16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Os jogos nostálgicos de que vamos falar aqui hoje fizeram parte de toda uma geração de crianças e jovens que hoje já se tornaram adultos, mas ainda tem ótimas lembranças das horas que passagem em frente à televisão jogando Super Nintendo (SNES), Mega Drive, Master System e até mesmo o Atari!

Para felicidade dessas verdadeiras crianças crescidas, a tecnologia avançou e mesmo que as consoles originais não existam mais ou sejam difíceis de encontrar no mercado, é possível jogar online a grande maioria destes jogos nostálgicos que fizeram parte da vida de todos nós.

Para incrementar ainda mais o seu conhecimento, recentemente fizemos alguns artigos que falam sobre curiosidades sobre o Crash Bandicoot, curiosidades sobre o Mario Bros e também algumas curiosidades sobre o Sonic the Hedgehog, esses três foram os três grandes clássicos da década de 80 e 90, se você é dessa época, não pode deixar de conferir tudo que falamos sobre os três!

Hoje vamos trazer uma lista com 16 jogos nostálgicos para jogar online onde além de relembrar os bons momentos, teremos a oportunidade de jogar versões oficiais e originais convertidas através de emuladores online, então o que está esperando para conferir a nossa lista?

1 - Super Mario Bros


Super Mario Bros - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Super Mario Bros é considerado até hoje em dia um dos melhores jogos do Mario de todos os tempos para quem gosta de jogos nostálgicos, o encanador bigodudo fez muito sucesso nas três versões do jogo de rolagem lateral que iniciou a sua trajetória na década de 80 e sobrevive até hoje.

O game trazia dezenas de fases onde o jogador precisava superar plataformas, obstáculos e o temido Bowser, tudo para salvar a princesa Peach que estava em constante perigo, pois havia sido raptada. com certeza este game merece o primeiro lugar na nossa lista, pois quando falamos em jogos nostálgicos e antigos a primeira coisa que nos vem a cabeça é o Super Mario Bros!

2 - Super Mario World


Super Mario World - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

A saga do bigodudo não acabou tão rápido assim, a Nintendo investiu pesado naquele que se tornaria o principal símbolo e mascote da companhia até os tempos atuais.

Para quem não sabe, na verdade Super Mario World foi uma continuação de Super Mario Bros melhorada e com um novo nome, o game teve uma continuação chamada de Super Mario World: Yoshi´s Island que trouxe uma história um pouco diferente, onde o Super Mario ainda era bebê e conheceu aquele que viria a ser o seu melhor amigo (depois do Luigi é claro!).

Vale ressaltar que a Nintendo foi muito esperta em vender o Super Mario World juntamente com o SNES na época, isso ajudou a impulsionar a popularidade do Mario e foi uma alegria para os jogadores que já gostavam muito dos jogos anteriores da série.

3 - Sonic: THe Hedgehog


Sonic: THe Hedgehog - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Este também foi sem dúvida um grande marco na vida de muitos jogadores da década de 90. Sonic: The Hedgehog foi um grande sucesso de vendas e consolidou a SEGA como uma das grandes produtoras de jogos na década de 90. O jogo que foi lançado em 1991 para trazer um novo mascote para a SEGA, chegou a metade da década como sendo um dos principais jogos da época, com mais de 80 milhões de cópias vendidas!

Sonic, o ouriço azul da SEGA foi criado com um segundo intuito, desbancar o Super Mario, que na época era o seu principal rival. O modo de jogo com rolagem lateral, saltos e plataformas era muito parecido com o concorrente anos mais velho, mas mesmo assim o Sonic conseguiu entrar no mercado disputado, graças ao carisma e sua velocidade impressionante e fases cheias de desafios.

A série Sonic fez tanto sucesso que criamos um artigo especial falando sobre as curiosidades sobre o Sonic: The Hedgehog, que tal conferir?

4 - Street Fighter


Street Fighter - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Street Fighter também foi um grande sucesso da década de 80 e 90, o jogo rodava inicialmente em Arcades, os populares Fliperamas, mas logo no início da década de 90 ganhou versões para Master System, Mega Drive e mais tarde (1993), com o lançamento do Super Street Fighter 2 versões para Playstation, Sega Saturn e Super Nintendo também surgiram, o que fez a popularidade e vendas do game aumentarem exponencialmente.

Assim como todos os jogos da época, a visão da jogatina era frontal e a rolagem lateral trazia um pouco mais de dinamismo às jogadas. Ao iniciar as primeiras partidas você podia jogar com Ryu e Ken, os dois eram responsáveis e "donos" dois golpes mais fortes da série como o Hadouken, Shoryuken e Hurricane (você deve estar lembrando agora as vozes dos jogadores gritando os golpes não é mesmo?).

Além dos dois personagens principais da primeira versão, outros lutadores participavam dos combates, mas você não podia escolhê-los, somente à partir do Street Fighter 2 que novos lutadores foram liberados, mais golpes especiais foram criados para cada lutador e assim uma legião de fãs se espalhou pelo mundo inteiro!

5 - Mortal Kombat


Mortal Kombat - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Criado inicialmente para concorrer com o Street Fighter, o Mortal Kombat veio para o mundo dos games trazendo ainda mais violência nos golpes e os famosos "fatalities" sangrentos.

Para executar um "Fatalitie" o jogador vencedor da luta precisava aguardar o derrotado começar a girar para cair e executar uma sequencia de botões e movimentos rapidamente, assim o "fatalitie" era executado e uma animação assustadora era exibida.

Graças a sua originalidade nos golpes e a jogabilidade boa o game, junto com Street Fighter se tornou uma das séries de jogos de luta mais vendidas de todos os tempos. A última versão de Mortal Kombat foi lançada em 2015 (Mortal Kombat X) pela Warner Bros, nova dona da marca a partir de 2009 quando a Midway Games veio à falência.

6 - Donkey Kong Country


Donkey Kong Country - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Donkey Kong Country entrou na onda de Super Mario e Sonic e evoluiu o macaco vilão de Donkey Kong para um herói capaz de saltar e desviar de obstáculos, matar inimigos e coletar itens diversos como bananas! O jogo de aventura e plataforma de rolagem lateral conta com várias versões diferentes e foi lançado inicialmente em 1994 pela Rare para Super Nintendo.

Assim como outros jogos parecidos, Donkey Kong Country fazia o jogador pensar ao jogar, pois além de correr e andar pelos cenários, ele podia desviar da passagem principal encontrando passagens secretas, itens ocultos e itens de vida extra além de muitas outras coisas que posteriormente facilitariam a sua vida na jogatina.

7 - Alex Kidd


Alex Kidd - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Alex Kidd foi um dos primeiros personagens infantis criados pela SEGA. A empresa era focada em jogos para arcades, mais conhecidos no Brasil como "Fliperamas" e o público que jogada este tipo de game era adulto em sua grande maioria. Alex Kidd in Miracle World chegou ao Brasil na memória do Master System 2 e Master System 3 em 1986 e ganhou novas versões para a console e também para Mega Drive até o início dos anos 90.

O jogo tentou combater a popularidade do Super Mario e entrar na onda dos jogos de plataforma da época, inicialmente até fez muito sucesso à ponto de a SEGA transformar o personagem no seu mascote por um bom tempo, mas logo a sua visibilidade mundial diminuiu e Alex Kidd teve que ser deixado de lado para que outro grande sucesso da SEGA fosse lançado, o Sonic!

8 - Mega Man


Mega Man - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Lançado pela Capcom em 1986, Mega Man também foi um grande sucesso, mas desta vez lançado para NES da Nintendo. O jogo de ação e aventura do robô mais conhecido da Capcom teve 11 versões principais além de versões secundárias para outras consoles como Game Boy e PC.

A luta contra Dr. Willy era interminável, o jogo contava com dezenas de fases onde o Mega Man precisava subir escadas, escapar de espetos, bombas e outros obstáculos além de coletar itens e descobrir formas de usar os poderes especiais do Mega Man como o golpe "Raduken"!

9 - Super Mario Kart


Super Mario Kart - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Super Mario Kart chegou ao Super Nintendo em 1992 e rapidamente apaixonou os viciados por velocidade. O jogo era emocionante já que contava com vários modos de jogo diferentes, você podia jogar sozinho contra outros jogadores ou então convidar amigos para batalhas no "Battle Mode". Existiam ainda os níveis de dificuldade divididos em "cilindradas", o mais fácil era de 50cc e o mais difícil era 150cc.

A grande maioria dos personagens clássicos do Super Mario estavam presentes no game e não eram apenas os heróis, os vilões também estavam disponíveis para você escolher e batalhar. Koopa Troopa, Mario, Princesa Toadstool, Luigi, Yoshi, Toad e o Donkey Kong Jr que não fazia parte do Super Mario, mas fez uma participação especial no game por ter influenciado e ajudado no início da sua história.

Independente do modo de jogo que você selecionasse, existiam alguns inimigos que surgiam durante a corrida, eram eles o Monty Mole, uma toupeira, Thwomp, um bloco de pedra que se movimentava pela pista, Piranha Plant, a planta carnívora do Super Mario além de Cheep Cheep e Star Thwomp.

10 - International Superstar Soccer


International Superstar Soccer - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

International Superstar Soccer foi um dos primeiros jogos de futebol lançados com um modo de jogo diferente, com visão como se fosse a transmissão ao vivo de um jogo oficial.

Diferentemente dos jogos anteriores onde você tinha uma visão de cima ou de trás da trave, aqui a visão era lateral "quase 3D". O game foi produzido pela Konami e muito bem recebido pelos jogadores que buscavam novidades no mundo dos jogos de esportes.

Uma curiosidade bem interessante relacionada ao jogo é que como a Konami não conseguiu obter os direitos para usar os nomes oficiais de cada jogador das seleções (provavelmente era muito caro), ela acabou substituindo os nomes por nomes falsos, mas deixando os jogadores com as características dos jogadores oficiais para que junto com o número da camisa, qualquer um que fosse jogar conseguisse identificá-los.

11 - FIFA International Soccer (FIFA 94)


FIFA International Soccer (FIFA 94) - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

FIFA International Soccer, mais conhecido no Brasil como FIFA 94 foi um dos grandes marcos na história dos jogos de futebol da época. O game contou com várias novidades que eram incríveis para a época e deixaram os viciados em futebol apaixonados pelo game, logo de cara era possível ver que a forma de jogar havia mudado, agora a visão era lateral e já tinha os primeiros sinais do modo 3D atual de jogo, além disso os jogadores respeitavam um esquema tático pré estabelecido pelo jogo ou por você mesmo.

Outro detalhe interessante foram os replays que trouxeram mais emoção às partidas, a chuva, neve e outras alterações climáticas também dificultavam o game. No total o jogo era composto por cerca de 1140 seleções do mundo, a maioria das seleções tinha 20 jogadores com nomes falsos, o game só conseguiu licença para usar os nomes oficiais à partir do FIFA 96.

12 - Pro Evolution Soccer (Winning Eleven)


Pro Evolution Soccer (Winning Eleven) - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Winning Eleven já é um jogo de futebol mais recente e foi lançado no início dos anos 2000, mais precisamente no início de 2001. Conhecido também como PES ou Pro Evolution Soccer (nome oficial) o Winning Eleven trouxe uma nova revolução para os jogos de futebol que ganharam gráficos mais modernos, uma jogabilidade melhorada e os replays e jogadas de jogadores específicos que ficaram ainda mais interessantes.

Para quem não sabe, as ligas de clubes surgiram apenas no PES 4 e até hoje estão presentes em todos as versões do game. As ligas são mais jogadas e mais respeitadas pelos jogadores que o próprio campeonato mundial já que nas ligas podem jogar com seus times e jogadores favoritos.

Na primeira versão do Pro Evolution Soccer era possível jogar em cinco modos distintos, o "Match Mode", "League Mode", "Cup Mode", "Master LEague" ou "Practice Mode", cada modo tinha suas particularidades, você podia escolher as seleções e personalizar os jogadores com alguns itens.

O game já trazia gráficos 3D bem modernos, pois rodava sobre a plataforma do PS2, a jogabilidade também era muito boa e o modo de jogar era com uma visão aérea estilo transmissão de TV. As cobranças de falta, pênaltis e escanteios eram mais realistas e próximos, traziam uma visão 3D incrível e que impressionou muito os jogadores.

Quer conferir um vídeo de um GamePlay do Pro Evolution Soccer 2001?



13 - NBA Jam


NBA Jam - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Os jogos de basquete eram muito raros nos primórdios das consoles de vídeo-game. NBA Jam foi um dos primeiros e mais interessantes jogos de basquete da época, Lançado em 1993 pela Midway o game teve como marca registrada as enterradas com a bola pegando fogo e a licença da NBA para trazer os jogadores oficiais da liga para dentro das telas do vídeo game.

O game foi distribuído para Super Nintendo, Genesis, Sega CD, Game Boy e Game Gear, todos os lançamentos aconteceram em 1994, com exceção da versão Arcade que surgiu em 1993. Existiam dois modos de jogo, 1 Player para jogar campeonatos da NBA ou amistosos e o modo multiplayer onde era possível jogar com dois ou quatro jogadores dependendo da console.

Assista ao GamePlay do NBA Jam (mais de 5 horas de jogo)



14 - Doom


Doom 1993 - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Doom foi outro grande clássico da década de 90, lançado em 1993 para PC e posteriormente relançado para diversas outras consoles e plataformas, o game se tornou um verdadeiro sinônimo dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa que existiram.

Com gráficos muito simples e ainda pixelados, o jogo trouxe a emoção da plataforma 3D para dentro do computador. Seu objetivo era chegar ao final de cada labirinto passando por barris tóxicos, portas trancadas e monstros assassinos.

Com uma arma poderosa, você poderia atacar qualquer monstro que surgir, mas precisa encontrar cartões para liberar as portas, senão era impossível chegar ao final das fases. Outros tipos de obstáculos surgiram durante a saga que só terminava ao encontrar o botão escrito "EXIT".

15 - Duke Nukem 3D


Duke Nukem 3D - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Duke Nukem 3D foi a terceira versão do game lançada para diversas consoles incluindo PC, Playstation, Nintendo 64, Xbox e dezenas de outras. A versão lançada em 1996 trazia o mesmo estilo de jogo de tiro em primeira pessoa de Dom, mas com gráficos melhorados e uma jogabilidade ainda melhor, além do que o jogo segue uma história bem roteirizada.

Você se movia por várias cidades de Los Angeles e outras regiões dos Estados Unidos enquanto usava várias armas para atirar nos inimigos e sobreviver aos ataques. O jogador podia se agachar, voar, com uma espécie de jeckpack pular e ainda nadar.

Além das opções do jogador, era possível jogar no modo multiplayer online onde cada jogador podia ficar no conforto da sua casa ou em uma rede LAN privada, foi o início daquilo que se tornaria o modo de jogo mais popular atualmente.

16 - Final Fight


Final Fight - 16 Jogos Nostálgicos para Jogar Online

Final Fight iniciou a sua trajetória em 1989 em Arcades onde você precisava colocar moedas para jogar em locais públicos como bares e shoppings.

Depois de quase 4 anos, em 1993 o Final Fight 2 foi lançado para Super Nintendo e a primeira versão do game ganhou versões para várias consoles como Amiga, Atari, Sega CD, Super Nintendo, Game Boy Advance, Xbox, Playstation e diversas outras consoles conhecidas da época.

No game você jogava com três heróis, eles se chamavam Guy, Cody Travers e Mike Haggar, todos os três eram especialistas em luta de rua e luta livre e por isso estavam preparados para enfrentar as gangues mais perigosas de Los Angeles. Os cenários eram no estilo 2D e a rolagem lateral lembrava Super Mario Bros, mas claro que o estilo de jogo não tinha nada a ver!