17 Curiosidades Sobre a Turma da Mônica Que Você Nem Imaginava

Pode até parecer estranho para as novas gerações, mas antigamente, a principal forma de conhecer uma história era através de jornais, revistas e gibis que eram muito comuns entre adultos e crianças.

Nada de Netflix, Youtube, vídeos pela internet ou TV à Cabo com dezenas de canais de filmes e desenhos animados, a maioria das histórias eram descobertas através da leitura e interpretação de figuras e imagens que davam vida a história.

Maurício de Sousa fez e continua fazendo parte da história dos gibis no Brasil, ele é o criador da Turma da Mônica, que nasceu no início dos anos 60 e sobrevive até hoje ao avanço tecnológico que domina o mundo.

Claro que os gibis evoluíram e as histórias também foram parar nas telas do Netflix e Youtube, mas as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica nunca deixaram de ser produzidas e continuam nas bancas, sobrevivendo enquanto existem pessoas dispostas a ler e interpretar os textos e não simplesmente assistir à vídeos.

Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidú e Franjinha fazem parte dessa história e também das curiosidades que não são poucas, por isso resolvemos criar uma página especial com 17 curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava!

1 – Início nas tiras de jornal


Início nas tiras de jornal - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Maurício de Sousa iniciou os seus primeiros rabiscos sobre a Turma da Mônica (que no início não se chamava assim) no final da década de 50, início dos anos 60, mas as histórias da turma começaram a surgir inicialmente em tiras de jornal e com o tempo e popularidade, acabaram ganhando seus primeiros gibis! Sabe quem eram os personagens principais das tirinhas no jornal? Bidú e Franjinha!

2 – Maurício de Sousa, repórter policial com medo de sangue


Maurício de Sousa, repórter policial com medo de sangue - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

No início de sua carreira, antes mesmo de conhecer os desenhos e histórias em quadrinhos, Mauricio de Sousa era repórter policial, cobria assassinatos, mortes violentas e prisões, mas sabe o que é mais interessante? Ele não conseguia ver sangue e por isso pedia ao fotógrafo para que descrevesse a cena do crime para que então conseguisse montar a reportagem completa, hilário não é mesmo?

3 – Primeiro personagem de Maurício de Sousa


Primeiro personagem de Maurício de Sousa - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Capitão Picolé, este foi o nome dado por Maurício de Sousa ao seu primeiro personagem, desenhado ainda na escola quando tinha apenas 12 anos de idade, o personagem foi revelado apenas na edição de 35 anos do gibi da Mônica. Apesar de ser o primeiro, Capitão Picolé nunca teve a sua própria revista em quadrinhos, triste não é mesmo?

4 – Sansão Amarelo


Sansão Amarelo - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

O nome Sansão foi escolhido em um concurso em 1983, o que não foi decidido no concurso foi a sua cor que inicialmente foi amarela e depois de algumas histórias acabou mudando para azul como é até hoje.

5 – Dando “nome aos bois”



Você sabe o nome dos pais do Cascão? E da Mônica? Os pais do Cascão se chamam Antenor Araújo e Lurdinha Araújo, já da Mônica são Luisa Moreira Fernandes e Luís Rodolfo Castro de Sousa.

Para completar, sabe o nome completo do Cebolinha? O nome completo do personagem é Cebolácio Júnior Menezes da Silva e por incrível que pareça ele nasceu antes da própria Mônica que surgiu apenas em 1963.

6 – Magali canhota?


Magali canhota? - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Isso mesmo, Magali é canhota, ou seja, tem mais habilidades com os membros (pernas e braços) esquerdos. Os canhotos representam uma parte menor da população, tanto que a Magali é a única da Turma que é canhota!

7 – Inspiração em suas filhas e amigos


Inspiração em suas filhas e amigos - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Maurício já deixou bem claro em suas entrevistas e nas próprias histórias em quadrinhos que tanto a Mônica quanto a Magali foram inspiradas em suas próprias filhas, já Cascão e Cebolinha foram inspirados em seus amigos de infância, quando ainda morava em Mogi das Cruzes.

8 – Personagens inspirados em jogadores de futebol


Personagens inspirados em jogadores de futebol - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava


Personagens inspirados em jogadores de futebol - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Pelé, Neymar e Ronaldinho Gaúcho já tiveram seus personagens desenhados pelo criador da Turma da Mônica, o primeiro obviamente foi o Pelé que estreou nas histórias em quadrinhos ainda na década de 70, já Ronaldinho Gaúcho estreou nas histórias em quadrinhos com a Turma do Ronaldinho Gaúcho em 2006. Neymar teve o lançamento do seu gibi em 2013, logo após o personagem ganhou até uma animação na TV.

Personagens inspirados em jogadores de futebol - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava


9 – Turma da Mônica nos Estados Unidos e em outros países


Turma da Mônica nos Estados Unidos e em outros países - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Não é só no Brasil que a Turma da Mônica faz sucesso, os gibis e animações estão presentes nos Estados Unidos e em mais de 40 países, a história já foi traduzida para cerca de 14 idiomas, incrível não é mesmo?

Algumas adaptações de nomes precisaram ser feitas nessas traduções, nos Estados Unidos o gibi se chama Monica's Gang e os personagens possuem nomes um tanto quanto estranhos. Chico Bento se chama Chuck Billy, Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão Smudge e Zé da Roça, Cousin Benny.

10 – Turma da Mônica Jovem e o primeiro beijo romântico entre Mônica e Cebola


Turma da Mônica Jovem e o primeiro beijo romântico entre Mônica e Cebola

Foi em 2008 que as primeiras revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem foram lançadas com os personagens adolescentes. Tanto Mônica quanto Cebolinha, Cascão, Magali e todos os outros cresceram e agora vivem novas aventuras, você como fã da Turma devia estar esperando o primeiro beijo de Mônica e Cebola não é mesmo? Apesar de surgirem os primeiros “selinhos” logo nas primeiras edições da revista, foi só na edição 34 que um beijo romântico de verdade aconteceu!

11 – Cascão era torcedor do Santos


Cascão era torcedor do Santos - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Em uma rara tirinha da década de 50 publicada por um jornal por Mauricio de Sousa, Cascão conta que é Santista, mas precisa virar casaca, pois seu time está tomando muitas “lavadas”.

12 – Chico Moço e as vendas de lançamento


Chico Moço e as vendas de lançamento - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Depois do lançamento da Turma da Mônica Jovem, Maurício de Sousa resolveu criar histórias em quadrinhos para outros personagens como o Chico Moço que logo na revista de lançamento, vendeu todas as 150 mil cópias da tiragem esgotando os exemplares em tempo recorde.

13 - Mônica a mais baixinha, será??


Mônica a mais baixinha, será?? - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

A implicância do Cascão e Cebolinha com a Mônica quanto ao seu tamanho é comum nos quadrinhos e nas animações para TV e internet, mas será que ela realmente é a mais baixinha da turma? Na imagem abaixo é possível ver que os personagens têm o mesmo tamanho!!

14 – Céu com cores diferentes à cada quadrinho


Céu com cores diferentes à cada quadrinho - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Essa é uma curiosidade para os mais atentos, se você reparar bem, o céu ou fundo dos quadrinhos muda de cor a cada nova imagem, veja:

15 – Cebolinha não troca o R pelo L nos balões de pensamento


Cebolinha não troca o R pelo L nos balões de pensamento - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Mais uma vez, só vai perceber essa curiosidade quem prestar muita atenção e observar os balões de pensamento do Cebolinha, ele não troca o R pelo L enquanto está pensando, veja:

16 – Balões de diálogo nunca terminam com ponto final


Balões de diálogo nunca terminam com ponto final - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Se você reparar, os balões de diálogo dos quadrinhos nunca terminam com ponto final, ou eles acabam com três pontos (...), exclamação (?) ou interrogação (?), veja:

17 – Chico Bento e os dedos nos pés


Chico Bento e os dedos nos pés - 17 Curiosidades sobre a Turma da Mônica que você nem imaginava

Se você reparar na Turma da Mônica, nenhum dos personagens tem dedos nos pés, com exceção do Chico Bento que tem dedos bem feitos e bonitos, talvez para evidenciar que ele é do campo e gosta de andar sem nada nos pés.

Essas foram as 17 curiosidades mais interessantes que encontramos sobre a Turma da Mônica, o seu criador e tudo que envolve esse mundo mágico dos gibis da Mônica. Se você realmente é um apaixonado pelas histórias da turma e gosta de conhecer tudo que eles podem oferecer, que tal aproveitar os melhores jogos da Turma da Mônica que disponibilizamos online para jogar?