15 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio

As habilidades de raciocínio podem ser desenvolvidas através de exercícios criados especialmente para o cérebro humano. Saber um pouco mais a respeito desse assunto é indispensável para conhecer as competências que poderão ser adquiridas com o treinamento adequado. E por meio disso conseguir a valorização tão desejada na vida pessoal e profissional. Afinal de contas o mercado busca indivíduos que ofereçam mais do que conhecimentos específicos em uma área. E todos querem estar perto de pessoas inteligentes, que conseguem encontrar a solução para os problemas do cotidiano.

Atualmente a capacidade para a elaboração de estratégias e o poder de argumentação são qualidades muito requisitadas em praticamente todos os lugares. Mas será que pensar de forma ágil e lógica é uma característica natural de poucos seres humanos? Claro que não! Você poderá exercitar o seu cérebro melhorando a sua racionalidade em tempo relativamente curto. Se quiser saber como fazer isso de forma divertida continue lendo esse artigo até fim. Vamos lhe apresentar os 15 jogos para desenvolver habilidades de raciocínio que vão impactar a sua vida!

Acredite, ter o senso da razão aguçado será muito útil no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais e, sobretudo nos estudos. E é possível alcançar esse objetivo de modo prático com os novos games que estimulam o pensamento crítico. Basta analisar a nossa lista e fazer a escolha certa para se divertir durante o tempo livre do seu dia. Quando já estiver dominando um jogo, experimente outro e vá exercitando a sua mente durante algumas horas diárias. Chame os seus amigos e criem competições para deixar o treinamento ainda mais interessante!

Os desafios inseridos nos jogos irão melhorar a sua memória gradualmente, porém, a conquista será permanente. Não se esqueça de que somente você é responsável pelo ótimo desempenho das suas funções cerebrais e poderá fazer isso reduzindo o estresse e a ansiedade. Cuide do seu humor e procure sentir alegria se quiser facilitar o aprendizado de novas tarefas e conteúdos. A concentração exige determinado esforço para ser aprimorada, então, não perca mais tempo! Crie e hábito de participar de games desenvolvidos com a finalidade de auxiliar os jogadores a serem mais saudáveis.

Nesse post você encontrará games estratégicos de tabuleiros, incluindo os clássicos xadrez e dama. Outros jogos com palavras cruzadas, de detetives, de guerras e de baralho são verdadeiras armas a seu favor. Aproveite todos os estilos tendo em vista que eles lhe ensinarão a analisar informações com grande rapidez. Alguns deles serão incríveis para a prática de tomada de decisões e para prender a atenção durante as disputas. E então, quer dicas mais detalhadas sobre cada um deles? Confira o texto a seguir e fique por dentro!

1 - Chutes and Ladders



É um jogo infantil com influentes lições de vida. Chutes and Ladders é formado por um tabuleiro composto por 100 quadrados. Para jogar, os participantes jogam um único dado e avançam sua ficha no número de espaços rolados, com a chegada no final do tabuleiro - o Centésimo Quadrado - sendo o objetivo final. Na prática os “chutes” e “escadas” usados no jogo, são uma representação visual e física de boas e más ações morais e suas consequências, assim como a interpretação das emoções.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


2 - Mastermind



Mastermind é um jogo baseado em uma placa de decodificação e pinos de código. Um jogador é o criador de código, que cria um código secreto, e o outro é o quebrador de código, que tenta quebrar o código no menor número de vezes possível. O desafiado vai tentando adivinhar, se guiando pelos pinos pretos e brancos. Se o desafiado não acertar até a 10ª fileira, seu oponente fecha o defletor e revela a senha, mas se adivinhar, o desafiador põe quatro pinos pretos e revela a senha. A brincadeira é muito utilizada para a prática e habilidade de raciocínio científico.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


3 – Mancala



Considerado um dos mais antigos jogos a ser jogado, já que sua versão se originou no antigo Egito. Mancala é composto por dois jogadores que se baseiam em turnos de estratégia, jogos de tabuleiro jogado com pequenas pedras, grãos ou sementes e linhas de furos ou poços em terra, uma placa ou outra superfície de jogo. O objetivo é capturar todas ou algumas das peças do oponente para obter o maior número de armazenamento. Sua prática desenvolve habilidades de observação e o pensar analiticamente para a resolução de problemas.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


4 - Settler of Catan



Colonizadores de Catan já ganhou diversos prêmios. A edição original pode ser jogada por três a quatro participantes, mas existe também uma expansão para caso queira jogar entre até seis pessoas. Trata-se de um jogo com tabuleiro modular, diferente a cada partida, no qual os usuários podem utilizar diversas estratégias para vencer. Existem muitas variações das regras, mas é possível aprender o básico para poder se divertir com seus amigos. O jogo é muito importante para o gerenciamento de recursos e negociação.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


5 – Xadrez



Nenhum outro jogo de tabuleiro é tão completo quanto o jogo de Xadrez. Nele é possível desenvolver habilidades de raciocínio e habilidades para a vida. O xadrez não precisa de apresentação. É um dos jogos de estratégia mais populares do mundo. Sua prática promove o crescimento do cérebro - especificamente, estimula o crescimento dos dendritos - e exerce ambos os lados do cérebro. Além disso, jogar xadrez pode aumentar o QI, principalmente nas áreas de concentração, planejamento e previsão, assim como o raciocínio lógico.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


6 - Cashflow 101



Cashflow 101 é um jogo de Tabuleiro Educativo que possui dois circuitos, um chamado corrida dos ratos e outro chamado pista de alta velocidade. Os jogadores iniciam a corrida dos ratos, porém seu objetivo é sair desse circuito e passar para a pista de alta velocidade. Para alcançar a meta, o jogador terá que comprar ativos suficientes, que equivalham aos seus gastos mensais. O jogo ensina a como criar um balanço da sua situação de fluxo de caixa e como avaliar oportunidades de ganhar dinheiro sem fazer maus negócios.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


7 - Kloo. Kloo



Criado por um designer de jogos americano chamado Andrew, este jogo replica a maneira como aprendemos nossa primeira língua e torna o aprendizado de idiomas mais fácil e divertido. É por este motivo que Kloo nasceu. O produtor testou o jogo e descobriu que crianças e adultos aprendem uma média de 20 a 30 palavras em sua língua estrangeira por jogo. E o sem perceber! Nele é possível aprender espanhol, francês, italiano e inglês. Um verdadeiro jogo de tabuleiro educativo.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


8 – Pandemic



Este jogo de tabuleiro tem a forma de um planeta. A trama narra a história de uma pandemia, na qual, quatro doenças surgiram simultaneamente no mundo. Uma equipe de especialistas em combate a doenças entram em ação para trabalhar em conjunto e encontrar a cura para as mesmas. Ao contrário de muitos jogos de tabuleiro, a Pandemic é cooperativa, e não competitiva. Ensina os participantes que o trabalho em equipe é muito importante quanto o trabalho de cooperação. Se todos fizerem a sua parte, o mundo é salvo e todos ganham.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


9 – Clue



Na figura de um detetive, os jogadores tentam descobrir os três principais fatos de um assassinato tipo: o assassino, a localização do assassinato e a arma do crime. É um jogo de raciocínio dedutivo, que incentiva o pensamento crítico. Enquanto os participantes se movem sobre o tabuleiro, fazendo suposições sobre onde, quem e o que matou, eles têm que usar o raciocínio dedutivo para diminuir a lista de suspeitos, os possíveis locais de assassinato e as possíveis armas.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


10 – Monopólio



É um jogo de tabuleiro para 2 a 8 jogadores. Os participantes compram e desenvolvem peças de propriedade, e quem tiver mais dinheiro no final ganha. Basicamente, o jogo é uma explicação do capitalismo. Com ele você aprenderá estabelecer seus objetivos, antes de tomar qualquer decisão, investir para aumentar suas economias e também espalhar sabiamente seus investimentos. Antes aprenderá também a manter dinheiro suficiente para quitar suas contas e resolver os contratempos que a vida apresenta.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


11 – Set



Este jogo ganhou mais de 35 prêmios, incluindo o MENSA Select. Apresenta uma quantidade de cartas, nas quais, cada cartão possui quatro características como: cor, forma, número e sombreamento. Na trama, um conjunto é composto por três cartões em que cada funcionalidade, quando analisada individualmente, é igual ou diferente. Este conjunto de reprodução ensina o reconhecimento de padrões e a capacidade de prever o que acontecerá a seguir com algum grau de precisão.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio

12 - Prime Climb



Prime Climb é um jogo de tabuleiro que usa aritmética para abrir um belo mundo de possibilidades. Você joga os dados e adiciona, subtrai, multiplica e divide seu caminho para o centro do tabuleiro. O primeiro a obter os dois peões no círculo 101 ganha exatamente o jogo! Tenha cuidado: se outro jogador cair em você, você será enviado de volta ao início. Ao longo do caminho, os jogadores que pousam nos círculos vermelhos coletam as cartas. Ao jogar o Prime Climb - você adquirirá uma compreensão matemática mais profunda.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


13 - Hex Puzzle



Encaixe as peças no tabuleiro para formar "linhas" ou "colunas" completas. Forme mais de uma "linha" ou "coluna" ao mesmo tempo para ganhar pontos extras. Fazer puzzles ou quebra-cabeças parece um mero passatempo, mas é uma das atividades mais completas e benéficas para as crianças. A prática deste jogo melhora a capacidade de observação, análise, atenção e memória visual. Assim como o desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de dominar o corpo.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio

14 – Mahjong



É um jogo de quebra-cabeça baseado nos mesmos blocos. O objetivo é combinar pares abertos de peças idênticas e removê-las do tabuleiro, expondo as peças sob elas para serem jogadas. O jogo termina quando todos os pares de peças foram removidos do tabuleiro ou quando não há pares expostos restantes. O jogo exercita as funções do cérebro deixando-o melhor do que nunca. Excelente principalmente para pessoas com problemas de memória.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


15 - Bejeweled



É uma série de jogos eletrônicos de quebra - esses jogos giram em torno da mecânica de criar combinações de três peças idênticas. São vários modos secretos que podem ser desbloqueados ao superar os níveis dos modos Classic, Puzzle, Endless e Action. O objetivo é trocar uma pedra com uma adjacente para formar uma combinação de três ou mais pedras da mesma cor. Quando uma combinação é criada, as pedras desaparecem, fazendo com que aleatoriamente caiam outras da parte superior. Às vezes, algumas pedras ao cair do topo se combinam automaticamente, o que é chamado de cascata. Um excelente exercício de raciocínio e concentração.

 Jogos para Desenvolver Habilidades de Raciocínio


Saiba ainda que os desenvolvedores desses 15 jogos para desenvolver habilidades de raciocínio fizeram pesquisas para garantir que eles funcionem corretamente. Desse modo o resultado está garantido e você conseguirá expandir o seu consciente otimizando o discernimento e a perspicácia. Os jogos que envolvem ficção também são excelentes para promover o pensamento crítico, a sofisticação e a criatividade! Eles farão com que você pense sob outros pontos de vista, principalmente quando representar um personagem vivendo situações inusitadas que não fazem parte da sua rotina. Por isso, deixe a sua imaginação livre se quiser ser ainda melhor!