10 Maneiras de Melhorar o Sinal do WIFI Dentro de Casa

10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


O sinal do WIFI fraco dentro de casa é um dos maiores problemas para quem gosta de jogar online, esse problema pode ter várias causas, algumas delas podem estar relacionadas com o próprio hardware ou software seja do computador ou do roteador, mas também podem estar relacionadas com fatores externos que você vai conhecer hoje neste tutorial.

Vamos lhe mostrar 10 maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa, as dicas que vamos dar funcionam tanto em casas pequenas quanto em casas grandes, com mais de 1 andar ou casas térreas.

É importante lembrar que a velocidade de download e upload do WIFI nunca será a mesma da conexão via cabo de rede, mesmo que você esteja ao lado do roteador! Se quer uma conexão extremamente rápida e sem problemas de interferências e quedas, recomendamos conectar um cabo de rede diretamente ao roteador.

Agora se você não gosta de usar cabos e prefere o uso do WIFI, siga as dicas que vamos fornecer para tentar melhorar a velocidade da sua conexão.

Recentemente escrevemos um artigo falando sobre o que é o ping e como diminuir o ping dos jogos online, o ping está diretamente relacionado com a qualidade da sua conexão, por isso se o sinal do WIFI estiver fraco ou se a sua internet estiver lenta, consequentemente o PING será alto e você terá vários travamentos, delay e lag nos jogos online que tentar jogar.

O fato é que por menor que a casa seja e por menos paredes que possam existir para impedir o sinal WIFI de chegar, sempre existe um canto da casa em que o sinal é mais fraco ou que não chega sinal não é mesmo?

Como melhorar a conexão wifi e o sinal do roteador dentro de casa?



Talvez essa seja a pergunta de 1 milhão de dólares e talvez poucos consigam responder! Pode parecer impossível, mas é possível sim melhorar a conexão WIFI e o sinal do roteador dentro de casa.

Talvez você precise gastar um pouco mais de dinheiro para comprar novos equipamentos, mas para quem tem uma casa grande ou simplesmente quer ter um sinal bom em todos os cômodos da casa, o investimento vale à pena.

Métodos para aumentar o sinal do WIFI na casa toda



Na internet é fácil encontrar várias dicas para aumentar e melhorar o sinal, mas nem todas funcionam, por isso fizemos essa lista especial, com aquelas dicas que realmente funcionam e que vão lhe ajudar.

1 - Identifique os locais com sinal mais fraco



Identifique os locais com sinal mais fraco - 10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


Identificar os locais com sinal mais fraco é o primeiro passo para conseguir aumentar o sinal do WIFI na casa toda, para isso você pode usar o celular ou o notebook observando as “torres” de sinal ou simplesmente fazendo um teste de velocidade da conexão.

Após identificar os locais com sinal mais fraco, você poderá passar um cabo de rede (se possível) e adicionar um segundo roteador que aumentará e muito o sinal da internet sem perder a qualidade de conexão.

Uma dica interessante no caso de usar um segundo roteador conectado via cabo de rede é usar o mesmo nome da rede principal com um canal diferente, mas com a mesma senha. Conecte o cabo de rede em uma das portas “LAN” e não na porta “WAN” ou “Internet” do roteador, assim ele assumirá as configurações de DHCP do roteador principal.

Caso não exista a possibilidade de passar um cabo de rede, você pode usar repetidores de sinal, porém os repetidores são menos eficientes e talvez a qualidade da conexão não seja tão boa.

No final do artigo vamos deixar uma lista de repetidores de sinal WIFI para você pesquisar e poder comparar preços e suas especificações.

2 – Centralizar o roteador na casa



Talvez essa seja uma das dicas mais comuns que você já leu na internet, mas sabia que é uma das que mais dá resultado de forma barata e prática? Para quem está projetando a casa agora ou se você ainda tem a possibilidade de mudar o roteador de lugar, saiba que posicioná-lo no centro da casa é a melhor forma de distribuir o sinal do WIFI de forma eficiente.

Existem diversos aplicativos para celular Android e iOS que podem lhe ajudar a encontrar o melhor local para posicionar o roteador WIFI, um deles é o WiFi Solver FDTD que usa a planta baixa da sua casa para simular a propagação do sinal WIFI pelas paredes e cômodos.

Você pode baixa-lo e usar a versão gratuita, pode enviar a planta baixa da sua casa que deve seguir alguns padrões para que o aplicativo funcione, tudo é muito bem explicado na página de download!

3 - Usar extensores e adaptadores baseados na rede elétrica Powerline da TPLink



Usar extensores e adaptadores baseados na rede elétrica Powerline da TPLink - 10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


Os extensores e adaptadores Powerline da TPLink são a grande novidade quando falamos em melhorar o sinal WIFI em locais onde é impossível passar um cabo de rede.

Muito melhores que os repetidores, os extensores usam a rede elétrica para distribuir o sinal de rede pelas tomadas da casa inteira, interessante não é mesmo?

O aparelho funciona da seguinte forma, você conecta um cabo de rede ao aparelho e ao roteador principal, depois conecta o extensor à uma tomada, pronto, o sinal de rede já está distribuído em todas as outras tomadas da casa.

Para receber o sinal nas outras tomadas, você precisa novamente de um adaptador que vai transferir o final elétrico em dados utilizados pela rede de computadores. A ponta final pode ser um adaptador WIFI ou um adaptador com opção para conectar um cabo de rede e colocar um segundo roteador WIFI.

Para comprar um extensor destes, basta digitar no Google “extensor powerline tp link” ou ir até o site Mercado Livre e encontrar um vendedor confiável pela busca usando o mesmo termo de pesquisa.

Lembre-se que os extensores Powerline da TPLink só são funcionais dentro de uma mesma rede elétrica, ou seja, todas as extensões devem estar ligadas no mesmo relógio, mesmo que estejam em disjuntores diferentes.

4 – Usar repetidores de sinal (cuidado com essa opção)



Usar repetidores de sinal - 10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


Os repetidores de sinal se tornaram muito comuns alguns anos atrás, mas logo se mostraram ineficientes para cobrir grandes áreas já que mesmo sendo uma ótima forma de repetir o sinal, eles simplesmente faziam com que a força do sinal fosse repetida, mas a velocidade não conseguia ser mantida!

Esse é o grande problema dos repetidores, por maior que seja a “propaganda”, a verdade é que a qualidade da conexão é muito ruim, mesmo que os repetidores estejam próximos e que sejam de boa qualidade.

Você pode colocar o roteador centralizado na casa e um repetidor à poucos metros que a velocidade da internet não será a mesma, por isso pense duas vezes antes de comprar um repetidor, mesmo que pareça a solução perfeita!

5 – Alterar o canal de transmissão



Alterar o canal de transmissão - 10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


Essa também é uma dica clássica, mas que em muitos casos resolve o problema de velocidade e de qualidade do sinal. Para trocar o canal de transmissão você deve ir até as configurações do roteador, procurar pelas configurações WIFI e fazer a mudança para um canal livre.

Para descobrir canais WIFI livres, você pode baixar aplicativos para computador ou celular (WIFI Analyzer) que vão mostrar quais canais estão sendo usados na sua região, basta escolher um livre ou então se o seu roteador permitir, escolher a opção “auto”.

6 – Tire obstáculos físicos do caminho do sinal



Muitos aparelhos podem causar interferência no sinal, aparelhos como telefone sem fio, micro ondas e equipamentos que utilizam as mesmas frequências do roteador, podem acabar interferindo na qualidade do final, por isso é importante manter estes equipamentos longe!

Paredes comuns e paredes que passam muitas tubulações também podem diminuir drasticamente a qualidade do sinal, por isso é importante que o roteador esteja posicionado em um local estratégico e bem centralizado na casa.

7 – Atualize os drivers da placa de rede



Atualize os drivers da placa de rede - 10 Maneiras de melhorar o sinal do WIFI dentro de casa


Atualizações de placas de rede são sempre bem-vindas, elas trazem diversas melhorias na qualidade e velocidade de conexão, porém se você não for um técnico ou conheça de computadores, talvez não seja bom fazer essas atualizações.

Dependendo da versão do driver e da placa de rede, os ganhos em qualidade e velocidade podem ser consideráveis e transformar a sua vida na internet! Principalmente se você for fã de jogos online e gostar de jogar jogos de tiro, jogos de RPG e outros games do gênero, que geralmente consomem mais internet.

8 – Mude a senha do WIFI



Se você notar que a sua internet ficou lenta de uma hora para outra e não tiver nenhum problema aparente, pode ser que algum vizinho espertinho esteja roubando o sinal do seu WIFI sem que você saiba!

Isso é mais comum do que se imagina e pode prejudicar bastante a velocidade da conexão dependendo da finalidade que o vizinho esteja usando a sua internet.

Por isso que é recomendável escolher “senhas fortes”, com caracteres especiais, números e letras, assim fica difícil alguém conseguir invadir o seu WIFI.

9 – Aumente o sinal com um adaptador WIF USB e Lata de Batata Pringels



Essa é uma verdadeira “gambiarra”, mas que comprovadamente funciona, você pode usar uma lata de batatas Pringels para aumentar a qualidade do sinal, para isso basta usar uma lata, um adaptador WIFI USB e um cabo extensor USB, fácil não é mesmo?

Quer fazer essa gambiarra e não sabe exatamente como? Assista ao vídeo abaixo!



10 – Direcione o sinal do WIFI com garrafa PET e Alumínio



Essa é uma outra dica bem estranha, mas interessante! Como você já deve saber, o sinal do WIFI é distribuído em todas as direções no caso de roteadores com antena, porém para muitos usuários, o roteador se encontra em uma posição onde o seu sinal pode ser direcionado já que não está centralizado na casa e neste caso, a nossa dica se torna muito interessante.

Para direcionar o sinal do WIFI com a garrafa PET e alumínio você precisa seguir um passo a passo que pode ser conferido no vídeo abaixo, veja que incrível:



Aparelhos para aumentar o sinal do WIFI



Agora que você já conhece todas as dicas mais valiosas para melhorar a qualidade e o sinal do WIFI, que tal conhecer alguns aparelhos para aumentar o sinal do WIFI?

  • Powerline TP-Link TL-WPA4220T – Um dos mais modernos expansores de conexão de rede WIFI disponíveis no Brasil. Com este adaptador você poderá propagar o sinal de internet através da rede elétrica e usar os adaptadores para expandir o sinal WIFI pela casa.

  • Intelbras AP 360 – Roteador de teto com longo alcance, muito bom para ambientes grandes e abertos como shoppings, lojas e restaurantes, mas pode ser usado perfeitamente em casa para aumentar o alcance do WIFI.

  • Repetidor Wireless TP-Link TL-WA850RE – Como já dissemos, este aparelho não é a melhor opção para quem busca qualidade e velocidade de internet. Se você não tem como passar um cabo de rede até o repetidor de sinal e usar apenas a função de repetir as ondas WIFI, ele poderá ser uma péssima opção, agora se você conseguir levar até ele um cabo e utilizá-lo como roteador secundário, pode funcionar muito bem!

  • TP-Link AC3200 – Roteador moderno com 6 antenas que promete levar o sinal de internet por até três andares, incrível não é mesmo? O preço é meio “salgado”, quase mil reais, mas a sua configuração justifica o preço!

  • Asus RT-AC68U – Este é um dos poucos roteadores específicos para quem é gamer de verdade e precisa de estabilidade e qualidade na conexão. Equipado com processador de computador profissional e com velocidades que podem chegar até 1900Mbps o roteador aceita os padrões de rede IEEE 802.11a/b/g/n/ac. Os mais de R$ 1.500 pode assustar os desinformados, mas para um gamer de verdade, o investimento vale à pena!

  • Intelbras HotSpot 300 – Considerado o melhor roteador para uso residencial, este aparelho promete mais qualidade e velocidade de conexão além de ter uma opção bem interessante de fazer Checkin para clientes.