10 Melhores Emuladores de Jogos Clássicos para Android

10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Com o avanço da tecnologia, os games estão se tornando cada vez mais realistas e perfeitos, alguns já contam com realidade aumentada e realidade virtual, o que é extremamente inovador. Os jogadores mais novos e que estão começando a jogar agora, preferem os jogos mais modernos e cheios de tecnologia, mas quem viveu na década de 80 e 90 não consegue esquecer da juventude em que passavam horas e horas na frente da TV jogando Nintendinho, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Advance e outras consoles, por isso resolvemos trazer essa lista com os melhores emuladores de jogos clássicos para Android.

Nessa lista você poderá reviver os melhores momentos da sua infância e juventude jogando os maiores clássicos do Super Nintendo, PlayStation, GBA e outras consoles sabe como? Tudo no seu celular Android e o melhor de tudo é que muitos destes aplicativos são gratuitos, basta instalar e começar a jogar!

A lista facilita a jogatina de quem está pensando em comprar as novas "consoles retrô" que estão sendo vendidas em lojas virtuais e muitas vezes são caras, além de você ter que comprar várias consoles para ter todos os jogos, nem sempre os seus jogos favoritos estarão embutidos nela e você não conseguirá cartuchos ou novos games, por isso que os emuladores de jogos para Android ainda são a melhor opção, você pode baixar o jogo da internet, abrir no emulador e até espelhar na TV para ver tudo na telona.

Outro detalhe importante é que a grande maioria destes emuladores oferece o suporte a controles remotos externos e teclados, o que facilita os controles e deixa a jogatina muito mais divertida.

Recentemente já trouxemos uma lista com 12 melhores jogos da Nintendo para jogar no celular, mas essa lista traz jogos novos e mais modernos e deixa de lado os jogos antigos, por isso, que tal conferir quais são os melhores emuladores para jogar no Android?

1 - Happy Chick (grátis)


Happy Chick (grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Happy Click talvez seja um dos melhores emuladores de jogos antigos para Android, iOS, TV Box e PC de todos os tempos, o aplicativo reúne os melhores emuladores e jogos em um único emulador, legal não é mesmo? Tudo se torna mais fácil quando você pode baixar os jogos diretamente pela tela do aplicativo, basta escolher e fazer o download do catálogo.

Com o aplicativo você será capaz de jogar jogos de Playstation 1, 2 e 3 além de jogos de Nintendo 64, MAME, Nintendo DS, PSP, Super Nintendo e outras, no total são mais de 18 consoles diferentes que são emuladas!

Vale lembrar que o jogo não pode ser encontrado na Play Store, então para conseguir instalá-lo no seu Android você terá que liberar permissões para aceitar aplicativos de fontes desconhecidas. Lembramos que apesar de o aplicativo ser seguro, não nos responsabilizamos por eventuais danos que possam acontecer com o seu aparelho ok?!

2 - RetroArch (Grátis)


RetroArch (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

RetroArch é um ótimo emulador, capaz de emular ROMs de diversas consoles antigas, além disso, o aplicativo já vem com dezenas de jogos pré-instalados e desenvolvidos pela própria dona do aplicativo. Todos foram liberados de forma gratuita para jogar, assim você não precisa instalar nada extra ou adicionar aplicativos para conseguir rodar os jogos.

Agora se quiser usá-lo como emulador, terá que baixar as ROMs de sites na internet e carregá-las no aplicativo para conseguir jogar, não existe uma lista pré-definida que seja possível fazer o download a partir do próprio app.

Abaixo veja o vídeo de como o aplicativo funciona no caso de baixar e jogar através de ROMs.



3 - Nostalgia.NES — Nintendo Entertainment System emulator (Grátis)


Nostalgia.NES — Nintendo Entertainment System emulator (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Quem não lembra do clássico NES ou mais conhecido por Nintendinho aqui no Brasil? O console que antecedeu o Super Nintendo fez muito sucesso, pois foi um dos primeiros grandes consoles ligados à TV da Nintendo! Com centenas de opções de jogos rapidamente o console fez inúmeros fãs na década de 80 e 90, mas e hoje em dia, será que alguém ainda joga?

Encontrar a console original é difícil, por isso que emuladores são mais procurados, principalmente por serem mais práticos, basta instalar, encontrar a ROM e começar a brincadeira.

No Nostalgia.NES basta você acessar a Play Store, fazer o download e abrir o aplicativo, lá você encontrará opções de buscar ROMs ou instalar suas próprias ROMs baixadas da internet. O aplicativo conta ainda com opção de gamepad Wi-fi para jogar em 2 jogadores ou então ou teclado externo acoplado ao seu celular.

A versão Lite do app é gratuita, porém com anúncios. Se você quiser remover os anúncios terá que adquirir a versão Premium dentro do próprio app e assim se livrará dos anúncios e ganhará algumas funções extras!

Veja o vídeo do emulador em funcionamento:



4 - Snes9x EX+ (Grátis)


Snes9x EX+ (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Snes9x EX+ é mais um emulador de Super Nintendo para Android com código fonte aberto. O app conta com alguns jogos pré-instalados e traz a opção de você adicionar novas ROMs baixadas da internet. Considerado por muitos o melhor emulador de Super Nintendo (SNES) para Android, o Snes9x EX+ conta ainda com várias opções de configuração do controle além de trazer a opção de adicionar joysticks externos para facilitar a brincadeira.

5 - Mupen64Plus FZ - Emulador de Nintendo 64 (N64) (Grátis)


Mupen64Plus FZ - Emulador de Nintendo 64 (N64) (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Mupen64Plus FZ é um emulador cheio de opções e totalmente gratuito de código fonte aberto. Ele pode ser baixado diretamente do site da Play Store e roda a grande maioria dos jogos do Nintendo 64 no seu smartphone Android. Assim como outros emuladores, neste as opções de controles são totalmente configuráveis, o que facilita a jogatina no celular.

Assim como outros emuladores e até pela política da Play Store, o emulador não fornece os ROMs para jogar, para acessá-los você terá que buscar cada jogo na internet em sites de downloads, mas não se preocupe, pois existem sites especializados em ROMs para Nintendo 64 e outras consoles.

6 - My OldBoy! Free - Game Boy Emulator


My OldBoy! Free - Game Boy Emulator - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

O Game Boy foi uma das consoles da Nintendo que mais fez muito sucesso no final da década de 80 e início dos anos 90, com centenas de jogos o console logo conquistou o público infantil e jovem e trouxe um pouco mais de diversão de forma portátil para a garotada.

Se você tem saudades daquela época, saiba que é possível relembrar os bons momentos nos jogos através de um emulador fantástico disponível na Play Store para download totalmente grátis! Com o My OldBoy é possível jogar a grande maioria dos games de Game Boy e Game Boy Color, basta fazer o download da ROM de algum site da internet e começar a jogatina, simples não é mesmo?

O aplicativo possui uma versão grátis, com menos recursos e uma versão paga com recursos como controles externos Wi-fi e bluetooth além de opção para salvar o progresso, hacks para facilitar a brincadeira e opção para jogar online com amigos através do modo servidor/cliente.

Lembramos que existe ainda a versão My Boy!, que nada mais é que o emulador de Game Boy Advance com recursos completos, porém a versão é paga!

7 - ClassicBoy (Grátis)


ClassicBoy (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

ClassicBoy é um emulador que tem opções de controle diferentes por gestor e movimentos na tela. A diversão fica mais emocionante e os controles mais fáceis enquanto você joga jogos de luta clássicos do PlayStation, Nintendo 64, Game Boy Advance, Game Boy Color, NES, Sega Genesis e NeoGeo.

Mas não são só os jogos de luta que você pode jogar no emulador ClassicBoy, o emulador funciona com qualquer ROM destas consoles, porém, nenhuma ROM vem pré-instalada, você terá que baixá-las da internet, fazer a configuração do controle para então começar a jogatina.

8 - Retro Game Center (Grátis)


Retro Game Center (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Retro Game Center é um emulador gratuito para Android compatível com mais de 15 consoles, entre elas Super Nintendo, GB, GBA, Gênesis, Master System, Mega Drive e outras! Se você estava à procura de um emulador para Mega Drive ou um emulador para Master System e não havia encontrado ainda, não perca tempo!

Baixe agora mesmo o Retro Game Center e divirta-se com mais de 15 mil jogos fáceis de instalar, basta selecionar a opção, fazer o download e começar a brincadeira. Os controles também são configuráveis além de possuir opção de gamepads bluetooth.

9 - 2600.emu - Emulador de Atari 2600 (Pago - R$ 7,62)


2600.emu - Emulador de Atari 2600 - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

2600.emu é mais um emulador para Android, mas desta vez de Atari! Jogue os clássicos Space Invaders, Asteroids, Canyon Bomber, Donkey Kong, Enduro, Kung Fu Master e outros jogos do início da década de 80, quando os gráficos eram quadriculados e horríveis!

O emulador em questão é pago e tem um custo baixo, de pouco mais de R$7 para download, com isso você tem direito a usar o emulador, porém precisa fazer o download dos arquivos ROM que podem estar compactados em zip ou rar.

O emulador possui várias configurações de joystick e possui suporte à bluetooth/gamepad USB além de outros teclados reconhecidos pelo OS. No emulador ainda é possível salvar o progresso do jogo, o que facilita a vida de quem gosta de passar horas na frente do game, mas não quer perder toda a evolução da jogatina quando parar.

10 - ReiCast - Emulador de Dreamcast (Grátis)


ReiCast - Emulador de Dreamcast (Grátis) - 10 melhores emuladores de jogos clássicos para Android

Reicast é um dos poucos emuladores para Dreamcast, o último console fabricado pela SEGA. Para quem quer relembrar os melhores jogos do Sonic como o Sonic Adventure 2 e outros, existe a possibilidade de jogar no Android com o Reicast, mas para jogar você precisa encontrar as ROMs na internet e transferir estes arquivos para o seu smartphone.

Nada muito difícil, mas exige um certo conhecimento e alguns usuários podem ter dificuldade. Os controles translúcidos do emulador facilitam a visualização do jogo, mas podem confundir alguns jogadores.


Como podemos ver a lista é grande e além dessas opções, existem centenas de outras opções à sua disposição na Play Store, o que fizemos foi uma seleção dos melhores emuladores, mas se preferir, você pode fazer a sua própria pesquisa para encontrar as melhores opções!