Como Jogar Ludo? Regras e Dicas do Ludo

Como Jogar Ludo? Regras e Dicas do Ludo

Se você chegou até o nosso site porque quer saber como jogar ludo, veio ao lugar certo! Hoje vamos dar várias dicas e explicar detalhadamente todas as regras do Ludo para que você possa jogar com os familiares e amigos sem problemas!

Apesar de serem regras simples, muitos não sabem exatamente como jogar Ludo e acabam jogando de forma errada, por isso é importante conhecer todas as regras e respeitá-las quando estiver jogando, assim a brincadeira ficará mais divertida e todos vão dar boas risadas!

Para quem não sabe, o Ludo é um jogo de tabuleiro antigo que, inclusive, está na nossa lista de jogos de tabuleiro antigos e divertidos para você jogar, junto com outros grandes clássicos como Xadrez, Damas e Banco Imobiliário.

Quantidade de jogadores e peças


Quantidade de jogadores e peças - Como Jogar Ludo? Regras e Dicas do Ludo

O Ludo pode ser jogador por 2, 3 ou 4 jogadores, cada um deles com quatro peças. No total o Ludo é composto por 16 peças ou "cavalos" 4 amarelas, 4 vermelhas, 4 azuis e 4 verdes, um dado e o próprio tabuleiro.

Além do Ludo tradicional do Brasil com 4 jogadores, existem outras versões com 6 ou 8 jogadores onde a quantidade de peças e o tempo de jogo aumentam bastante, veja na imagem acima os formatos de tabuleiro.

Tempo de jogo


O tempo de jogo do Ludo pode variar bastante dependendo da quantidade de jogadores, quanto mais jogadores, maior será o tempo de jogo, mas em média uma partida de ludo pode levar de 20 minutos à 1 hora.

Objetivo do Ludo


O principal objetivo do Ludo é conseguir dar a volta no tabuleiro, acessar a área de segurança e chegar a "casa" final com todas a quatro peças ou ".cavalos". Seja o primeiro a dar a volta com todos os quatro "cavalos" e vença o jogo!

Como jogar Ludo? Regras!


Assim como qualquer outro jogo, o Ludo também possui várias regras que precisam ser seguidas para que o jogo funciona da maneira como foi projetado para funcionar. Por isso é bom que você e todos os jogadores conheçam todas as regras antes mesmo de começar a jogar.

Logo ao iniciar o jogo, posiciona-se todos os quatro "cavalos" na casa inicial, que fica nos cantos do tabuleiro, fora da área de jogo. Depois disso, cada jogador deve jogar o dado, mas somente os jogadores que conseguirem tirar os números 1 ou 6 podem sair da casa inicial. Os primeiros à sair da casa inicial terão vantagem sobre os adversários, porém essa vantagem pode durar pouco tempo!

Um "cavalo" não poderá ocupar o mesmo espaço de outro cavalo, a não ser que seja da mesma cor, neste caso é formada uma "torre dupla" que tem poderes especiais. Essa torre pode impedir que outro "cavalo" lhe mande de volta para o início do jogo, a não ser que outra torre dupla ocupe a casa!

Para mandar uma torre dupla ou um "cavalo" para o início do jogo basta ocupar a mesma casa com um "cavalo" ou no caso da torre dupla isso também é possível. É importante lembrar que a torre dupla somente pode se movimentar caso ela ocupe a casa de outra torre dupla, senão a torre precisa ser desfeita e o "cavalo" terá que andar sozinho.

Um "cavalo" de outra cor não pode ultrapassar uma torre dupla já que ela forma uma espécie de barreira que bloqueia todos os adversários naquela região fazendo com que joguem com outros "cavalos" ou passem a rodada.

Somente quando não for possível fazer movimentos com o "cavalo" (em casos de estar bloqueado por torres duplas) que o jogador não precisará fazer nada, caso contrário ele terá que fazer um movimento.

O jogo funciona no sentido horário em alguns tabuleiros, já em outros no sentido anti-horário, isso para a movimentação dos "cavalos", já a ordem de jogadas segue o padrão no sentido horário.

Outro detalhe importante é com relação a "reta final" ou "área de segurança" que é a área colorida na linha final onde apenas o seu "cavalo" pode entrar, ou seja, está em segurança e não pode ser mais "comido" e mandado para o início da partida.

Depois que você entrar na "área de segurança", somente poderá movimentar o seu "cavalo" se conseguir tirar o número exato para chegar a casa final ou então se o número exceder e você não possuir outros "cavalos" para movimentar, terá que levá-lo até o final e voltar a quantidade de casas restantes.

Sempre que um jogador tirar o número 6 ao jogar o dado, poderá movimentar o seu "cavalo" e ainda poderá jogar mais uma vez até que saia um número diferente de 6.

O jogador não poderá sair com um "cavalo" enquanto o adversário estiver na sua casa de saída (isso é uma forma de bloqueio ao adversário).

Dicas do Ludo


Dicas do Ludo - Como Jogar Ludo? Regras e Dicas do Ludo

  • A primeira dica e talvez a mais importante no Ludo é sair com todas as peças da casa inicial o mais rápido possível. Quanto mais peças você tiver em jogo, menos chances de passar a vez na rodada, pois você terá mais opções de movimento e poderá formar torres duplas mais facilmente.
  • Conte com a sorte! Essa não é bem uma dica, mas é importante contar com a sorte, quanto mais 6 você conseguir tirar, mais perto do final ficará e quanto mais vezes conseguir mandar os adversários para o início do jogo, maiores serão as suas chances de vencer.
  • Sempre que puder, mande os adversários para o início do jogo.

  • Sempre que perceber um adversário se aproximando, fuja o mais rápido possível, assim ele não te mandará para o início do jogo.

  • Proteja sempre os "cavalos" que estiverem mais à frente e próximos de chegar à área de segurança.

  • Use a torre dupla de barreira com inteligência, pois ela pode mais prejudicar do que lhe ajudar.

  • Espalhe os "cavalos" pelo tabuleiro e tente protegê-los da melhor maneira possível.

  • Sempre que possível, fique por um tempo bloqueando a casa de saída dos adversários, assim eles não poderão colocar novos "cavalos" no tabuleiro.
Se as explicações em texto não foram suficientes, que tal assistir ao vídeo abaixo com as explicações? Talvez fique mais fácil entender!

VÍDEO: Como jogar Ludo