jogá-la quando não tiver outras cartas da mesma cor ou número da carta do monte de descarta.

O jogador seguinte poderá lhe desafiar a mostrar as cartas para confirmar se você não tem outras opções, caso tenha, isso será considerado uma trapassa e você que terá que comprar as quatro cartas.

Caso o desafio seja aceito e o jogador não tenha realmente outras opções, além de comprar as 4 cartas, o jogador seguinte precisará comprar mais 2 e perderá a vez da mesma maneira!

Essa regras poucas pessoas que jogam UNO conhecer, você sabia?


Última carta nas mãos



Uma última regra que não pode ser esquecida tem a ver com a última carta em mãos! Sempre que você for jogar uma carta e restar apenas uma carta na sua mão, você terá que gritar "UNO" para mostrar a todos que restou apenas uma carta, caso não grite e alguém perceba antes do próximo jogador jogar, terá que comprar uma carta extra!

Assim que o jogador terminar com todas as cartas, a rodada terminar e então os pontos devem ser contabilizados de acordo com a tabela de pontos abaixo.

Contagem dos pontos do UNO



A contagem da pontuação é feita com base no número das cartas e também nas cartas de ação. Cada carta de ação representa uma pontuação específica veja:


  • Cartas de números equivalem a pontuação em números

  • Comprar mais 2, inverter e pular valem 20 pontos cada

  • Coringa, Coringa para comprar mais quatro, coringa para trocar de mãos e qualquer outra carta coringa de cores valem 50 pontos cada.



Como já dissemos, o vencedor na contagem tradicional é aquele que conseguir alcançar os 500 pontos primeiro.

A soma e pontuação sempre é lançada na "conta" daquele que conseguiu terminar a rodada sem cartas ok!?!

Outra forma alternativa de contabilizar os pontos do UNO é marcar a pontuação de cada jogador ao final de cada rodada, quando um jogador atingir 500 pontos, o que tiver a menor pontuação será o vencedor.

Ficou com dúvidas sobre como jogar UNO e as regras do UNO? Assista ao vídeo que estamos trazendo e tire todas as dúvidas que restaram!



Agora que você já sabe tudo sobre UNO, que tal jogar UNO online no nosso site?



Se você gostou do Jogo UNO, não perca tempo, escolha uma das opções acima e se divirta!