Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes

Desenvolver jogos de videogame é uma ideia empolgante para todos aqueles que estão procurando uma profissão atual e rentável. É claro que existem pequenas dificuldades para os iniciantes, mas com o tempo pode-se ganhar quantias razoáveis com a criação dos games. Tendo em vista que esse mercado está em crescimento devido à busca constante dos jogadores por novidades, o esforço e a dedicação investidos serão compensados rapidamente. Além disso, ser um desenvolvedor de jogos oferece muitas vantagens que não existem nas profissões tradicionais.

Se você decidir investir nessa carreira, terá mobilidade e poderá fazer o seu trabalho de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso às ferramentas necessárias. Nesse artigo, vamos registrar as principais dicas para que se torne possível a sua entrada no mundo dos programadores de sucesso. Leia com atenção todas elas e seja persistente, já que existe um trajeto a ser percorrido. Porém ao final terá valido a pena investir alguns minutos do seu tempo para saber como funciona essa sensacional oportunidade de aprendizado e obtenção de renda.

A princípio, será indispensável a prática de algumas habilidades e certa determinação. Mas não se preocupe, não é tão difícil quanto parece, e com as informações corretas a sua busca será facilitada. Tenha sempre em mente que tudo aquilo que realmente desejamos conseguimos alcançar, basta seguir corretamente as dicas que serão fornecidas nesse post. Comece conhecendo o ambiente de desenvolvimento dos jogos e as ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores mais experientes, como por exemplo, os editores de códigos que permitirão colocar as suas ideias em prática.

Dentro de pouco tempo você aprenderá a construir níveis, fazer a configuração das animações e dar seu toque artístico aos jogos por meio dos mecanismos modernos que serão apresentados logo abaixo. Alguns componentes físicos serão de grande auxílio e dispensarão conhecimentos matemáticos ou científicos. Você pode começar escolhendo um jogo simples 2D para smartphone, que já tenha sido criado por outra pessoa, e tentar recriá-lo utilizando tutoriais existentes na internet. Essa será a sua primeira experiência e lhe dará uma base para iniciar o percurso.

Desse modo você começará a compreender um pouco mais sobre a programação dos games, o funcionamento do editor e descobrirá novos componentes. Uma das melhores plataformas existentes é a Unity, ela oferece gráficos e artes para jogos gratuitamente ou por um preço muito baixo. No entanto, não podemos deixar de mencionar outras como a Playstation, WebGL, Linux, Windows, Mac e Xbox. Está pensando que será complicado adquirir tanto conhecimento? Muito pelo contrário, será fácil e lhe proporcionará muita satisfação com um retorno financeiro incrível.

É importante destacar que não será preciso fazer a contratação de outros profissionais. Tudo será feito por uma única pessoa, basta usar a imaginação, escolher a arte, a música, os efeitos sonoros e dar forma ao jogo. Após a primeira construção você ficará fascinado e nunca mais deixará de criar jogos de videogame. Caso você não esteja seguro de que conseguirá desenvolver a sua ideia sozinho, pode até procurar um curso online específico na área para aprender sem sair de casa, assistir algumas palestras e resolver questões práticas para se aperfeiçoar. Não desista, insista!

Contudo, um computador e o acesso à internet são as ferramentas que você precisará para dar início aos seus projetos nessa área. Aprender a desenvolver jogos pode se tornar uma aventura interessante, não é mesmo? Siga as nossas instruções e em questão de dias se tornará um expert no assunto. Listaremos a seguir as dicas que consideramos essenciais para os iniciantes que realmente querem fazer parte desse grupo seleto de profissionais. Afinal, quem inicia um negócio próprio em nosso país deve ser considerada uma pessoa privilegiada. Confira!

Faça um Planejamento



Você já tem ideia de que jogo gostaria de criar? Coloque no papel para organizar e pensar nos detalhes do game. Analise se a sua ideia é inovadora ou se é baseada em um jogo existente e comece a planejar como será o seu funcionamento. Crie uma história envolvente para atrair os jogadores e use o senso de humor. É preciso levar o usuário à acessar o jogo e fazer com que ele tenha vontade de voltar a jogar, então dedique-se para elaborar um enredo legal.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Invista no Aperfeiçoamento



Os seus primeiros jogos como amador não ficarão perfeitos como os que você está acostumada a jogar. Por isso, é preciso acreditar na sua ideia e trabalhar para aperfeiçoar o seu projeto até que ele fique excelente. Faça um protótipo e melhore o design, navegue pela história, selecione as ações do menu, faça todos os testes e seja persistente. Para ser bem sucedido em qualquer profissão o conhecimento é o melhor caminho, busque-o todos os dias.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Organize uma Lista com Ideias



As ideias são a base para todo o empreendimento, mas as vezes elas demoram para surgir. Medite sobre o seu projeto diariamente e sempre que surgir uma nova ideia, anote-a. Assim você não correrá o risco de esquecer algo que pode ser realmente valioso para o seu jogo. Separe um caderno, uma agenda ou crie um arquivo no Word para listar as suas inspirações. Mantenha a calma, nem sempre as ideias vêm quando queremos, elas surgem quando menos esperamos.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Acesse alguns recursos gratuitos disponíveis no Google



Disponibilize algumas horas para conhecer os recursos gratuitos que podem ser encontrados por meio do Google: Centro de desenvolvedores do MSDN Visual C #, C # Essentials, Livro Amarelo C # de Rob Miles, Gang of Four Design Patterns, entre ouros. Faça uma boa leitura antes de tentar utilizá-los e verifique se já tem os dados necessários para começar. Caso contrário, siga aprendendo um pouco mais.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Adquira livros sobre o Assunto



Os livros sempre são uma excelente opção para o aprendizado. Como existe muita literatura disponível no mercado, vamos mencionar algumas que consideramos as mais apropriadas: A linguagem de programação C ++, C ++ Como Programar, C ++ sem medo: um guia para iniciantes que faz você se sentir inteligente (2ª edição), Começando C ++ Através da Programação do Jogo 3ª Edição, C ++ efetivo, Linguagem de programação C # 4ª edição (abrangendo C # 4.0), Headfirst C # 2nd edition, e C # 4 em poucas palavras.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Conheça as bibliotecas virtuais



Outra opção para os desenvolvedores de jogos são as bibliotecas virtuais. Nelas você encontrará materiais produtivos e que serão de grande utilidade. As mais interessantes são: Bibliotecas 2D, SDL - camada de mídia SimpleDirect, Allegro, SFML - Biblioteca de mídia simples e rápida, Bibliotecas 3D, Open GL, DirectX, Ogre 3D, ODE - Open Dynamics Engine, nVidia PhysX, Box2D, Boost.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Aprenda sobre linguagens de programação



Você precisará escolher a sua linguagem de programação preferida. Existem inúmeras, porém as mais conhecidas e mais usadas são LUA, Python e Ruby. Mas existem outras: Visual Basic, Delphi, Edit, C ++. NET, JavaScript, Objective-C, CAML, Smalltalk, o LISP, Perl, PHP, Haskel, Pascal. Se você já conhece uma delas, poderá fazer uso, senão fique com uma das três primeiras que citamos anteriormente.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Baixe o programa Python



O Python é um ótimo programa para começar a usar os códigos. Os iniciantes sentem segurança ao utilizar essa ferramenta e possui uma linguagem de programação bastante acessível. Existem vários jogos criados na linguagem Python pelas empresas de desenvolvimento de games. Ele apresenta diversos mecanismos de jogos, como por exemplo, o processamento de arte e outros recursos.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Construa jogos 2D e 3D utilizando o aplicativo Unity.



O aplicativo Unity é um programa criado para jogos, que visa facilitar a realização da tarefa no computador de maneira prática e eficaz, deixando seu jogo mais fascinante e interativo. Por meio dele você pode inserir multi-plataformas, melhorar a performance dos personagens, criar jogos instantâneos e renderização de gráficos. Além de uma série de ferramentas de designers. Implemente-os em dispositivos móveis, desktop, VR / AR, consoles ou na Web e conecte-se com jogadores leais e entusiastas.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Curso Unity para Iniciantes



E para quem deseja criar seus próprios jogos, mas não sabe como começar, o curso Unity para iniciantes prepara o novato para se tornar em um expert desenvolvedor completo de Games. São cursos autorais e práticos, com instrutores renomados, suporte especializado, plataformas práticas e intuitivas contendo tudo o que você precisa para o desenvolvimento de seu aprendizado. E ainda, disponibiliza o acesso por 24 horas ao dia, para que você reveja suas aulas quantas vezes for necessário. Tudo para que você se sinta à vontade para aprender sobre esta carreira de sucesso.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Passe no exame de desenvolvedor e obtenha o certificado



O curso apresenta todos os níveis de experiência. Por isso é importante você separar um tempo e concluir o curso escolhido. No final deverá preparar-se e responder as questões práticas para que assim obtenha a certificação. O Unity está se tornando cada dia mais o principal mecanismo de jogo do setor, e agora é um ótimo momento para destacar suas habilidades tornando-se um dos primeiros a se tornar um desenvolvedor certificado. Vale a pena investir!

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Programação Unity Game para Iniciantes



Para aqueles que têm dificuldade com desenhos este curso foi elaborado para ajudá-lo a se familiarizar com o software Unity 3D. Mesmo que não tenha experiência alguma com design, você ainda pode criar o seu próprio jogo e com o seu estilo. Além disso o curso também auxilia a construir um jogo 2D a partir do zero, unido com o básico do software Unity. E quando estiver já familiarizado com a interface e as ferramentas do Unity 3D, você poderá arrojar seu personagem e codificar seu jogo em real C #.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Guia Definitivo para o Desenvolvimento de Jogos



Se você tem interesse em ampliar o seu conhecimento e criar jogos de qualidade, acesse esse guia próprio para uma diversidade de plataformas. O guia final de desenvolvimento de Games apresenta o Unity Engine com fundamentos de programação em C #. O curso estuda a fundo no desenvolvimento dos primeiros jogos 2D e 3D. Você aprenderá a diversificar seus jogos, aperfeiçoando-os com os recursos mais recentes da Unity, utilizando combinações como pós-processamento e sistema de animação. São mais de 20 plataformas da web ou móveis para você criar e implementar utilizando o Unity.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Core Combat Creator - Unidade Compatível Em C #



Este curso oferece aos seus participantes momentos trabalhosos e ao mesmo tempo agradáveis, já que ele irá aprender a construir o seu próprio jogo baseado em um projeto de arquitetura sólida. No final o iniciante estará habilitado a lidar com caminhos da IA, estabelecendo um conjunto flexível de destrezas especiais e como comandar um projeto complexo. E ainda, aprenderá como executar o jogo click-to-move, usar pacotes de ativos, depurar, fazer efeitos de partículas e muito mais.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Aprenda C # usando Unity e crie seu próprio Platformer 2D.



Se você é um novato completo, e quer expandir sua área de desenvolvimento de jogos ou um programador interessado em entender como funciona o design, este curso ajudará você a entender melhor seu desempenho. Você aprenderá conceitos de programação e uso real de desenvolvimento. Além de pleno acesso a um fórum, onde poderá discutir os tópicos abordados no curso, bem como os próximos passos a serem seguidos após a conclusão. No final estará habilitado a criar vários elementos para o bom funcionamento do jogo.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Aprenda a codificar fazendo jogos - Desenvolvedor Unity C # completo



Neste curso você não estará apenas aprendendo métodos de programação e sim a desenvolver jogos indie e muito reais. O curso todo baseia-se em projetos e todos os seus arquivos serão incluídos como referências adicionais. São muitos vídeos falados, diagramas poderosos, screencasts de qualidade e muito mais. Para cada jogo criado, você terá que seguir os seguintes desafios como: construir o jogo inteiro sozinho, mostrar o passo a passo; aplicar e reaplicar o seu conhecimento. O que tornará o aprendizado ainda mais fascinante.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Game Development Academy



Este é o curso mais abrangente sobre o Unity 3D na Internet. Aprenda tudo sobre design de jogos Unity e desenvolvimento de jogos em 2D e 3D e crie seus próprios jogos. O curso transportará você a um caminho de aprendizado conduzido. Primeiramente você aprenderá a codificar em C # e depois criará jogos 2D e 3D. Você vai construir jogos e aprender como fazê-los da maneira que os profissionais fazem. A mecânica abrange tópicos avançados como iluminação, cinema e multijogador.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Aprenda a planejar, projetar, criar e publicar seus jogos em qualquer plataforma usando o Unity Game Engine.



Com o “Unity Game Engine Master Unity” você vai criar 6 jogos totalmente em destaque a partir do zero. O curso todo está baseado em um projeto, o qual você terá a tarefa de iniciar com passos simples, depois os mais complicadas. Você terá a oportunidade de criar a própria jogabilidade, seu menu, implementar música de fundo, implementar anúncios de publicidade, gerar obstáculos e destruí-los, reciclar obstáculos, implementar serviços de jogo e muito mais.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


Aprenda o código C # fazendo jogos - Complete Unity Developer 2.0



Considerado um dos mais populares cursos de e-learning. O curso oferece novos projetos e técnicas de ensino atualizadas. Que faz com que o iniciante trabalhe a partir do zero, criando seus primeiros jogos 2D e 3D para web e celular. Na prática já foram mais de 250.000 estudantes de programação e desenvolvimento de jogos, e que hoje já estão se beneficiando através de seus resultados. O Unity Developer 2.0 é um incrível pacote 3D usado para fazer videogames, imagens arquitetônicas e médicas e muito mais.

Como Aprender a Desenvolver Jogos para Iniciantes


E então, já está preparado para dar os primeiros passos para concretizar o seu projeto? Acredite no seu potencial e na sua capacidade pessoal. Não dê atenção às primeiras barreiras, tente ultrapassá-las dia após dia e com certeza você conseguirá! A experiência será construída no desenvolvimento de cada jogo e a aprendizagem será diária. Agora você já tem todas as informações sobre como aprender a desenvolver jogos para iniciantes, é só encontrar motivação para se tornar o melhor desenvolvedor e criador de games. Finalizamos com um conselho: procure compartilhar suas dúvidas com aqueles que são mais experientes!