Jogos Eletrônicos – Evolução dos Antigos até os Modernos

Os jogos eletrônicos são games que foram criados com um sistema interativo para a diversão e o entretenimento dos usuários. Existem jogos eletrônicos para computadores e para dispositivos móveis de todas as marcas e modelos. Além disso, há equipamentos portáteis próprios para videogames, que estão disponíveis nas lojas físicas ou virtuais. Algumas plataformas podem ser acessadas das máquinas de uso pessoal ou compartilhadas, enquanto outros jogos são visualizados por meio de consoles conectados aos aparelhos televisores.

Todavia, um longo caminho foi percorrido por profissionais de várias áreas para que você tivesse toda essa facilidade ao seu alcance. Nesse post, vamos apresentar aos nossos leitores um pouquinho da história dos jogos eletrônicos, descrevendo como se deu a evolução dos antigos até os modernos! Vale a pena conferir cada detalhe para saber alguns detalhes interessantes a respeito das opções que hoje são resultados de muito esforço. E então, quer conhecer uma pequena parte do passado do mundo dos games? Continue a leitura e garanta mais algumas horas de diversão gratuita!

Em 1975 a Atari lançou o Pong, um jogo de videogame cujo objetivo era mover um retângulo para os lados direito e esquerdo acertando uma bola, com o uso de dois botões. Apenas dois anos depois, a empresa criou outro console conhecido como Atari 2600, no qual foi inserido os games Donkey Kong, Galaxian e Invasores Espaciais. Mas o maior sucesso foi o jogo de futebol com três jogadores que empolgou os usuários. A seguir, nos anos 80 surgiram outros ainda mais interessantes, como por exemplo, o Pacman. E logo após, a Nintendo criou o Super Mario Bros que se tornou um ícone mundial.

A partir de 1990 chegaram ao mercado de consumo os games Wolfenstein e Doom, opções envolvendo as modalidades de ação e tiro em primeira pessoa. A popularidade aumentou freneticamente com os jogos 3D, o que levou ao lançamento da série Sim: SimCity, SimEarth, SimAnt, entre outras. A ID Software entrou em cena e colocou à disposição dos jogadores o famoso Quake, que por ser cheio de ação conquistou rapidamente as massas. A rentabilidade chamou a atenção de investidores no âmbito internacional, e foi assim que os desenvolvedores introduziram a facilidade multi-player nos jogos.

No decorrer anos 2000 os jogos finalmente se tornaram acessíveis nos mais variados gêneros: corrida, terror, ação, esportes, tiro, quebra-cabeças, etc. Também passaram a ser elaborados para atender os diferentes públicos: infantil, jovem e adulto. A qualidade atual é excelente, devido à evolução constante das tecnologias, aos gráficos avançados e os dispositivos móveis que fazem parte da vida da população em geral. Porém, é óbvio que eles se tornarão ainda melhores nos próximos anos, já que estamos vivendo uma época de revolução tecnológica sem precedentes. Quer mais detalhes? Acompanhe!

Prepare-se para fazer uma viagem no tempo, voltando a 5 décadas no passado.



1 - Pong (1972)



Pong é o primeiro videojogo lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Foi de importância fundamental na história do videojogo. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. O jogador controla uma paleta movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra outro jogador que controla uma segunda raquete no lado oposto. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o adversário não consiga retornar à bola para o outro lado.



2 - Space Invaders (1978)



Space Invaders um jogo de videogame de arcade, é considerado um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.



3 - Galaxian (1979)


Galaxian era um típico jogo de tiro lançado pela Namco em 1979. Nele o jogador assumia o papel de uma nave que tinha que atirar em um exército de aliens da esquerda para direita, e quando terminava se aproximava outro exército mais desafiador.O maior número de pontos "oficial" em um jogo de Galaxian foi atingido por Gary Whelan de Manchester, Inglaterra, em 13 de Agosto de 2004, quando ele conseguiu acumular um total de 399.290 pontos. Um número record jamais ultrapassado por outros gamers.



4 - Pac-Man (1980)



Pac-Man é um jogo arcade que envolve o personagem titular em um labirinto fechado cheio de pontos individuais ou pelotas. O objetivo é consumir todos os pellets, evitando quatro "fantasmas" multicoloridos que vagam pelo labirinto. À medida que os níveis progridem, os fantasmas tornam-se progressivamente mais agressivos. Se um fantasma tocar o Pac-Man, ele perde uma vida, que pode ser recuperada em certos valores de pontos. Ao longo do jogo, frutas também aparecem no centro do labirinto, que podem ser consumidas para ganhar mais pontos.



5 - Donkey Kong (1981)



Donkey Kong primeiro exemplo do gênero plataforma, uma vez que a jogabilidade foca na movimentação do personagem principal por uma série de plataformas enquanto desvia de obstáculos. No jogo, Jumpman (hoje conhecido como Mario) deve resgatar uma donzela em apuros, Lady (hoje conhecida como Pauline), de um macaco gigante chamado Donkey Kong. O herói e o macaco mais tarde se tornaram dois dos personagens mais populares da Nintendo.Para vencer o jogo, você vai precisar de paciência e a habilidade de determinar precisamente o momento de ascensão de Jumpman.



6 - Street Fighter II (1991)



Street Fighter II, é um video game de luta competitivo que inclui o uso de movimentos especiais baseados em comandos, uma configuração de seis botões, ao mesmo tempo que oferecia aos jogadores uma seleção múltipla de personagens jogáveis, cada um com o seu próprio estilo de luta.O objetivo de cada ronda, é esvaziar a energia do oponente dentro do tempo limite. Se ambos os oponentes "morrem" ao mesmo tempo ou o temporizador chega ao fim e em que ambos os lutadores tenham a mesma quantidade de energia, acontece um "KO duplo" ou "jogo empatado", deste modo é declarado que haverá mais rondas adicionais, que serão jogadas até à morte.



7 – Super Mario Bros



Super Mario Bros é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Foi considerado um dos mais vendidos de toda a história dos videogames. O mesmo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi um dos primeiros sucessos do designer de jogos japonês. O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo, sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach e seu reino do domínio dos Koopa Troopas. No fim de cada fase, Mario confronta um Bowser Falso dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8.



Você acabou de ler sobre os sete jogos antigos mais conhecidos que abriram as portas para esse nicho de mercado. Desde a época da criação desses games até hoje muito tempo passou e o mundo moderno diversificou e ampliou as opções para os amantes desse universo fantástico. Agora existem grandes empresas empenhadas em oferecer aos jogadores simplesmente o que há de melhor em títulos inovadores. Nintendo, Sony e Microsoft são apenas as três maiores investidoras do segmento, contudo, existem desenvolvedores espalhados em todas as regiões. Leia abaixo sobre as alternativas atuais:

Revelado, 7 melhores jogos para você jogar e ter horas de muita diversão, confira!



1 - Resident Evil 2



Resident Evil 2 é um jogo eletrônico de survival horror. Os jogadores controlam o policial novato Leon S. Kennedy e a estudante universitária Claire Redfield enquanto tentam escapar de Raccoon City durante um apocalipse zumbi. Ao contrário do original, que usa controles angulares de câmera fixa, esta recriação apresenta uma jogabilidade de tiro em terceira pessoa semelhante à Resident Evil 4 e sucessores. Foi lançado mundialmente para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 25 de janeiro de 2019.



2 - Sekiro Shadows Die Twice



É um jogo eletrônico de ação-aventura. Foi lançado em março de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. O game segue um shinobi chamado Sekiro que tenta se vingar de um samurai que o atacou e sequestrou seu lorde.Em vez de atacar para reduzir os pontos de vida de um inimigo, o combate em Sekiro gira em torno de uma katana para atacar seu equilíbrio, o que eventualmente leva a uma abertura que permite um único golpe mortal.



3 – Roblox



No início o objetivo do programa era apenas despertar o interesse das crianças pela física, mas a plataforma fez tanto sucesso que os adolescentes estão até ganhando dinheiro com o jogo. O número de usuários superou até o árcade Minecraft. Nele é possível criar qualquer coisa que você imaginar. Também é disponível controles parentais que permitem selecionar as opções de chat, controlar a visibilidade da conta por idade e adicionar configurações de restrição de conta. Ao terminar cada missão, o usuário recebe prêmios que não são vendidos na plataforma. O que torna a prática um estimulo para os principiantes.



4 – Minecraft


Os jogos de Minecraft ainda fazem um tremendo sucesso e já conquistaram milhões de jogadores no mundo inteiro. Responsável por uma verdadeira revolução na indústria dos videogames, o jogo também permitiu que alguns jogadores talentosos enriquecessem em pouco tempo. Nele é possível criar inúmeros projetos simples as mais sofisticadas estruturas civis como por exemplo construir casas, cidades e até mesmo ilustres prédios. Gerencie as opções do game, escolha o som, os gráficos, os controles, o nível de dificuldade e conclua as configurações gerais.Torne-se imortal e sobrevoe esse mundo!




5 – LEGO MOVIE


Lego Movie é outro jogo de ação-aventura, ele segue o enredo do filme de animação The Lego Movie. O jogo coloca os participantes no controle de vários personagens do filme, utilizando peças de Lego para percorrer vários níveis. Os jogadores seguem as instruções para construir objetos com peças específicas, como conjuntos LEGO da vida real. Os Master Builders, por outro lado, têm a capacidade de pegar peças de Lego do ambiente e usá-las para criar algo novo.



6 – Fortnite



Fortnite é um jogo eletrônico que pode ser jogado por inúmeros usuários. Há duas versões a primeira: Fortnite: Save the World que é um jogo de sobrevivência no qual quatro jogadores lutam em conjunto contra castas de zumbis e defendem as suas fortificações. A segunda versão é o Fortnite Battle Royal é mais conhecido como um jogo free-to-play que permite a interação entre até 100 jogadores, onde todos lutam em cenários que diminuem de tamanho até ficar o último sobrevivente da batalha. Independente da escolha é um uma ótima pedida para os mais exigentes. Receba missões empolgantes e realize feitos heroicos, monte esquemas de armamento e se livre de armadilhas preparadas pelos inimigos.



7 - Grand Theft Auto – GTA



Grand Theft Auto (GTA) é uma série de jogos de computador e videogames. Os jogos da série se passam em cidades fictícias dominadas pelo crime e pelas gangues de rua, fortemente modeladas com base em grandes metrópoles, principalmente dos Estados Unidos. O personagem jogável (um criminoso, protagonista de um enredo repleto de atividades ilegais, como violência, tráfico de drogas, assassinato, prostituição etc.) pode cumprir missões para o progresso da história, bem como participar de ações não lineares num mundo aberto, consistindo de ação, aventura, RPG, corridas, entre outros.




Entre todos esses joguinhos citados, muitos deles precisam de consoles para serem jogados e por isso não poderíamos deixar citar os principais. Entre eles estão: Microsoft Xbox One X, PlayStation 4 Pro e Nintendo Switch. Sem esses aparelhos seria impossível você ter acesso ao conteúdo e poder desfrutar do entretenimento virtual.

CONCLUSÃO ...

Enfim, vamos encerrar a nossa lista apontando os videogames mais vendidos em nosso país desde o princípio: Telejogo, com futebol, tênis, paredão e pong; TV jogos com Fórmula 1 e Motocross; Odyssey, da Philips com teclado alfanumérico; Dactari e Dynavision, da Dynacom; VJ9000, da Dismac; Atari, da Gradiente; Intellivision, da Sharp; e Splice Vision, da Splice! Atualmente muitos desses jogos são educacionais, e mais, ocorrem campeonatos nacionais e internacionais, com premiações e distribuição de milhares de dólares. É possível jogar profissionalmente e ou ainda escolher uma profissão ligada à esse setor fascinante!