15 Jogos Divertidos para Adolescentes e Famílias
Esse momento de transição da infância para a juventude requer pais mais participativos, para que os jovens sejam saudáveis e desenvolvam a sua autonomia de forma confiante. Mas como despertar a cumplicidade quando eles preferem a companhia de outros indivíduos da mesma faixa etária? Uma excelente opção é ensinar jogos tradicionais, que estimulem o trabalho em equipe e o contato com o grupo familiar. Assim será mais fácil trocar ideias em um ambiente divertido e sem aquela tensão provocada por pequenos conflitos que são normais nessa fase. A brincadeira vai aumentar as chances de compreensão de ambos os lados, tanto para os pais quanto para os filhos!
Aproveite para fazer perguntas que estimulem o raciocínio de todos os presentes, relacionadas às consequências das escolhas de cada um, sem tirar deles a liberdade de expressar os seus sentimentos genuínos. Nesse artigo vamos listar 15 jogos divertidos para adolescentes e famílias, com o intuito de auxiliá-los a construírem um vínculo mais sólido e melhorar a relação afetiva de modo positivo. Tenha certeza de que os resultados serão ótimos, tendo em vista que eles propiciarão a autonomia e a proatividade da garotada. Não se esqueça de que os adolescentes almejam experimentar situações novas, gostam de dar risadas e procuram as sensações de prazer.
Por isso use a imaginação para deixar o local aconchegante, prepare petiscos saborosos e apresente uma novidade! Não sabe como fazer isso? Leia esse post até o final e você terá inúmeras ideias advindas de jogos diferentes e que causarão um impacto benéfico no seu lar. Apresente-as e permita que os adolescentes analisem e escolham a brincadeira mais atraente. Afinal de contas, nessa época de suas vidas eles adoram tomar decisões e se sentirem responsáveis por si próprios. Durante a distração evite dar opiniões pessoas, porém, apresente fatos atuais e relevantes para que entendam as suas preocupações e anseios.
Ofereça alegria, apoio e afeto! A adolescência é um momento único, com muitos desafios e oportunidades de crescimento. Desperte o interesse deles em outras áreas da vida, motivando-os quando se sentirem confusos e tentando animá-los quando o tédio chegar. E acredite que a culpa não é sua pelo fato do seu filho estar diferente e aparentemente desmotivado. Todavia, você pode fazer a diferença e demonstrar amor por meio de jogos simples e que não custam caro. Acompanhe a nossa lista e utilize as dicas inseridas em nosso site para adquirir conhecimentos e incentivar os adolescentes no desenvolvimento de hábitos saudáveis!
1 - Soletrando
Os jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato. Apresenta uma superfície plana, com designes e marcações de acordo com as regras envolvidas e o tipo específico de cada um. Estratégia, sorte e rolagem de dados é tudo o que você precisa para derrotar seus adversários. O tempo necessário para dominar um jogo varia de acordo com a vontade e capacidade de cada usuário.
2 - Jogos de Carta
Jogos de cartas ou jogos de baralho são ótimos para bons relacionamentos na família e adolescentes. Também envolve um pouco de matemática. Existem jogos que são individuais como o jogo da paciência, jogos coletivos para ser jogado em equipe e até mesmo jogos em dupla. A realidade é que o jogo de carta é uma mania mundial e tão divertida quanto colecionar figuras. Além dos jogos tradicionais, jogados com o baralho tradicional, existem jogos como o Uno, Super Trunfo e o Jogo da Memória, que têm baralhos distintos, criados para eles, especificamente.
3 - Jogos de Dominó
O nome deriva da expressão latina "domino gratias" que quer dizer "graças ao Senhor", dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruentes colocados lado a lado, formado por 28 peças, ou pedras. As mesmas podem ser jogadas em muitas maneiras. O objetivo do jogo é levar o participante a aprendizagem de convivência social, a desenvolver o raciocínio lógico e aritmético bem como a conviver com a diferença e valores.
4 - Jogo de Damas
O jogo de damas estimula o desenvolvimento do aprendizado tanto para adultos como crianças e adolescentes. É um excelente meio de elevar o nível intelectual, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento da capacidade psíquica, ideal para cultivar o raciocínio. A prática deste jogo incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover a expansão da criatividade e da memória. Um excelente passatempo entre os amigos e familiares.
5 - Jogo Ludo
Outra diversão positiva é o jogo de Ludo, o mesmo proporciona a descontração e introspecção entre crianças da mais tenra idade, atingindo o público adulto e inclusive os idosos. Uma verdadeira distração quando não se tem um passeio programado ou algo atraente em programas de televisão. O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários. Para a locomoção é preciso o uso de dados para avançar casas.
6 - Jogo Pandemia
Neste jogo o usuário presencia várias enfermidades que eclodiram no mundo. Sua missão é combater as doenças, assumindo o papel de especialista e tratando os focos, enquanto pesquisa a cura. O tabuleiro apresenta vários centros populacionais, nos quais cada jogador poderá usar até quatro estações para percorrer entre as cidades e tratar as populações infectadas ou construir uma estação de pesquisa. Os jogadores deverão planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças e exterminar a pandemia.
7 - Jogo Monopólio
Jogo Monopólio é um dos jogos mais populares do mundo. Trata-se de um verdadeiro exercício de curtição e imaginação, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, e até empresas são compradas e vendidas. Alguns jogadores ficam "ricos" e outros vão à “falência”. As regras são um pouco complexas, por este motivo muitas famílias têm suas próprias variações que não estão no livreto oficial. Contudo, aprender a montar o tabuleiro, e terminar o jogo dentro de um prazo razoável são coisas que vão estimular você a entrar em ação e vencer a disputa.
8 - Jogo da Vida
Com o passar do tempo, cada nova edição do tabuleiro e de algumas peças foram mudando, mas as regras e a disposição das casas permaneceram praticamente as mesmas. Historicamente é um jogo que oferece oportunidades de socialização e cooperação social, principalmente em questões de resolução de conflitos. Nele é possível esquecer um pouco da vida real e entrar em um mundo totalmente diferente, levantando a autoestima e valorização. Se ninguém se tornar um Magnata, o jogo termina quando o último jogador for à Falência ou se tornar um Milionário.
9 - Quebra Cabeça
Certamente é difícil encontrar quem ainda não ouviu falar do jogo de quebra-cabeça. Montar as pequenas peças e conseguir formar um painel no final é um excelente exercício cognitivo para idosos, adultos, jovens e crianças, principalmente aquelas que estão em fase educacional. A forma como essa espécie de jogo estimula o cérebro é fantástica e acaba gerando inúmeras benesses para pessoas de diferentes idades. Além de provocar a interação social o jogo também fomenta a percepção dos detalhes, incitando-o a resolver o desafio. Um ótimo exercício para pessoas com esquecimento.
10 - Pôquer
Considerado um dos jogos de cartas mais populares do mundo, o jogo de pôquer também é responsável por desenvolver a capacidade de concentração e disciplina, além de melhorar capacidades mnemónicas de cálculos e avaliação de riscos. Outros aspectos positivos inclui também o aumento da autoestima e ajuda a manter relações sociais saudáveis e positivas. Além disso, tem o benéfico efeito de motivar você para outras diversas experiências sociais. Para jogar é preciso aprender as regras e procedimentos básicos do jogo, os valores das várias combinações de cartas e as regras sobre as apostas e seus limites.
11 - Montar
Jogos de montar desenvolvem a capacidade mental do jogador. É um fator importante para áreas relacionadas à matemática, ciência, tecnologia e engenharia. Muitas pesquisas vêm mostrando que este tipo de brincadeira contribui também para o desenvolvimento de habilidades dos jogadores. A intervenção da família também é importante já que parte das crianças segue a profissão dos pais, outras constroem o seu próprio caminho. Mas o mais importante é a interação social que ele ensina.
12 - Lego
Lego é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam, permitindo muitas combinações como construir cidades, paisagens e mundos. O jogo é utilizado nos grandes institutos de educação, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade. Outro ponto importante é que o jogo pode ser usado como ferramenta de trabalho no mundo do coaching empresarial, por se tratar de uma dinâmica baseada na representação de ideias e estilo social.
13 - Jogos Matemáticos
Jogos matemáticos é um recurso didático disponível e atraente ao ensino da matemática, proporciona aos usuários a resolução de problemas de maneira divertida, criando situações de erros e acertos que levam o participante a desenvolver a sua autonomia. Assim, os professores esperam que os jogos possam tornar suas aulas mais fascinantes e o processo de aprendizagem mais significativo. Para os pais esse tipo de jogo é um grande aliado no ensino da ciência, pois permite que os filhos pratiquem os conteúdos de forma interativa, além proporcionar o desenvolvimento do raciocínio. Válido também para os adultos.
14 - Jogo da Forca
O jogo da forca é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado. O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado. O jogo em si estimula o raciocínio lógico, a atenção e a linguagem. Uma ótima oportunidade para treinar a escrita e a pronúncia de novas palavras. Além de proporcionar uma bela diversão a qualquer hora em qualquer lugar.
15 - Jogos de Pergunta e Respostas
Neste jogo os participantes tentam responder corretamente as questões propostas. É um tipo de teste informal para avaliação de conhecimento baseado em vários assuntos. O passatempo é normalmente pontuado e os vencedores são os que conseguirem atingir o maior número de acertos. Em regra as respostas podem ser dadas por escrito ou oralmente, na versão tradicional, e, mais recentemente, através de comandos wireless. A brincadeira é conduzida por um ou mais participantes e pode contribuir para o aprendizado de crianças e adultos.
Depois de obter tantas informações você já deve ter chegado à conclusão de que os videogames não são a única fonte de entretenimento para os adolescentes! Dentre os 15 jogos divertidos para adolescentes e famílias que mencionamos nesse texto, vocês encontrarão em conjunto as melhores alternativas para passar tempo de qualidade mais perto e unidos como sempre foram. Dedique algumas horas do seu dia no que tem de mais precioso: a sua família! E não deixe para fazer depois aquilo que pode começar a fazer agora e que poderá influenciar na vida futura dos seus entes familiares!