9 Idéias de Brincadeiras para Estimular o Desenvolvimento Infantil

9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Nada de celulares, tablets, vídeogames ou eletrônicos, o que uma criança realmente precisa é de brincadeiras ao ar livre ou até mesmo dentro de casa, mas que estimulem o seu desenvolvimento como criança e não como adultos! Hoje em dia os pais estão cada vez mais querendo que seus filhos se pareçam com adultos, se comportem como adultos e até façam coisas de adultos, mas se você não deixar a criança ser criança no momento certo, quando elas serão?

Muitos pais não têm ou não se preocupam em arrumar um tempo para investir no filho e para "facilitar" as coisas, preferem deixá-lo na frente da TV, vídeogame ou celular e isso acaba prejudicando toda a vida infantil da criança que começa a ter contato com conteúdos muitas vezes não relacionados à sua idade e perdem a essência de uma criança feliz.

Recentemente já trouxemos uma lista bem legal com jogos e ideias para brincar com as crianças ao ar livre e hoje estamos preparando uma lista com novidades onde vamos trazer ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil, são brincadeiras simples, mas que vão ajudar seu filho a melhorar e estimular o conhecimento sobre espaço-temporal, ter mais agilidade e observar detalhes que ele nem imaginava.

1 - "O Mestre Mandou"


O Mestre Mandou - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Aposto que na sua infância você brincou muito de "O Mestre Mandou" não é? Porque não relembrar a brincadeira com os seus filhos? Nada melhor que um momento de descontração e diversão com uma brincadeira diferente!

A brincadeira é simples e começa com o "mestre" cantando a seguinte frase "O mestre mandou", então a criança ou crianças respondem "fazer o quê?", então o mestre pode pedir para que as crianças realizem alguma ação engraçada como dançar, pular, correr ou cheirar algo muito fedido!

Assim que o "mestre" quiser, ele pode trocar com a criança, então a criança fara as perguntas e definirá quais serão as ações que o adulto terá que fazer, legal não é mesmo? Essa brincadeira ajuda a desenvolver e despertar o engajamento de todos que estão envolvidos na brincadeira já que todos precisam prestar atenção nas perguntas e respostas, além de prestar atenção nos pedidos do mestre é claro!

O desenvolvimento da criatividade na hora da escolha da ação a ser realizada também é um ponto a ser explorado, quando seu filho for o mestre, peça para que ele invente ações estranhas e bem diferentes, que ninguém foi capaz de pedir.

2 - Brincar de pintar os pés e mãos


Brincar de pintar os pés e mãos - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Brincar de pintar os pés e mãos pode gerar um certo desconforto para algumas crianças, mas essa é uma brincadeira muito divertida e que é usada até mesmo nas escolas de ensino infantil onde as professoras pintam os pés e mãos das crianças para criar desenhos de animais além de desenhos que a imaginação da própria criança conseguir fazer.

A brincadeira é perfeita para aqueles dias mais quentes onde podemos brincar ao ar livre e ao final, para lavar as mãos e pés, porque não tomar um banho de mangueira não é mesmo?

Procure por tintas antialérgicas e à base de água, que são as mais fáceis de sair do corpo, procure também por cartolinas e pedaços de papelão que serão usados para fazer os desenhos, depois é só levar as crianças para a área externa da casa e deixá-los misturar cores, pintar os pés, mãos e fazer os desenhos mais criativos que conseguirem.

Essa brincadeira estimula o tato, coordenação motora e a criatividade, mas lembre-se de não deixar crianças menores de 4 anos sozinhas enquanto brincam com tinta!

3 - Imitar bichos com sons, movimentos e gestos


Imitar bichos - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Essa é aquela brincadeira perfeita para dias chuvosos onde as crianças não podem brincar ao ar livre. Brincar de imitar bichos além de muito divertido, estimula a coordenação motora, criatividade, raciocínio além de toda a parte cognitiva da criança, seja ela de três anos ou mais.

Apesar de muito simples, a brincadeira é eficiente e ajuda o desenvolvimento infantil da criança, pode ser brincada com apenas duas pessoas ou mais. Para brincar, uma criança ou adulto precisa imitar um animal fazendo movimentos e dando pistas com sons, o outro jogador ou jogadores precisam respondem que bicho é aquele que está sendo imitado no momento, legal não é mesmo?

4 - Pular corda


Pular corda - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Uma das brincadeiras mais comuns e divertidas entre as crianças no passado era pular corda. Hoje em dia a brincadeira já não é tão popular, mas continua sendo muito eficiente quando falamos em melhora na coordenação motora e nos estímulos a psicomotricidade.

Pode parecer simples pular corda, mas no início, as crianças têm muita dificuldade, tudo por conta da falta de coordenação motora entre braços e pernas. Isso é resolvido com um pouco de treino e logo a criança está pulando corda de todas as maneiras possíveis, com duas cordas e pessoas ou até mesmo sozinha.

5 - Folha em branco e desenho livre


Folha em branco e desenho livre - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Desenhar é a melhor forma de estimular a criatividade e imaginação das crianças! Deixe sempre ao alcance das crianças folhas de papel e giz de cera ou lápis de cor, mas lembre-se de instrui-las para não pintar paredes e móveis! Essa dica é importante, mas serve apenas para crianças com mais de três anos que já tem um entendimento melhor do que pode e o que não pode.

O desenho livre pode ser uma brincadeira simples, mas toda criança adora desenhar e escrever, o mais legal disso tudo é que você pode observar desde pequeno através dos desenhos qual o lado predominante que a criança usará em suas atividades. Canhoto ou destro?

6 - Brincadeira dentro e fora


Brincadeira dentro e fora - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Essa é uma brincadeira muito antiga e utilizada nas escolas como forma de ensinar conceitos básicos para crianças a partir de três anos de idade, mas a brincadeira funciona muito bem com crianças maiores de até dez anos de idade.

Uma criança ou adulto conduz a brincadeira dizendo dentro ou fora enquanto outras crianças pulam para dentro e para fora de um círculo, quadrado, retângulo ou qualquer outro desenho no chão. Quem não conseguir obedecer às instruções daquele que comanda a brincadeira, estará fora! Vence quem conseguir ficar por último.

A brincadeira testa a agilidade e concentração da criança e faz com que ela preste atenção e tenha estímulos para uma melhor estruturação espaço-temporal.

7 - Brincadeira Vivo, Morto


Brincadeira Morto, vivo - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Muito parecida com a brincadeira "fora, dentro", "vivo, morto" é uma brincadeira antiga e muito saudável, simples que não exige nada demais para brincar. Muito comum nas escolas e em festas de aniversário, a brincadeira também estimula a estruturação espaço-temporal além de agilidade e concentração.

Para brincar é simples, a pessoa que conduz a brincadeira precisa dizer "vivo" e as crianças ficam de pé, ou "morto" e elas devem se agachar. Quem errar a posição ou demorar muito para se movimentar sai da brincadeira e o último a permanecer é o vencedor.

Essa brincadeira simples pode ser feita em casa com as crianças, mesmo que você more em um apartamento, pois não exige espaço e nenhum material extra, legal não é mesmo?

8 - Pular elástico


Brincadeira do elástico - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Essa também é uma brincadeira antiga que muitos pais devem conhecer! Para brincar você precisa de três crianças, um elástico, equilíbrio e pulos bem altos e precisos! Duas crianças seguram o elástico esticado enquanto outra criança pula sobre o elástico fazendo movimentos com os pés para esticá-lo e torcê-lo, vence quem conseguir chegar com o elástico no nível mais alto sem errar, quer entender melhor a brincadeira? Veja o vídeo!



9 - Cama de gato


Cama de gato - 9 ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento infantil

Por mais estranho que o nome possa parecer, a brincadeira é super divertida e muito simples, mas testará o raciocínio da criança além de exercitar a paciência e coordenação motora. Você pode brincar no quintal de casa ou até mesmo dentro de casa, no quarto ou sala, basta apenas um barbante!

Como a brincadeira é muito difícil de explicar em palavras, resolvemos adicionar um vídeo para ilustrar melhor e facilitar o entendimento da brincadeira cama de gato, assista, aprenda a brincar e ensine seus filhos!



Se você procura trazer brincadeiras diferentes e fazer com que seu filho tenha uma mente mais aberta para o mundo, essas brincadeiras antigas e que não contam com eletrônicos são fundamentais, por isso tiro um pouco os vídeos do youtube e jogos online do seu filho e passe mais tempo de qualidade com ele se divertindo em brincadeiras saudáveis e claro, muito divertidas!