9 Melhores Jogos de Futebol dos Anos 90

Melhores jogos de futebol dos anos 90

Na década de 90 os jogos e a tecnologia estavam evoluindo rápido, centenas de novos jogos eram lançados todos os meses para Super Nintendo, PlayStation e PC. A gama de opções era imensa, mas eram poucos jogos que conseguiam “emplacar” e realmente viciar os jogadores.

Pensando nisso que resolvemos fazer uma lista os 9 melhores jogos de futebol dos anos 90, nessa lista resolvemos focar nos jogos de futebol porque na época esses jogos, juntos com os jogos do Mario no Super Nintendo, eram a maior “febre” entre os gamers.

Se você procurar na internet, verá que existiam uma infinidade de jogos de futebol disponíveis na década de 90, mas como já falamos, poucos conseguiam emplacar e conquistar um grande público e boas vendas. O sucesso do futebol teve um aspecto diferente dos outros jogos naquela época e continua até hoje em dia.

Como o sucesso no esporte é algo para poucos e muito bem selecionados, é nos games que os apaixonados pelo esporte conseguem realizar seus desejos e com a inspiração em grandes craques, conseguem vencer partidas, campeonatos e disputas.

A maioria daqueles que jogam futebol no videogame, computador ou online geralmente são melhores com o joystick na mão do que com a bola nos pés, isso é normal e compreensível e foi pensando neste público que é apaixonado pelos jogos de futebol antigos que resolvemos criar essa lista, então o que está esperando para relembrar os bons e velhos jogos de futebol da década de 90?

1. Virtua Striker


Virtua Striker - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Talvez esse não tenha sido o jogo mais famoso da época, até porque só podia ser jogado em fliperamas, mas foi um dos pioneiros na computação gráfica 3D quando falamos em jogos de futebol da década de 90. O game foi projetado inicialmente para rodar no Sega AM2, mas em 1997 ganhou a segunda versão Virtua Striker 2 que já foi lançada para Sega Dreamcast.

2. SEGA Worldwide Soccer


SEGA Worldwide Soccer - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

SEGA Worldwide Soccer foi lançado inicialmente em 1997 para Sega Saturno, Dreamcast e posteriormente para Windows. O game se tornou um grande sucesso, pois tinha ótimos gráficos 3D, vários times internacionais, modos de jogo especiais como o liga, play-off e vários tipos de torneios.

As roupas e kits das equipes eram os mais próximos da realidade possível e os nomes dos jogadores, apesar de serem fictícios (a SEGA não tinha licença para usar os nomes oficiais), todos podiam ser alterados!

3. Sensible Soccer


Sensible Soccer - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Sensible Soccer talvez foi um dos maiores e mais incríveis lançamentos da década de 90. O jogo trouxe uma visão aérea mais ampla e bem diferente dos jogos que até então haviam sido lançados. Apesar de ter gráficos simples, o jogo tinha uma boa jogabilidade e controles fáceis, além disso rodava até nos PCs mais lentos já que era bem "leve". O game fez tanto sucesso entre os apaixonados por futebol que novos "remakes" são lançados até hoje pela comunidade em fóruns especializados.

4. Elifoot


Elifoot - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Elifoot talvez tenha sido um dos jogos estilo manager de futebol mais famosos de todos os tempos. No game você não jogava futebol, mas controlava um time como se fosse o dirigente da equipe. O que mais deixou os fãs do estilo de jogo empolgados é que o Elifoot foi o primeiro a ser disponibilizado para download em computadores e o melhor de tudo, era leve, rápido e podia ser jogado por vários jogadores ao mesmo tempo.

O sucesso de Elifoot foi tão grande que desde a primeira versão em 1987, já foram lançadas mais de 20 versões diferentes, cada vez com mais times, seleções, campeonatos e novidades. A última versão lançada foi em 2015 para celular!

5. Winning Eleven


Winning Eleven - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Para os jogadores de Playstation, talvez Winning Eleven foi um dos melhores jogos de futebol da década de 90. Enquanto jogadores de PC preferiam o FIFA Soccer, nas consoles quem dominava era o Winning Eleven, que posteriormente ganhou o nome de Pro Evolution Soccer ou PES.

A primeira versão do Winning Eleven foi lançada em 1995 para Playstation com o nome de J-League Winning Eleven, criado pela Konami fez muito sucesso entre os apaixonados por futebol já que os gráficos renderizados em 3D impressionavam todos que jogavam.

A jogabilidade rápida ficava próxima da perfeição, além disso você podia configurar seus próprios botões no joystick, substituir jogadores e ainda assistir ao replay de alguns lances importantes no game.

Gameplay J-League Winning Eleven (1995)



6. FIFA Soccer


FIFA Soccer - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Quem não se lembra do FIFA Soccer não é mesmo? FIFA 97 e FIFA 98 foram os grandes sucessos da EA Sports na época, tudo graças a jogabilidade simples e aos gráficos modernos e diferenciados dos demais jogos.

Além de tudo, a EA Sports fez um esforço extra para conseguir as licenças necessárias para ter em sua lista os maiores jogadores e times do mundo da época. O game ainda contava com seleções, times locais de vários países e modos de jogo diferentes como o futsal.

7. International Superstar Soccer


International Superstar Soccer - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

Mais um grande sucesso da Konami na década de 90 foi lançado em 1994 sob o título de International Superstar Soccer. O jogo que foi por muito tempo confundido com o Winning Eleven (PES), na verdade era uma versão totalmente diferente! O game possuía versões para jogar sozinho (single) e multiplayer além disso, posteriormente o jogo foi lançado para várias consoles devido ao seu grande sucesso. Entre as consoles tivemos PS2, SNES, GameCube, Nintendo 64, Gameboy, Mega Drive e Windows.

8. Championship Manager 97/98


Championship Manager 97/98 - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

A primeira versão de Championship Manager foi lançada no ano de 1992, já na terceira versão, Championship Manager 97/98 trouxe na bagagem tudo que já havia sido usado em jogos de gerenciamento de times anteriores além de grandes novidades como a precisão na energia tática dos jogadores e os dados de atletas que eram bem mais precisos.

Os melhores jogadores daquela época tinham as melhores pontuações, valores de mercado e tudo mais, já jogadores sem destaque, tinham um valor menor de venda e compra além de atributos mais "fracos".

O sistema de olheiros para encontrar novos jogadores e mídia para divulgação trazia um incremento exponencial na renda dos times, isso também foi uma grande novidade na versão 97/98.

Você podia participar de várias ligas ao mesmo tempo e gerenciar vários clubes e jogadores, comprando e vendendo para outras equipes, além de administrar as finanças do seu time é claro!

9. ISS Pro Evolution (1999)


ISS Pro Evolution (1999) - 9 Melhores jogos de futebol dos anos 90

ISS Pro Evolution foi lançado no final da década de 90 exclusivamente para Playstation pela Konami. O game seguia a série ISS Pro e nessa terceira versão lançada em 1999 trouxe novos jogadores, mais ligas, novos times além de gráficos mais modernos, troféus, bônus e replays armazenados no cartão de memória.

As equipes eram compostas por 22 jogadores e a maioria dos jogadores não tinha o seu nome licenciado no jogo, por isso alguns tinham nomes diferentes, mas que ao se pronunciar ficavam idênticos aos oficiais licenciados.

Os 10 estádios do jogo tinham nomes genéricos, mas eram nomes equivalentes aos nomes oficiais dos estádios, tudo para não precisar pagar os direitos de licença dos nomes. Essa era uma grande diferença com relação aos jogos da série FIFA Soccer que ofereciam todos os nomes oficiais, tanto de jogadores quanto de times, estádios e tudo mais.

Muitos dos jogos que listamos aqui também estão na lista que fizemos recentemente com os 16 jogos nostálgicos para jogar online, que tal conferir essa super seleção também?