10 Jogos Divertidos para o Autocontrole das Crianças

Muitos problemas do comportamento infantil são devidos à falta de controle nos impulsos que elas apresentam. Na grande maioria, aprender a controlar este impulsos nem sempre é uma tarefa fácil.

Como adultos conseguimos apresentar uma capacidade de autocontrole sobre nós mesmos - nossas emoções e ações. Mas as crianças não nascem com essa habilidade e sim desenvolvem-na à medida que amadurecem.

Como pais, as vezes nos sentimos uma vitrola quebrada, repetindo sempre as mesmas coisas:

  • Por favor coloque a sua roupa suja no cesto.

  • Precisamos nos revezar, mudamos depois de cinco minutos, lembra?

  • Você pode por favor desligar a luz do seu quarto?

  • Nós não pulamos do sofá!

  • Mantenha suas mãos limpas

  • Por favor não se sente no cão

  • Não corra na casa, você pode se machucar!


  • E a lista segue…

    Esses acontecimentos diários (ou a cada instante) com crianças pequenas podem se transformar rapidamente em resultados negativos.

    Quando você pede ao seu filho menor para ajudar ou deixar um hábito pelo que parece ser a milionésima vez, ainda assim ele faz isso, seu sangue começa a ferver e os estímulos que te rodeiam te convidam a agir rapidamente, tomar decisões impensadas, simplesmente pelo fato de receber algo que lhe trará prazer imediato e passageiro.

    Mas na verdade você só vai encher o seu ego descarregando a sua energia e que vai tornar a repetir por muitas vezes até que eles aprendam a desenvolver esse domínio simultaneamente.

    Até os 4 anos de idade, crianças não tem autocontrole, razão pela qual parece que eles estão sempre “quebrando as regras” e testando limites.

    Seus cérebros ainda estão se desenvolvendo e até que este córtex amadureça, por volta dos 3,5 a 4 anos de idade, seus impulsos e estado emocional permanecem imaturos.

    É por isso que vemos crianças que agem de acordo com seus desejos e reagem impulsivamente ao invés de pensar sobre as coisas.

    Eles simplesmente não podem considerar as ramificações de onde suas ações levarão, antes de agir ou reagir.

    Algumas estratégias que podem ser utilizadas no Autocontrole e compreensão de como usar a contenção em uma infinidade de situações:

    Controle de impulso – o controle dos impulso pode ser aprendido e ensinado. É algo que está presente desde o nascimento da criança e podemos ajudá-la a se controlar desde muito pequena, de forma consciente e saudável.

    10 Jogos Divertidos para o Autocontrole das Crianças


    Compartilhando sem conflito – o compartilhar deve ser algo feito por nós todos e não só as crianças. Não devemos sentir-nos abrigados a fazer e nem mesmo elas.

    Deve ser uma atitude natural e espontânea. Não tem sentido obrigar os filhos a compartilhar, o que eles devem aprender é a quem, quando e como. E o melhor exemplo vem dos pais, sempre.

    Revezando – não basta apenas ensinar, tem que revezar o ensino por meio de brincadeiras, jogos, criar e inventar.

    Esse relatório de atividades promove à criança uma aprendizagem mais lúdica, a partir da rotina, do tempo e do espaço de maneira a permitir um desenvolvimento pleno e constante.

    Enquanto o cérebro do seu bebê continua a absorver o mundo e a crescer, você pode ajudar seu filho a aprender de maneira divertida e circular sobre autocontrole e controle de impulsos.

    Por esta razão separamos hoje 10 jogos exclusivos para que você possa utilizar neste aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades.

    A maioria deles são jogos clássicos que você provavelmente já jogou uma centena de vezes em sua própria juventude, mas não sabia que eles fizeram mais do que apenas um passatempo divertido.

    Veja a seguir!

    1 - SIMON DIZ


    O objetivo do jogo é ser o último em pé depois que todos os outros foram eliminados por não ouvirem e seguirem as instruções de Simon.
    Instruções: Uma pessoa é designada como Simon, e os outros são todos jogadores no jogo.

    O Simon deve dizer aos jogadores o que fazer, no entanto, os jogadores devem apenas obedecer aos comandos que começam com a frase “Simon Says” Por exemplo, se Simon Says to pat sua cabeça, os jogadores devem bater na sua cabeça.

    Mas se Simon diz “pule no lugar” sem dizer “Simon Says” primeiro, os jogadores não devem seguir estas instruções ou então eles estarão fora.

    2- LUZ VERMELHA, LUZ VERDE


    O objetivo do jogo é alcançar a linha final antes de todos os outros jogadores.
    Instruções: Um jogador é a pessoa que está na linha final e chama os jogadores no campo de jogo.

    Os jogadores estão do outro lado do campo ou do espaço, e quando o locutor chama "luz verde", todos os jogadores correm o mais rápido que podem. Quando o locutor chama "luz vermelha", todos devem parar e qualquer um que não pare nesse momento terá que voltar para a linha de partida.

    3 – STATUES



    O objetivo do jogo é chegar sorrateiramente à pessoa enquanto ela está de costas, mas não seja pego no meio da corrida.

    A primeira estátua para marcar a pessoa se torna a nova pessoa e o jogo começa novamente.

    Instruções: Selecione um jogador para ser a pessoa que está no lado oposto de um campo ou área de jogo dos outros jogadores, ou estátuas.

    Quando a pessoa, de costas para as estátuas, eles tentam atravessar o campo para marcá-lo. Mas, quando a pessoa se vira para encarar as estátuas, elas têm que congelar em suas manchas e manter a postura enquanto a pessoa selecionada estiver olhando para elas.

    Embora a pessoa possa se aproximar e investigar as estátuas, ele deve ser cuidadoso; quando ele está de costas para as estátuas, elas podem se mover em direção a ele.

    Se uma estátua for capturada enquanto a pessoa estiver em frente, a estátua deve retornar à linha de partida.

    4- ESCONDE-ESCONDE



    O objetivo do jogo é encontrar o melhor esconderijo e não ser encontrado. (Último esconderijo ganha!)
    Instruções: Um jogador fecha os olhos e conta até 20 (ou outro numeral predeterminado) enquanto o resto dos jogadores correm para encontrar um esconderijo.

    Quando o jogador termina de contar, a caçada ao resto dos jogadores começa gritando "Pronto ou Não, HereI Come!" O jogo termina quando todos os jogadores são encontrados.

    A próxima pessoa pode ser a primeira ou a última pessoa encontrada, você faz as regras.

    Confira também os melhores Filmes e Desenhos de Animação, e Séries de 2018, e aproveita para assistir o que você deixou passar neste ano!

    5- SARDINHAS


    O objetivo do jogo é encontrar o hider antes do resto do grupo, esconder-se com ele e não ser o último.
    Instruções: Este é um novo estilo de esconde-esconde, virado de cabeça para baixo.

    Com os olhos do jogador do grupo fechados e contando até 20 ou um número predeterminado, uma pessoa irá se esconder. Quando o grupo termina de contar, a busca começa.

    Os buscadores se espalharam, tentando encontrar o esconderijo do único jogador. Se eles o encontrarem, eles se juntarão a ele no esconderijo até que todos os buscadores tenham encontrado o esconderijo (embalado como sardinhas).

    O último jogador a encontrar o esconderijo torna-se a próxima pessoa a se esconder.

    6 - CONGELAR TAG


    O objetivo do jogo é evitar ficar congelado e ajudar a salvar outras pessoas do congelamento profundo.
    Instruções: Similar ao jogo de tag, nesta versão, os jogadores que estão marcados ficam “congelados” e devem permanecer em jogo imóveis até que sejam “descongelados”.

    Eles podem se tornar “descongelados” por outros jogadores que não estão congelados e etiquete-os ou rasteje entre suas pernas.

    O jogo acaba quando todos estão marcados e congelados. Se este for um grupo grande, dois taggers podem trabalhar juntos para congelar os jogadores.

    7- PATO PATO GANSO


    O principal objetivo do jogo é se divertir enquanto se exercita e garantir que todos tenham uma chance de ser um ganso e ser ele.

    Instruções: Todos os jogadores, exceto uma pessoa que iniciará o jogo como IT, ficam em círculo. Ele caminha ao redor do círculo, batendo cada pessoa na cabeça gentilmente dizendo "pato" a cada vez, até que ele decide tocar um jogador na cabeça e dizer "ganso".

    A pessoa que ele chama de "ganso" tem que se levantar e perseguir É em torno do círculo tentando marcá-lo antes que ele possa se sentar em seu assento.

    Se o jogador o marcar com sucesso antes de se sentar, ele continua sendo o tagger, mas se o jogador não o alcançar a tempo, ele vem com a nova pessoa que circula o círculo dizendo “pato, pato, ganso”.

    8- JOGOS DE COMPETÊNCIAS DE MOTOR



    Objetivo dos jogos a motor é seguir as instruções e ouvir o que você está sendo instruído a fazer, que continuará mudando.

    Instruções: Um locutor vai chamar habilidades motoras para os jogadores que seguem as instruções. Habilidades motoras podem incluir, correr rápido, engatinhar, andar devagar, andar para trás, pular, parar, pular como um sapo, pular em um pé, rolar para trás, pular pulando, bater palmas, etc.

    9- TOCAR BATERIA



    O objetivo do jogo é seguir o baterista principal e repetir a batida e os padrões.

    Instruções: Um baterista principal - usando tambores, caixas, potes e panelas ou qualquer outra coisa que faça barulho - lidera o grupo em uma série de batidas, padrões e sons.

    O baterista levará ritmos e cadências lentos, rápidos, parados e diferentes.

    10 Jogos Divertidos para o Autocontrole das Crianças


    10- SIGA O MESTRE



    O objetivo do jogo é ouvir e observar o líder e imitar seus movimentos.

    Instruções: O líder começa a mover seu corpo e o restante dos jogadores deve imitar o líder. O líder pode incorporar habilidades motoras como mover-se rápido, lento, para cima, para baixo, para trás, saltitar, etc.

    O líder pode agir como um animal, arranhar sua cabeça, dar cambalhotas e não importa o que o líder faça, os outros devem duplicar esses movimentos.

    Qualquer jogador que não acompanhar ou ficar para trás será eliminado do jogo. A última pessoa em pé é o novo líder.

    10 Jogos Divertidos para o Autocontrole das Crianças


    Recapitulando...

    Enquanto seus pequeninos estão se desenvolvendo nesta idade divertida, eis algumas dicas que você deve ter em mente quando se trata de repetir os pedidos constantemente:

    Defina limites apropriados com consequências naturais - nada que seja muito grande de ramificações ou não se alinhe com o limite. Por exemplo;

  • Se você jogar seus brinquedos, eu vou ter que levar o seu brinquedo

  • Se você escolheu bater em alguém, você terá que ir para um espaço calmo e brincar sozinho




  • Mantenha as linhas de comunicação abertas, fale de seus próprios sentimentos – ambos variam de emoções alegres e dolorosas, para ajudar a estimular a Inteligência emocional em seus filhos.

    Aprenda como fazê-los ouvirem pela primeira vez e defina avisos e consequências razoáveis.

    E não esqueça! Seu filho ainda está aprendendo e é seu trabalho ser paciente e ensiná-los quando eles continuam repetindo os mesmo erros. Esses jogos para Crianças podem ajuda-lo!

    Eles não podem pegar o jeito de algo ou entender regras e expectativas até que o córtex cerebral atinja um certo estágio de desenvolvimento, mas você pode continuar a jogar esses divertidos jogos para ensiná-los sobre autocontrole e controle de impulsos. Experimente!