14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças

As crianças precisam aproveitar os dias para se divertir com atividades novas, já que elas se cansam e enjoam de ficar paradas ou de fazer sempre as mesmas coisas. Os dias de folga ou as férias parecem intermináveis quando os pequenos não encontram brincadeiras legais para se distrair, então é preciso usar a criatividade para mantê-las ocupadas e alegres. Se este for o seu caso, não se preocupe, você poderá ajudá-las a dar muitas risadas de forma simples e sem gastar muito dinheiro para adquirir objetos. O mais importante é não cair na rotina e evitar que elas fiquem entediadas na frente da televisão.

Acredite, é possível se divertir pra valer no pátio ou no quintal da sua casa e de graça, sendo desnecessário dispender quantias exorbitantes para que a garotada fique satisfeita. Não há motivos para se preocupar com mais nada, pois nesse post vamos registrar 14 jogos para brincar ao ar livre com as crianças, que serão o assunto do momento. Eles são tão interessantes e a família inteira poderá participar, tornando o ambiente positivo e cheio de vida! Deixe de lado os afazeres domésticos e invista poucos minutos do seu dia para ensinar aos seus filhos o que é diversão de verdade.

Algumas dessas opções são muito conhecidas e eram muito utilizadas há alguns anos atrás, quando ainda não existiam videogames, celulares ou outros dispositivos eletrônicos tão comuns atualmente. Você pode até achar estranho, mas as maneiras antigas de descontrair eram mais saudáveis e proporcionavam o desenvolvimento físico e psicológico desde a infância. Está com dúvidas se isso realmente vai funcionar e suprir os desejos dos meninos e meninas? Aproveite para colocar em prática as nossas dicas e descubra a resposta aplicando essas técnicas nesse instante!

Obviamente não existe uma receita única que dê certo para todas as crianças por tempo indeterminado. Mas listaremos diversos modos de se distrair sem precisar ir até o shopping ou pagar sorvetes para fazer a felicidade dos pequenos. Aconselhamos que todos façam um planejamento dos dias da semana, distribuindo pequenas tarefas a serem cumpridas, com jogos empolgantes em seus intervalos. Essa é apenas uma ideia para motivar os seus filhos a terem os seus deveres em dia, já que depois que estiver tudo feito eles terão a recompensa da sua companhia.

Passe horas agradáveis dentro ou fora da sua casa, na garagem ou na calçada, onde for mais apropriado! Permita que as crianças escolham as brincadeiras que acharem mais interessantes, dando-lhes a oportunidade de decidir entre uma ou outra. Porém, incentive-as a separar uns minutinhos para a leitura diária de livros infantis, que servirão de base para um futuro bem sucedido. Aproxime dos seus filhos e troque experiências com eles, desenvolvendo atividades em conjunto. Isso será inesquecível e marcará a memória de todos para sempre!

1 - Diversão com giz de Calçada


Compre gizes coloridos no mercado, eles são baratos e garantirão horas de diversão. Ensine os pequenos a fazer desenhos de animais, árvores, casas, nuvens, sol e outros objetos que eles desejarem no piso ou na laje. Certifique-se de fazer isso em um lugar permitido e que não atrapalhe o trânsito de pedestres. Essa é uma atividade que vai libertar a criatividade das crianças e estimular o seu lado artístico desde cedo! Você pode incentivá-los a desenhar as suas mãos ou pés que serão uma marca única durante toda a sua vida.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


2 - Bolhas de Sabão



Fazer bolhas de sabão é uma atividade clássica de verão adorada pela maioria das crianças. Existem instrumentos próprios para soprar bolhas por preços insignificantes nas lojas de brinquedos em toda a parte. Se não encontrar ou não tiver tempo para ir comprar, experimente utilizar canudos para criar bolhas com as cores do arco-íris e encantar a garotada! Você pode promover uma competição e contar quantas bolhas são sopradas por cada um, mas não se esqueça de recompensar a todos.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


3 - Pega-pega



O jogo de pega-pega é um dos mais antigos, porém, mais divertidos de brincar! Para dar certo é preciso ter duas ou mais crianças, sendo que uma delas terá que pegar uma das outras. O primeiro escolhido para começar a brincadeira conta até dez enquanto os outros se afastam, depois começa a correr atrás destes até conseguir tocar um deles com uma das mãos e diz: peguei! Quem for pego primeiro, passa a correr atrás dos demais até conseguir pegar o próximo. É como brincar de gato e rato, com a vantagem de que é um jogo interminável ao ar livre e pode perdurar até o horário de entrar em casa.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


4 - Estátua



Esse é um dos jogos preferidos das crianças! A ideia é colocar todos pra correr enquanto uma das crianças fica parada observando e de repente grita: estátua! Nesse momento todos devem parar de se mover e permanecer imóveis. O primeiro que se mexer terá que sair do jogo até que fique apenas um, que será o vencedor. Talvez seja mais interessante se um adulto estiver vigiando os corredores e ficar responsável por dizer quem foi o primeiro que se movimentou.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


5 - Ovo Choco



Faça uma bola de papel ou então utilize uma bolinha em um lugar plano. Reúna as crianças de todas as idades, faça uma roda e diga para todas ficarem agachadas. Coloque uma música infantil para descontrair e comece a brincadeira andando em torno delas. Escolha aquela que estiver mais distraída, largue a bola e dê um tapinha nas suas costas para indicar que ela foi a escolhida. Depois, corra, porque ela terá que pegá-lo antes de encontrar um lugar para sentar dentro do círculo!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


6 - Esconde-esconde



Talvez a maioria das pessoas já conheça esse jogo e não precise de muita explicação. Mas se você não sabe como funciona, saiba que é bem fácil e divertido. Coloque uma das crianças viradas para uma parede e mande-a contar até dez, sem espiar os outros jogadores! Enquanto isso, todos devem se esconder em lugares seguros onde não corram riscos de se machucar. Todos deverão ser localizados, mas o primeiro que for encontrado será o próximo a contar até dez e o jogo se repetirá quantas vezes a garotada quiser!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


7 - Cãozinho e o Osso



Neste jogo a brincadeira será semelhante a um cachorro correndo para pegar um osso. Separe dois grupos de crianças e coloque-as lado a lado e de frente umas para as outras em uma distância de dois metros ou mais. No centro, coloque uma bola, um saco ou um brinquedo inquebrável. Utilize um apito para sinalizar a partida, sendo que uma criança de cada equipe deverá correr e pegar o objeto que está no meio do caminho! Aquele que pegar primeiro vence.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


8 - Dança da Corda



Utilize dois paus ou postes com pelo menos um metro de distância para amarrar uma corda ou um barbante forte na altura do pescoço do seu filho. Coloque uma música animada e faça com que todas as crianças tentem passar por debaixo, com a barriga para cima, e sem encostar-se à corda. A cada rodada a altura da corda deverá ser abaixada dificultando a passagem, até que fique impossível atravessar sem tocar nela!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


9 - Cabo de Guerra



Cabo de guerra é um jogo conhecido nas olimpíadas mundiais. Dê ao seu filho a sensação de um verdadeiro jogo de força, mas mantenha as regras originais para que seja emocionante. Separe duas equipes e coloque uma em cada ponta da corda, estimulando-os a puxar em sua própria direção. Todos deverão puxar juntos, isso ensinará aos jogadores a trabalhar em equipe e mostrará o valor do esforço conjunto! Oriente-os a não largar as cordas todos juntos e de repente, pois poderão causar a queda dos adversários.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


10 - Pular Corda



Pular corda é empolgante para meninas e meninos de várias idades. Dificilmente encontramos alguém que nunca tenha pulado corda e não saiba como essa brincadeira funciona. É muito fácil, divertido e melhora a coordenação motora das crianças. Evite áreas escorregadias ou arenosas, a superfície precisa ser um pouco resistente e sem pedregulhos! Dois jogadores irão mover a corda em movimentos circulares enquanto um, dois ou mais deverão saltar sem tropeçar.

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


11 - Pular Amarelinha



Usando um giz, faça o desenho padrão de amarelinha no piso de concreto ou na calçada que não tenha movimento intenso. Ou faça o riscado na areia ou na terra com o uso de um bastão ou madeira com ponta. As caixas da amarelinha são numeradas de um a dez e cada participante utilizará uma pequena pedra para marcar o limite. O jogador deverá saltar de uma caixa para outra até atingir o nível mais alto ou o número maior para se tornar o vencedor!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


12 - Corrida de Saco



Entregue um saco para cada participante e mande-os entrar dentro deles segurando as suas bordas. Quando você der o sinal de partida os jogadores deverão pular para frente mantendo os sacos na altura da cintura, pois se deixar cair estará desqualificado e fora do jogo! Vence aquele que for mais habilidoso para chegar primeiro até a linha de chegada, mas não vale cair. Vamos ver quem é o mais rápido?

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


13 - João Bobo



Coloque um ou mais jogadores no meio de um círculo ou entre duas equipes em linha reta e de lados opostos. Os jogadores que estiverem ao redor deverão lançar a bola uns para os outros com o objetivo de evitar que os do meio consigam pegá-la. Se um dos jogadores do meio pegar um desses arremessos, ele se juntará às equipes do lado de fora e o arremessador passará a ficar no meio, trocando de lugar um com o outro!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


14 - Caça e Caçador



Trata-se de um belo esporte de equipe que ensina habilidade de se esquivar às crianças das mais variadas idades. Divida-as em dois grupos, que ficarão num espaço que poderá ser marcado por pedras, como se fosse uma quadra de futebol de salão. Em cada ponta ficará um caçador que lançará uma bola macia na direção dos jogadores que estarão no centro. Aquele que for atingido pela bola estará eliminado da partida, a menos que consiga pegá-la antes de tocar o chão!

14 Jogos para Brincar ao Ar Livre com as Crianças


E então, já está preparado para curtir e usufruir das belezas naturais? Esperamos que sim, já que conhece 14 jogos para brincar ao ar livre com as crianças e que são totalmente gratuitos. Não se esqueça de preparar receitas especiais e os lanches preferidos para surpreender a criançada, elas vão amar! Pense também na possibilidade de programar um piquenique em um lugar com árvores e animais, assim os pequenos aproveitarão o tempo em meio a natureza e terão muitas histórias para contar aos seus amiguinhos. Estimule os seus filhos a conversar, a falar e a ouvir os outros com respeito.