15 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé

Você sabia que pode encontrar opções empolgantes para divertir meninos e meninas cristãos e ao mesmo tempo auxiliá-los no aprendizado da Palavra de Deus? Nesse post vamos apresentar 15 jogos e atividades da bíblia para as crianças crescerem na fé, que serão extremamente úteis em sua jornada! Os pequenos precisam adquirir conhecimento bíblico desde os seus primeiros anos de idade, pois a própria Bíblia diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Não se trata de ter uma ou outra religião, mas sim de aprender com os bons conselhos das Escrituras Sagradas. Eles auxiliam a humanidade no seu crescimento espiritual, trazendo paz e enchendo os corações de amor pelos seus semelhantes. No entanto, pode parecer difícil estimular adolescentes ao estudo desse livro fantástico, devido a sua linguagem que está um pouco distante da realidade das pessoas dessa faixa etária. É claro que existem bíblias especiais para jovens e seria interessante adquirir uma e deixar à disposição deles.

Porém, existem outras formas de chamar a atenção da garotada, como por exemplo, o uso de uma fonte alternativa: os jogos de videogame! Isso é possível, já que os desenvolvedores perceberam a necessidade de atender esse público tão especial, e decidiram investir nessa área. Com esses games as crianças vão assimilar com facilidade os detalhes sobre diversos personagens bíblicos, e jamais se esquecerão deles. Saiba que há uma coleção completa disponível no mercado, é só procurar e as oportunidades surgirão.

Vale mencionar que você pode encontrar ainda diversas atividades para incorporar às suas aulas de escola dominical, caso seja professor na sua igreja. As aulas de domingo, as reuniões nos clubes da Bíblia ou os momentos de família poderão se tornar lembranças inesquecíveis para adultos e crianças! Permita que os pequenos trabalhem e cresçam na fé, de forma ativa, inovadora e sem sair do conforto da sua casa. Eles com certeza estarão seguros enquanto estiverem sob a supervisão dos seus pais ou responsáveis, e nada poderia ser melhor para todos.

Na escola há muita pressão e competição todos os dias, em praticamente todas as atividades, o que pode causar desacertos. Todavia, se as crianças forem ensinadas que Deus ama todas as pessoas de igual forma, serão mais compreensivas e menos egoístas. Dedique o seu tempo para que elas construam o seu amor a Deus, ganhem autoconfiança e se relacionem com Jesus. Assim estarão dispostas a amar como o Senhor nos ensinou, e terão maiores chances de alcançarem sucesso quando crescerem e se tornarem excelentes profissionais. Continue lendo as nossas dicas e saiba mais!

1- Escada da Bíblia



Neste jogo as crianças precisam subir uma escada e arrumar a coisa na ordem certa. Cada uma das equipes receberá uma pilha de blocos, pinturas (baseadas em tópicos bíblicos que podem ser eventos ou personagens) e eles teriam que organizá-los com base na cronologia. Embora os adolescentes também possam jogar o jogo individualmente, é mais divertido jogá-lo em grupos. Eles podem usar alfinetes de papelão simples ou fitas de velcro para fazer os eventos aparecerem em ordem. Você vai precisar: uma escada, blocos pintados com caracteres da bíblia e pinos de papelão.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


2- Bingo Bíblico



Com o desenrolar minucioso da tarefa, este jogo tende a ser um pouco demorado e requer muito planejamento e paciência. Seu filho adolescente precisa fazer cartões baseados em personagens e tópicos bíblicos, e os cartões têm que ser diferentes uns dos outros e depois impressos. Pegue a tigela grande contendo os cartões e misture-os antes de jogar Bingo. Uma rápida visita on-line deve ajudá-lo a entender como fazer esses cartões. Seu material de auxílio será: papel de impressão, computador e uma tigela.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


3- Dardos da Bíblia



Adolescentes podem jogar o divertido jogo de dardos com versículos da Bíblia. Seu filho precisa escolher dois versículos diferentes, escrevê-los ou imprimi-los em papéis coloridos separados e inseri-los em balões. Depois que os balões estiverem inflados, cole-os no alto da parede. Duas equipes têm que jogar os dardos nos balões e trazer os versos escondidos. Certifique-se de que ninguém vai perto da parede quando os dardos estão sendo lançados, pois isso pode machucar alguém. Ferramentas: recorte de papel para imprimir os caracteres da bíblia, balões e dardos.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


4- 20 perguntas bíblicas



Este jogo pode ser jogado com apenas 20 perguntas. Mas o único critério é que os personagens sejam retirados das páginas da Bíblia. Certifique-se de dizer aos participantes que parte da Bíblia, os personagens são tirados. Os oponentes podem fazer perguntas aleatórias para descobrir quem é o personagem. Adicione o sistema de pontos para tornar este jogo ainda mais agradável. Pode ser jogado em pequenos ou grandes grupos. E tudo o que precisa é um pedaço de papel para anotar as perguntas.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


5- Apóstolo, Rei ou Profeta



A Bíblia apresenta diversos caracteres, que são apóstolos, reis ou profetas. Os adolescentes precisam anotar esses nomes, juntamente com vários outros nomes que não estão na Bíblia ou são apóstolos, reis ou profetas. Uma vez feito, uma pessoa chama os nomes e os outros têm que escrever os nomes abaixo das designações. A atividade é muito simples e pode auxiliar e muito as crianças a memorizar os nomes e suas designações e importância. Ferramentas: papel e canetas.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


6- Jogos da Escola Dominical: Pingue-Pongue Furioso



Neste jogo, você vai precisar de uma Bíblia, bolas de pingue-pongue, marcadores permanentes de ponta fina, estilingues e um suprimento de blocos de papelão. Coloque as crianças em grupos de 10 e dê-lhes alguns minutos para construir torres com seus blocos. Em seguida, dê a cada grupo quatro ou cinco bolas de pingue-pongue. Peça a cada pessoa que escreva pelo menos uma coisa em cada bola que a deixe com raiva. O objetivo da sua equipe é derrubar as torres de qualquer outra equipe. No final leia com as crianças Efésios 4:26-27 e explique o significado e sentir raiva por muito tempo.

7- Jogos da Escola Dominical: Alcançando corações



Utilize este jogo para ensinar às crianças a importância de apoiar-se mutuamente em Jesus. Ferramentas: barra de chocolate e fita de embalagem. Antes que as crianças cheguem, cole barras de chocolate na parede, altas o suficiente para que as crianças não possam alcançá-las sem ficar em pé nas cadeiras. Explique que o objetivo do jogo é alcançar as barras de chocolate sem a ajuda de móveis ou outras pessoas. Deixe-as tentarem pegar as barras de chocolate. Assim que desistirem, peça-lhes que formem grupos de três e trabalhem juntos para alcançar as barras de chocolate. Conexão da Bíblia Marcos 16:15; Romanos 1:16.

8- Jogos da Escola Dominical: Foco



Neste jogo é possível mostrar às crianças que as bênçãos de Deus estão em toda parte - tudo o que elas precisam fazer é olhar. Conexão da Bíblia: Mateus 7: 7; Romanos 2: 7. Você precisará de papel, canetas e uma bandeja de itens relacionados ao tema, como material de escritório, itens de doces ou suprimentos de artesanato e também de um assistente. Dê a cada criança um pedaço de papel e uma caneta. Diga às crianças que o seu ajudante passeará pela sala com uma bandeja de itens. Sua tarefa será escrever e depois falar o que vêem. Peça ao seu assistente para andar pela sala com a bandeja, permitindo tempo suficiente para as crianças anotarem a maioria dos itens na bandeja.

9- Jogos de Deus



Os jogos de Deus são uma benção para todos nós, principalmente para aqueles que acreditam em Deus, Jesus e seus ensinamentos. Neste jogo, você terá que testar seus conhecimentos bíblicos, sabendo a resposta de perguntas e de continuações de versículos, se a resposta for muito difícil, consulte a bíblia para saber a resposta. Interaja com a sua equipe e aprenda muito mais sobre o livro dos livros que há séculos vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


10- Jogos do Menino Jesus



Na noite de Natal muitas famílias se reúnem para trocarem presentes, além de festejar o nascimento do menino Jesus, que sempre será o nosso salvador. O principal objetivo do jogo será encontrar todos os sete erros que existem nas duas imagens onde aparece o menino Jesus, com os seus pais José e Maria recebendo a visita dos três reis magos que entregam presentes. Neste caso, será fundamental que você preste atenção em todos os detalhes dos dois desenhos, para logo identificar as diferenças, sendo que elas poderão ser pequenas, médias ou grandes como também alguns objetos ou vestes que até aparecerão com outras cores.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


11- Jogo Bíblico - Quem Sou Eu? + Quick CardGames



Quem Sou Eu - é um jogo de pistas sobre personagens bíblicos, com mais de 50 perguntas para você responder e interagir com verdadeiros feras da Bíblia. O jogo apresenta 04 pistas por carta para você descobrir quem é o personagem bíblico. Se errar, paga mico. Já o Quick CardGames é um jogo muito rápido! O primeiro a livrar-se das cartas usando a ilustração, a quantidade ou a cor será o vencedor(a). A partir de 7 anos - ideal para todas as idades.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


12- Jogo dos Sete Erros Cristão



Jogo dos Sete Erros é uma brincadeira muito divertida que todo mundo já brincou na vida. Nunca existiu uma pessoa que na infância não tenha se deparado com esse jogo e tenha gasto algumas horinhas ou minutos de sua vida tentando achar os difíceis e quase impossíveis erros. O mesmo ocorre com o Jogo dos Sete Erros Cristão. Tudo o que precisa fazer é achar as diferenças entre as imagens apostas no quadro. Ás vezes elas estão bem na nossa cara e a gente não percebe, outras está tão bem escondidas que precisa de uma lupa ou um monóculo para identificar. Contudo isso tudo não importa, aposto que você vê as respostas antes mesmo de terminar.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


13- Jogo do Labirinto Gospel



O game é definido como toda construção que possua entradas incertas e dificultosas para encontrar a saída. Compostos por caminhos que muitas vezes atrapalham a própria orientação espacial, pondo em dúvida, qual a saída correta. No Jogo do Labirinto Gospel não há limite de tempo. Não há vencedores ou perdedores. Além de um espaço educativo para crianças. Seu filho vai querer jogar este jogo de novo e de novo. Incentive a diversão e aprendizado ao mesmo tempo.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


14- Jogo de Memória Evangélico



O jogo de memória Evangélico é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


15- Jogo de quebra cabeça Evangélico



É um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Aqui o raciocínio lógico é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. As peças devem ser combinadas de modo a formar uma estrutura pré-determinada. Monte as imagens bíblicas no menor tempo possível, assim como ganhe o jogo com o menor número de peças. Se forem peças diferentes, estas devem ser sorteadas novamente, sendo passada a vez ao participante seguinte.

 Jogos e Atividades da Bíblia para as Crianças Crescerem na Fé


Essa é a nossa lista dos 15 jogos e atividades da bíblia para as crianças crescerem na fé! Comece a aplicar os jogos e brincadeiras que podem ser executados em ambientes fechados e veja a reação dos seus filhos ou alunos. Não dê tempo para que eles fiquem agitados e mal humorados, faça com que eles gastem toda a sua energia com tarefas saudáveis, dentro da sala. Esperamos que em pouco tempo eles consigam surpreender a todos com os ensinamentos que receberão nas próximas horas. Aproveite esse artigo o máximo que puder!