11 Maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no Seu Computador

Você sabe que os jogos para computador, nem sempre são tão simples quanto os jogos de console não é mesmo? Muitas vezes você faz download de um título super legal e fica rezando para o que mesmo funcione perfeitamente.

Por isso resolvermos fazer esse artigo no qual vamos dar dicas legais para otimizar o seu PC e deixar ele tunado para você jogar, sem problemas com travamentos.

Tudo isso por que a cada novos jogos que vão surgindo, mais exigências se tem para um bom desempenho e manejo da tarefa.

Principalmente na qualidade interna e externa do seu PC. É comum que surjam dúvidas sobre como deixá-lo em boas condições para o exercício. Mostraremos então algumas dicas que vão ajudá-lo a melhorar o funcionamento dos jogos que você utiliza.

Confira!

1 - Dê preferência aos Drivers de melhor qualidade


Os drives são pequenos softwares que produzem a comunicação do nosso hardware com o sistema operacional. Ou seja, você compra uma placa de vídeo e instala na placa-mãe do seu computador.

Para que o sistema operacional reconheça aquele novo elemento e o utilize da melhor maneira possível, ele precisa de um driver, que o designará sobre as funções e desempenho da nova placa.

Por esta razão os drives devem ser um dos primeiros passos a ser feito, para que o seu PC apresente um ótimo rendimento.

De modo geral quando compramos um computador ou até mesmo quando montados particularmente, estão com os drives desatualizados.

Isto compromete o desempenho completo que ele poderia chegar. Existem Drivers genéricos que nunca usarão os recursos máximos da placa de vídeo (AMD, NVDIA).

Desse modo é preciso ficar atento aos drives da placa de som e de rede, que produzem um certo impacto nas funções da máquina.

2 - Feche os aplicativos supérfluos


Abrimos várias abas do navegador e geralmente estamos ouvindo música, conversando no Facebook, talvez formatando um texto ou uma imagem, existe uma série de coisas!

Contudo, os jogos, principalmente os mais atuais, consomem uma grande quantidade de memória RAM e processamento. Por isso é necessário que eles fiquem rodando sozinhos.

Quanto maior for o número de aplicativos que se executam em segundo plano, mais lento será o sistema para jogar.

Algumas dicas para que os jogos funcionem sem problemas:

  • Feche todos os aplicativos abertos: Certifique-se que não restou nada ativado na barra de tarefas.

  • Desinstale aplicativos desnecessários: Identifique os que já não precisa mais.

  • Inutilize a inicialização automática de aplicativos

  • Seguindo estas instruções nada vai atrapalhar seus jogos de alcançarem o desempenho máximo!

    11 maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no seu Computador

    3 - Desative os “consumidores” de proteção utilizando o TuneUp Program Deactivator


    Caso você julgue desnecessário eliminar alguns programas para jogar, ainda há outras opções.

    Com o TuneUp Program Deactivator você não precisará desinstalar seus programas favoritos, pois com esta ferramenta o usuário apenas irá desativa-la e assim, impedir o carregamento do sistema enquanto não estiver sendo usado.

    E no momento que precisar dele novamente, o TuneUp se encarregará de iniciá-lo imediatamente.

    11 maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no seu Computador

    4 - Desfragmente o disco rígido


    Durante o tempo de um jogo em cumprimento, vários arquivos estão sendo lidos e modificados simultaneamente. Isto provoca uma certa diminuição no desempenho do sistema.

    Uma vez que os jogos costumam ocupar vários GBs de memória. É fundamental que todos estes arquivos possam ser lidos de forma contínua. Mas nem sempre eles são alocados da mesma forma no nosso HD.

    Na grande maioria, quando um arquivo é muito grande, ele é alocado em clusters espalhados por todo o disco.

    Chamamos isto de fragmentação, a qual, o usuário tem a possibilidade de ir até o menu Iniciar do Windows, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e selecionar Desfragmentador de Disco.

    Você pode também utilizar a ferramenta TuneUp Drive Defrag, sendo ela muito mais intuitiva e eficiente para o sistema.

    11 maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no seu Computador

    5 - Apague os serviços do Windows em segundo plano


    Há dezenas de serviços do Windows e de aplicativos que são executados constantemente no segundo plano. Notoriamente, este tipo de serviços devem ser apagados das máquinas que se usam para jogar.

    No entanto, para a maioria dos usuários, reconhecer quais são estes serviços não é uma tarefa fácil.

    Por este motivo o TuneUp Utilities mais uma vez facilita a sua vida e automatiza todo o processo. É só ativar o Modo Turbo de TuneUp para apagar temporariamente essas tarefas programadas do Windows com apenas um clique.

    11 maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no seu Computador

    6 - Overclock de CPU e GPU


    Esta ferramenta sempre foi uma maneira de espremer ao máximo o desempenho do PC. Sem dúvida, este padrão mudou um pouco, e o overclock da CPU tende a não ter mais um grande impacto como antes.

    Na verdade ocorre o oposto com o da GPU, que tem se tornado cada vez mais essenciais. Na prática os componentes do overclock são obrigados a trabalhar numa frequência para a qual eles não foram projetados.

    Sem falar no superaquecimento. Por esta razão, todas as placas-mãe contam com mecanismos que desligam o PC caso ele seja submetido a um esforço muito grande, com o fim de evitar qualquer dano mais sério na parte interna da máquina.

    Para a utilização do overclok o usuário deve se certificar de que nenhum aplicativo importante esteja sendo realizado no momento da execução.

    7 - Painel de Controle da NVIDIA


    Esta é uma ferramenta que permite ajustar a configuração 3D. Embora seja possível configurar muitas das opções diretamente no jogo, algumas não estão disponíveis ou são unicamente configuráveis através deste painel.

    Para chegar à configuração da NVIDIA, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows, selecionar Painel de Controle da NVIDIA e logo Configuração 3D nas categorias da esquerda.

    O Painel de Controle da NVIDIA ainda traz uma série de outras configurações. Porém, o próprio usuário que deve testar as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem supor nos gráficos e qualidade dos jogos, já que estas variam muito de PC para PC.

    11 maneiras de Melhorar o Desempenho dos Jogos no seu Computador

    8 - Centro de Controle AMD/ATI


    Para quem preferiu comprar as placas Radeon, ou seja, com chips pertencentes à AMD/ATI, eles deverão configurar o Centro de Controle AMD/ATI. Esta é outra maneira de aumentar o exercício e a qualidade visual dos jogos.

    Para acessá-lo, você deve clicar na área de trabalho do Windows, selecionar “Catalyst Control Center” e logo ir a seção “Configuração 3D” à esquerda.

    Os valores mais importantes que devem ser configurados são: SMOOTHVISION HD: Anti-Aliasing; SMOOTHVISION HD: Anisotropic Filtering; Catalyst A.I.; Mipmap Detail Level e Wait for Vertical Refresh. Não existe uma forma correta de configurar o Centro de Controle ATI, isto depende dos jogos que o usuário pretende jogar e da potência da placa gráfica ATI.

    Explore todas as funções e encontre as melhores configurações.



    9 - Ative o Modo Gaming do Antivírus


    Algumas dicas que foram mencionadas acima, incluem encerrar processos e desinstalar programas para potencializar a execução de jogos. Entretanto, alguns programas são realmente essenciais para o nosso PC. É o caso dos antivírus.

    E o que fazer com ele?

    Alguns antivírus deixam mais lentos o desempenho dos jogos devido a suas atividades em segundo plano. O usuário gamer deve escolher um software de segurança que ofereça um “Modo Jogo” para potencializar o desempenho da máquina.



    10 - Manter o PC limpo


    Todo usuário precisa manter limpo o seu PC tanto o software quanto o hardware e eliminar os dados desnecessários que se acumulam no sistema.

    Alguns desses dados podem constituir-se de arquivos temporários de programas, pontos de restauração antigos do sistema e relatórios de erros.

    O TuneUp Utilities possui ferramentas bem simples e intuitivas para facilitar o processo de eliminação desse “lixo” que se acumula no sistema operacional.

    Além da limpeza do software, é importante também manter o seu PC limpo fisicamente. As placas, coolers, gabinete e todo o resto.

    Com o uso, a poeira e a umidade podem prejudicar os circuitos impressos da placa-mãe. Os jogos responderão de uma melhor forma e serão mais rápidos se o disco rígido ou SSD tiver espaço suficiente para o cache de dados temporais.

    Não é fácil obter o máximo de desempenho de um computador para games. Mas se você deseja realmente ter uma jogatina tranquila, ponha em prática essas 10 dicas.

    O desempenho do seu computador melhorará não somente durante os jogos, mas em todas as outras tarefas que for realizar.

    DESCRICAO

    11 - Desative programas que são executados na hora de Inicializar o Sistema Operacional.


    Você sabia que muitos programas estão em execução no segundo plano e são carregados ao ligar o Windows? Você pode desabilitar eles, pois raramente os mesmos são usados.

    Então o primeiro passo a ser feito é: pressione as teclas Ctrl-Shift-Esc ou clique com o botão direito no canto inferior direito da tela e selecione Gerenciador de Tarefas. Se o Gerenciador de Tarefas for iniciado como um aplicativo compacto sem guias, clique em "Mais detalhes" na parte inferior da tela.

    O Gerenciador de tarefas, em seguida, aparecerá em toda a tela por completo. Há muito o que você pode fazer com isso, mas vamos nos concentrar apenas em matar programas desnecessários executados na inicialização.

    Clique na guia Inicializar. Você verá uma lista dos programas e serviços que são iniciados quando você inicia o Windows.

    Incluído na lista está o nome de cada programa, bem como seu editor, se ele está habilitado para ser executado na inicialização, e seu "impacto de inicialização", que é o quanto ele desacelera o sistema operacional o sistema é inicializado.

    Para impedir que um programa ou serviço seja iniciado na inicialização, clique com o botão direito e selecione "Desativar". Isso não desativa totalmente o programa; ele apenas impede que ele seja iniciado na inicialização - você sempre pode executar o aplicativo após o lançamento.

    Além disso, se você decidir mais tarde que deseja que ele seja iniciado na inicialização, basta retornar a essa área do Gerenciador de Tarefas, clicar com o botão direito do mouse no aplicativo e selecionar "Ativar".

    Você pode usar o Gerenciador de Tarefas para obter informações sobre programas que são iniciados na inicialização e desativar qualquer um que você não precise.

    Muitos dos programas e serviços que são executados na inicialização podem ser familiares para você, como o OneDrive ou o Evernote Clipper. Mas você pode não reconhecer muitos deles.

    O Gerenciador de Tarefas ajuda você a obter informações sobre programas desconhecidos. Clique com o botão direito do mouse em um item e selecione Propriedades para obter mais informações sobre ele, incluindo sua localização no disco rígido, se possui uma assinatura digital e outras informações, como o número da versão, o tamanho do arquivo e a última vez em que foi modificado.

    Atenção, quando você ver a lista de tantos aplicativos que estão listados, você pode até ficar nervoso ao descobrir, como isso realmente pode deixar o seu PC lento. O importante é você fazer esse trabalho de avaliação com muita cautela, assim você irá conseguir extrair o máximo de recurso do seu computador.