Regras do Xadrez – Como Jogar Xadrez com Regras Oficiais

Quem não conhece o Xadrez não é mesmo? Não se sabe ao certo a data da criação do Xadrez, o que se sabe é que as primeiras regras foram criadas e modificadas no início do século 16 até o final do século 19.

O jogo tem regras específicas e que são regidas pelo FIDE, sigla em inglês que significa Organização Mundial de Xadrez. Cada peça do xadrez se movimenta de forma distinta e o principal objetivo do jogo é dar o xeque-mate no oponente.

Para quem não sabe, colocar o adversário em xeque-mate significa ameaçar o rei de forma que ele não consiga se livrar do ataque, mas não se engane, pois, o Xadrez também pode terminar em empate!

Quais são as peças do xadrez



No total o jogo de xadrez é composto por 32 peças. São 8 peões pretos e 8 brancos, 1 rei de cada cor, 1 dama de cada cor, 2 torres de cada cor, 2 bispos e 2 cavalos de cada cor.
Esse é o peão:

Peças do Xadrez - Peão

Abaixo temos as outras peças principais do xadrez, da esquerda para a direita temos a torre, cavalo, bispo, rei, rainha, bispo, cavalo e torre.

Peças do Xadrez - Rei, rainha, bispo, torre


Como é a posição das peças do xadrez?



Essa é a primeira dúvida de quem não sabe nada sobre jogar xadrez, mas é muito simples de explicar!
As peças são posicionadas nas duas extremidades do tabuleiro, do seu lado ficam as suas peças, do lado do seu adversário as peças dele.

As tores ficam nas pontas, depois os cavalos, bispos, rei a sua esquerda e a rainha na sua direita. Veja a imagem abaixo com números e letras que representam a posição de cada peça do xadrez no tabuleiro, assim fica bem mais fácil de explicar.

Posição das peças do Xadrez


Regras básicas e iniciais de uma partida de xadrez (resumo pequeno)



Quem inicia o jogo de xadrez é sempre quem estiver com as peças brancas, isso é uma regra oficial e que deve ser respeitada. Não existe nenhuma regra que diga de quem será as peças brancas, por isso essa é uma condição definida nos campeonatos ou em comum acordo entre os jogadores.

Lembre-se que iniciar a partida de xadrez lhe dará uma boa vantagem sobre o adversário, por isso é sempre bom jogar com as peças brancas!

Como já falamos acima, para vencer no xadrez o jogador precisa aplicar o xeque-mate, ou seja, bloquear o rei de moto que ele não consiga escapar das jogadas, ou então declarar empate técnico ou também que um dos jogadores desista.

Se você estiver jogando com limite de tempo entre as jogadas, o jogador que extrapolar o tempo limite, perde a partida.

Outro detalhe importante que vale lembrar é que não é possível “passar a vez”, você é obrigado a fazer um movimento na sua vez de jogar, mesmo que este movimento seja prejudicial à sua estratégia de jogo.

Regras do Xadrez – Como as peças se movimentam



É importante lembrar que cada peça do xadrez se movimenta de uma forma diferente, cada peça deve respeitar suas regras específicas e o objetivo do posicionamento de cada peça é encontrar um local que dê vantagem na estratégia sobre o adversário.

Outra informação importante é sobre o movimento das peças, nenhuma peça pode pular sobre suas próprias peças com exceção do cavalo que pode saltar para avançar no jogo.

Qual a movimentação das peças do xadrez?



Torre


Movimentos peças do xadrez - Torre

A torre pode se movimentar em linhas retas na horizontal ou vertical, sem limite de casas, mas apenas em uma direção por jogada. Diferentemente do bispo, a torre não pode se movimentar na diagonal.

Bispo


Movimentos peças do xadrez - Bispo

O bispo pode se movimentar na diagonal sem limite de casas para avançar ou retroceder, ele pode ir para frente ou para trás e pode lhe ajudar a proteger o rei de ataques em conjunto com a torre.

Cavalo


Movimentos peças do xadrez - Cavalo

O movimento do cavalo é bem diferente, ele se movimenta em forma de L, ou seja, duas posições para um lado e mais uma para outro lado formando um ângulo de 90 graus perfeito. Esse é um dos movimentos mais difíceis de entender no xadrez para os iniciantes, mas depois que você aprender, fica fácil usá-lo.

Outro detalhe importante que já comentamos, mas vale ressaltar é que o cavalo é a única peça capaz de saltar sobre outras peças do seu “time”.

Rainha (ou Dama)


Movimentos peças do xadrez - Rainha

A rainha é considerada a peça mais poderosa de todas, ela reúne os movimentos do bispo e torre, ou seja, pode se movimentar na diagonal, vertical ou horizontal quantas casas quiser.

Se usá-la com destreza e inteligência, ela se torna invencível e pode lhe ajudar e muito a vencer o adversário. A única limitação da rainha que também pode ser chamada de dama é que ela não pode saltar sobre outras peças, mas isso não é um problema visto que ela faz diversos movimentos!

Rei


Movimentos peças do xadrez - Rei

O rei é a peça principal e mais importante do jogo. Ela merece proteção total, afinal se você perder o rei, será o fim do jogo!

O movimento do rei é muito simples, ele pode se mover uma casa em qualquer direção, porém você deve tomar cuidado, pois não pode colocá-lo em posição de perigo, pois isso comprometerá a sua partida.

Sempre que o rei é colocado em perigo, seja por você, seja pelo seu adversário, ele fica em “xeque”, sendo que se não existe uma forma de escapar, a jogada se torna um “xeque mate” e a partida se encerra.

Peão


Movimentos peças do xadrez - Peão

O peão faz parte da “tropa de choque de ataque”, ele é a linha de frente de proteção tanto do rei como de todas as peças importantes e que tem maior mobilidade no jogo. Como no total são oito peões, você pode usá-los para fazer jogadas e auxiliar no ataque dos peões adversários.

O movimento do peão é o mais simples de todos, ele se movimenta apenas para frente e na diagonal, podendo saltar apenas uma casa com exceção da fileira inicial que pode saltar duas casas.

Além desta regra básica para movimentar o peão, existe a regra que diz que se você conseguir levar o peão até o campo inimigo (fileira 8 ou fileira 1), ele poderá ser promovido à qualquer peça do jogo (você pode escolher).

Jogadas Especiais do Xadrez



No xadrez existem algumas regras e jogadas especiais que nem todos os jogadores conhecem, elas são bem específicas e você as conhecerá agora.

Como se faz o "roque" no Xadrez?



Como se faz o roque no Xadrez?


O roque é um movimento duplo, feito pelo rei e pela torre, mas que deve ser executado em sequência já que você só pode movimentar as peças com uma das mãos.

Para executar a jogada você precisa que tanto o rei quanto a torre estejam em uma mesma fileira e não tenham sido movidos nenhuma vez, o rei não pode estar em xeque e não podem existir peças entre as duas peças.

Para executar o movimento você deve mover o rei duas casas em direção a torre e depois mover a torre na direção do rei, colocando a torre no lado oposto ao do movimento executado pelo rei. Veja a imagem abaixo para exemplificar:

Como se faz o en passant no xadrez?



Como se faz o en passant no xadrez?


O movimento en passant é clássico no Xadrez e pode ser executado em momentos específicos com o peão.
Para executar o movimento você precisa que o seu peão esteja na quinta casa, ou seja, você deve ter movimentado três casas além da posição original e o peão adversário na coluna ao lado executar o primeiro movimento duplo saltando duas casas.

Neste momento você poderá executar o en passant apenas saltando para a casa na diagonal e capturando o peão adversário, mesmo que não tenha passado sobre ele! O movimento é meio complexo de explicar, o mais fácil é observar o conjunto de imagens abaixo que logo você vai entender.

Promoção do peão (peão com poderes extras)



Promoção do peão no xadrez (peão com poderes extras)


Para conseguir a promoção do peão, você precisa leva-lo até o campo inimigo, ou seja, ele deve chegar até a 1° ou 8° fileira do tabuleiro.

Conseguindo chegar até este local, o seu peão será promovido e poderá executar os mesmos movimentos da torre e dos bispos, ou seja, poderá se movimentar na diagonal, vertical e horizontal, tanto para frente quanto para trás.

Dicas para vencer no Xadrez



  • Entenda que cada peça do Xadrez possui uma pontuação, cada peão vale 1 ponto, cavalo e bispo valem 3 pontos, torre vale 5 e a rainha vale 9. Tente manter as peças mais valiosas e nunca arrisque uma peça valiosa para ganhar uma peça de menor valor, assim você terá mais chances de vencer.

  • Crie uma boa jogada logo na abertura do jogo, não movimente mais de uma vez a mesma peça e tente avançar com as pelas mais fortes logo no início.

  • Tenha em mente suas próximas jogadas de acordo com os seus movimentos e os movimentos dos adversários.

  • Tome conta e tente dominar da parte central do tabuleiro, pois é ali que acontecem as maiores batalhas e essa é a área mais importante do tabuleiro.

  • Proteja a sua rainha com o bispo e torres, afinal, o seu adversário sacrificará qualquer peça para conseguir a sua rainha, que é a peça mais importante do jogo. Mantendo ela bem protegida, ficará mais fácil de mantê-la no jogo.

  • Não deixe que os peões bloqueiem a passagem dos bispos. Os bispos são responsáveis por ataques mais longos e devem ser levados para o centro do tabuleiro logo no início da partida, por isso é importante abrir espaço para a passagem dos bispos logo no início do jogo.

Dicas e considerações finais para jogar Xadrez e vencer


  • Lembre-se de usar todas as peças sempre que possível, afinal o xadrez é um combate em equipe e todas as peças devem participar deste combate contra o adversário.

  • Sabendo que o rei é a peça mais importante do jogo, NUNCA ARRISQUE-O em uma jogada.

  • Pratique muito as jogadas com amigos.

  • Utilize jogos online e jogos de tabuleiro disponíveis na internet para treinar e melhorar as suas jogadas.

  • Antes de qualquer movimento observe bem o tabuleiro e mentalize as próximas jogadas.

  • Lembre-se que o Xadrez é um jogo de estratégia, então tome cuidado ao comer qualquer peça do seu oponente, pois ele pode ter colocado ela de propósito para servir como “isca” para uma jogada futura.


Jogos Online de Xadrez


1. Spark Chess

Jogo Spark Chess
Spark Chess

Spark Chess

Jogar

Jogo de xadrez online com dicas de movimento das peças. Basta clicar sobre a peça na sua vez para que o jogo marque com a cor verde todas as casas disponíveis para jogar.

2. Xadrez para Jogar no Celular

Jogo Xadrez para Jogar no Celular
Xadrez para Jogar no Celular

Xadrez para Jogar no Celular

Jogar

òtima opção para quem quer treinar o Xadrez em qualquer lugar! Jogue Xadrez no celular, tablet e divirta-se tentando vencer da máquina. Utilize todas as dicas que ensinamos acima e veja se elas funcionam realmente.

3. Xadrez para 2 Jogadores

Jogo Xadrez para 2 Jogadores
Xadrez para 2 Jogadores

Xadrez para 2 Jogadores

Jogar

Convide um amigo para jogar e descubra quem é o melhor no Xadrez online. Lembre-se que os dois jogadores precisam estar no mesmo computador para que o jogo funcione!

4. Xadrez 3D

Jogo Xadrez 3D
Xadrez 3D

Xadrez 3D

Jogar

Mais um ótimo jogo para quem busca testar suas habilidades no Xadrez. Fuja do convencional e venha se divertir nessa variação 3D do jogo de Xadrez.