15 Jogos para Aprender a Programar GAMES

Este post foi elaborado para você que é um amante dos videogames e quer fazer dessa paixão uma fonte de renda por meio do desenvolvimento de jogos. Já pensou em aprender programação de computadores e arrasar criando games incríveis? Se a resposta for sim, não deixe de ler todas as instruções que serão registradas ao longo desta página. Tenha em mente que poderá ganhar algumas quantias em dinheiro caso decida se dedicar para ser um profissional nesta área. Afinal de contas, essa é a forma de entretenimento mais procurada na atualidade.

Você precisa estabelecer objetivos para saber um pouco mais sobre essa carreira e dar início a grandes aventuras desenvolvendo jogos interessantes. Esperamos que tome a decisão certa e adquira conhecimentos suficientes para ser reconhecido nesse ramo. Acredite no seu potencial e na sua capacidade criativa que poderá atrair um grande público nacional e internacional que está ansioso por novidades diárias. Aprenda sobre estabilidade, funções, design e muito mais. Porém, considere que a programação é a base desse negócio e por isso comece praticando todos os dias!

Imagine o quanto será fascinante trabalhar criando enredos contagiantes com personagens fantásticos e receber valores razoáveis todos os meses sem sair do conforto da sua casa. Sendo um produtor de jogos você será responsável pelo andamento do seu próprio projeto e poderá produzir no seu tempo, sem cobranças de chefes ou colegas para interferir no seu trabalho. Saberá dos custos e fará as avaliações sobre a viabilidade do lançamento de cada novo game, além de estar por traz da história que será apresentada aos usuários. Provoque emoções, ganhe experiência e torne-se famoso.

Mas saiba que para alcançar tudo isso apenas precisará seguir os passos indispensáveis que outros desenvolvedores seguiram quando começaram. A programação é um desafio gratificante, pois ela conecta as ideias e dá vida aos jogos promovendo a alegria dos jogadores. E um bom programador é aquele que implementa a mecânica do jogo fazendo com que ele saia do papel e funcione perfeitamente. É uma profissão muito atraente e promissora, tendo em vista que a maioria da população gosta de participar de disputas e já tem acesso aos dispositivos eletrônicos.

E então, quer conhecer todos os segredos do mundo dos games? Leia esse artigo até o fim e se tornará um expert nesse assunto. Siga as nossas dicas e garanta o seu sucesso conhecendo os 15 jogos mais importantes para você aprender a programar games. Não perca mais tempo apenas jogando sem obter nada em troca! Temos certeza de que você é capaz de conquistar o seu espaço nesse mercado que oferece possibilidades ilimitadas de ganho financeiro e além de muita diversão. Confira agora mesmo a nossa lista e comece imediatamente o seu aprendizado.

1 - Minecraft Education Edition



É um dos jogos de programação para crianças, com mais de 100 milhões de participantes registrados. A ideia principal do jogo é sobre colocar blocos para fazer objetos e até mesmo grandes construções. Embora o perfil do jogo possa parecer tachado para adultos, o público infantil é atraído por sua aparência simples e gráficos únicos. A beleza do game dá às crianças a liberdade de criar e explorar quase ilimitadamente, ao mesmo tempo em que lhes dá tarefas, objetivos e raciocínio lógico.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


2 - CoderBunnyz



Projetado e criado por um 9-year-old, CoderBunnyz é um jogo de tabuleiro exclusivo que ensina uma variedade de tópicos de codificação para crianças e adultos. Perfeito para brincar com toda a família. É uma maneira interativa de introduzir codificação, com 13 níveis de aprendizado cinestésico que cresce com o seu filho e seus níveis de habilidade. O game envolve a programação de tokens de jogo de coelho robô com cartões de código. O objetivo é comer a cenoura e chegar ao destino antes que outros o façam.



3 - Code Karts



O game introduz conceitos de codificação para crianças pequenas através do uso de quebra-cabeças lógicos na forma de uma divertida pista de corridas. São mais de Com mais de 70 níveis distintos com dois modos de jogo, sem escassez de entretenimento ou variedade. O objetivo do jogo é usar tijolos direcionais para colocar seu carro de corrida na linha de chegada, proporcionando um ambiente de codificação estimulante. O jogo apresenta mais de 20 idiomas diferentes, trazendo a diversão para um público amplo.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


4 - Bee-Bot



Este aplicativo foi projetado para ajudar as crianças a trabalharem suas habilidades de programação e habilidades de sequenciamento por meio do uso de um jogo divertido e interativo. Inspirado no adorável robô de chão, o aplicativo propõe 12 níveis diferentes que progressivamente ficam mais difíceis à medida que o participante avança. Cada etapa é cronometrada e dá consideráveis recompensas, propondo incentivos até mesmo para os mais novos codificadores. O jogo é perfeito para crianças a partir de quatro anos de idade.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


5 - Dash Robot



Dash Robot é um robô real que está carregado e pronto para jogar com a mão fora da caixa. Com o uso do aplicativo conectado, o seu filho pode ajudar o personagem a realizar várias atividades como: dançar, cantar, mover e navegar pelos objetos. Há muitos aplicativos disponíveis que se alinham a várias faixas etárias, níveis de aprendizado e estilos de jogo, o que faz o Dash Robot se destacar de outros jogos.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


6 - Ruby Warrior



E para aqueles que desejam grandes combates com estilos bem definidos, então Ruby Warrior é o jogo para você. As lições começam fáceis, têm visão livre e ampla liberdade para o jogador explorar. Além de socos e chutes básicos, os lutadores também podem agarrar, arremessar e derrubar os oponentes no chão, e partir para outras possibilidades como montar e socar ou bater a cabeça de inimigos contra as paredes dentro do cenário.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


7 - Code Hunt



O Caça ao Código ensina você a codificar de uma maneira simples e única. Lançado pela “Microsoft” o jogo tem como objetivo ensinar programação e requer que o usuário escreva códigos corretos e necessários para avançar no jogo. Para reproduzir, você identifica fragmentos de código, analisa-os, modifica o código para corresponder aos fragmentos e captura o fragmento de código de trabalho. O segredo é utilizar quebra-cabeças, fazendo com o que o jogador explore-o através de pistas. Disponível apenas em inglês!

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


8 - CSS Diner



O CSS Diner é uma maneira simples, mas divertida, de aprender CSS. O aplicativo apresenta 32 níveis que ensinam o básico sobre como os seletores CSS funcionam. Cada nível se torna progressivamente mais complexo, com base no que você aprendeu nas lições anteriores. Para jogar, digite um seletor de CSS no editor e selecione os itens corretos da tabela. Se você acertar, avançará para o próximo nível. Utilize o mouse sobre os itens na tabela e veja a marcação HTML.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


9 - CheckIO e Empire of Code



CheckIO e Empire of Code são jogos de estratégia que podem ensinar JavaScript ou Python. O Empire of Code utiliza uma configuração de espaço e o usuário aprende defendendo sua própria base e atacando outras pessoas. Já a ChecklO dá lugar para você aprimorar sua capacidade e inteligência utilizando as soluções de outras pessoas. É um jogo de mistura incrível de tática e codificação. Uma vez que você entrar no jogo, você construirá, expandirá e codificará seu Império para a vitória.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


10 - Cyber Dojo



Neste jogo o usuário escreve seu código e testa dentro de um navegador. É possível também criar o seu próprio servidor. O aplicativo possui exercícios práticos e desafios para dezenas de linguagens de codificação, incluindo Ruby, JavaScript, Python e muito mais. Cada exercício representa um desafio para completar com um exemplo mostrando como deve ser o resultado final. É uma ótima maneira de praticar suas habilidades de código e aprender tudo sobre dinâmica de equipe e desenvolvimento de software em geral.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


11 - Elevator Saga



O Elevator Saga é outro jogo de programação. Ele avalia o seu conhecimento de JavaScript com partidas relacionadas a mover um elevador e transportar pessoas da maneira mais eficiente possível. Sua tarefa é programar o movimento de elevadores, escrevendo um programa em JavaScript. Dependendo de quão bem você o fizer, você poderá progredir nos desafios cada vez mais difíceis. Apenas os melhores programas serão capazes de completar todos os desafios.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


12 - CodeCombat



CodeCombate é um role-playing game que ensina conceitos fundamentais de programação. Você joga encarnado em um herói se aventurando pelos níveis do jogo. O primeiro nível é o Kithard Dungeon, no qual você se depara com desafios de codificação em toda a sua jornada e, se superá-los, desbloqueará o próximo nível e ganhará pontos de experiência (XP) que poderá usar para melhorar seu herói. O jogo é atraente para programadores jovens e aspirantes.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


13 - CodinGame



CodinGame é um imenso conjunto de jogos desafiadores para programadores. Se você quer melhorar suas habilidades de codificação, jogar CodinGame é uma maneira divertida de fazer isso. Com mais de 20 linguagens de programação, incluindo PHP, C e JavaScript, são suportadas pelo CodinGame. A interface do usuário é repleta de recursos e pode ser personalizada. O jogo pode ser jogado no modo single player ou no modo multiplayer. E ainda, no modo multijogador, você pode resolver sérios desafios com outros usuários.

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


14 - Screeps



Screeps é um Massively Multiplayer Online para programadores JavaScript. É um jogo de estratégia de mundo aberto o qual, o usuário controla unidades, chamadas creeps, que o ajudarão a explorar recursos, estabelecer seu território e assim por diante. Ter um jogo online multiplayer significa que seus arrepios estarão à flor da pele, competindo ao lado dos outros oponentes. Controlar seus arrepios envolve escrever JavaScript. (Screeps = scripting your creeps). Confira!

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


15 - FightCode



No FightCode, o objetivo é simples: criar um robô que derrote os robôs de outros adversários. Com este aplicativo é possível criar um robô escrevendo algum JavaScript, ou seja, você utiliza o método “RotateCannon” para girar o canhão do seu robô em um certo número de graus quando um certo evento acontecer. Mas antes que você construa o seu robô indestrutível e dominante, o primeiro passo é ler os documentos e aprender como codificar um robô. Além de aprender, a diversão é garantida!

15 Jogos para Aprender a Programar GAMES


Aproveite para praticar e desenvolver as suas habilidades fazendo uso desses 15 jogos para você aprender a programar games! Estes são os seus primeiros passos na direção dos seus objetivos, e sendo assim você deve ser persistente até chegar exatamente aonde quer. Faça o seu sonho se tornar realidade por meio de atividades divertidas e altamente lucrativas. É claro que existem pequenos obstáculos no caminho, mas todos eles poderão ser facilmente vencidos se você acreditar e se esforçar. Valorize o seu tempo, invista naquilo que gosta de fazer e jamais irá se arrepender!