15 Jogos Divertidos para Adolescentes e Famílias

A adolescência naturalmente é um período de mudanças que causa certa preocupação para os pais. Os adolescentes modificam as suas atitudes e alguns chegam a permanecer isolados durante determinado tempo. Os jogos de videogame são uma excelente opção nessa idade, contudo, fazem com que os jovens fiquem em seus quartos sem ter contato com os seus familiares. Passam horas sem fim na frente de uma tela tirando dos membros da família a oportunidade de estarem mais próximos uns dos outros. Se você deseja mudar uma situação parecida, saiba que é possível, é só encontrar maneiras interessantes de atrair a atenção dos seus filhos.

Esse momento de transição da infância para a juventude requer pais mais participativos, para que os jovens sejam saudáveis e desenvolvam a sua autonomia de forma confiante. Mas como despertar a cumplicidade quando eles preferem a companhia de outros indivíduos da mesma faixa etária? Uma excelente opção é ensinar jogos tradicionais, que estimulem o trabalho em equipe e o contato com o grupo familiar. Assim será mais fácil trocar ideias em um ambiente divertido e sem aquela tensão provocada por pequenos conflitos que são normais nessa fase. A brincadeira vai aumentar as chances de compreensão de ambos os lados, tanto para os pais quanto para os filhos!

Aproveite para fazer perguntas que estimulem o raciocínio de todos os presentes, relacionadas às consequências das escolhas de cada um, sem tirar deles a liberdade de expressar os seus sentimentos genuínos. Nesse artigo vamos listar 15 jogos divertidos para adolescentes e famílias, com o intuito de auxiliá-los a construírem um vínculo mais sólido e melhorar a relação afetiva de modo positivo. Tenha certeza de que os resultados serão ótimos, tendo em vista que eles propiciarão a autonomia e a proatividade da garotada. Não se esqueça de que os adolescentes almejam experimentar situações novas, gostam de dar risadas e procuram as sensações de prazer.

Por isso use a imaginação para deixar o local aconchegante, prepare petiscos saborosos e apresente uma novidade! Não sabe como fazer isso? Leia esse post até o final e você terá inúmeras ideias advindas de jogos diferentes e que causarão um impacto benéfico no seu lar. Apresente-as e permita que os adolescentes analisem e escolham a brincadeira mais atraente. Afinal de contas, nessa época de suas vidas eles adoram tomar decisões e se sentirem responsáveis por si próprios. Durante a distração evite dar opiniões pessoas, porém, apresente fatos atuais e relevantes para que entendam as suas preocupações e anseios.

Ofereça alegria, apoio e afeto! A adolescência é um momento único, com muitos desafios e oportunidades de crescimento. Desperte o interesse deles em outras áreas da vida, motivando-os quando se sentirem confusos e tentando animá-los quando o tédio chegar. E acredite que a culpa não é sua pelo fato do seu filho estar diferente e aparentemente desmotivado. Todavia, você pode fazer a diferença e demonstrar amor por meio de jogos simples e que não custam caro. Acompanhe a nossa lista e utilize as dicas inseridas em nosso site para adquirir conhecimentos e incentivar os adolescentes no desenvolvimento de hábitos saudáveis!

1 - Soletrando


Os jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato. Apresenta uma superfície plana, com designes e marcações de acordo com as regras envolvidas e o tipo específico de cada um. Estratégia, sorte e rolagem de dados é tudo o que você precisa para derrotar seus adversários. O tempo necessário para dominar um jogo varia de acordo com a vontade e capacidade de cada usuário.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019


2 - Jogos de Carta


Jogos de cartas ou jogos de baralho são ótimos para bons relacionamentos na família e adolescentes. Também envolve um pouco de matemática. Existem jogos que são individuais como o jogo da paciência, jogos coletivos para ser jogado em equipe e até mesmo jogos em dupla. A realidade é que o jogo de carta é uma mania mundial e tão divertida quanto colecionar figuras. Além dos jogos tradicionais, jogados com o baralho tradicional, existem jogos como o Uno, Super Trunfo e o Jogo da Memória, que têm baralhos distintos, criados para eles, especificamente.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



3 - Jogos de Dominó


O nome deriva da expressão latina "domino gratias" que quer dizer "graças ao Senhor", dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruentes colocados lado a lado, formado por 28 peças, ou pedras. As mesmas podem ser jogadas em muitas maneiras. O objetivo do jogo é levar o participante a aprendizagem de convivência social, a desenvolver o raciocínio lógico e aritmético bem como a conviver com a diferença e valores.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



4 - Jogo de Damas


O jogo de damas estimula o desenvolvimento do aprendizado tanto para adultos como crianças e adolescentes. É um excelente meio de elevar o nível intelectual, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento da capacidade psíquica, ideal para cultivar o raciocínio. A prática deste jogo incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover a expansão da criatividade e da memória. Um excelente passatempo entre os amigos e familiares.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



5 - Jogo Ludo


Outra diversão positiva é o jogo de Ludo, o mesmo proporciona a descontração e introspecção entre crianças da mais tenra idade, atingindo o público adulto e inclusive os idosos. Uma verdadeira distração quando não se tem um passeio programado ou algo atraente em programas de televisão. O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários. Para a locomoção é preciso o uso de dados para avançar casas.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



6 - Jogo Pandemia


Neste jogo o usuário presencia várias enfermidades que eclodiram no mundo. Sua missão é combater as doenças, assumindo o papel de especialista e tratando os focos, enquanto pesquisa a cura. O tabuleiro apresenta vários centros populacionais, nos quais cada jogador poderá usar até quatro estações para percorrer entre as cidades e tratar as populações infectadas ou construir uma estação de pesquisa. Os jogadores deverão planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças e exterminar a pandemia.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



7 - Jogo Monopólio


Jogo Monopólio é um dos jogos mais populares do mundo. Trata-se de um verdadeiro exercício de curtição e imaginação, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, e até empresas são compradas e vendidas. Alguns jogadores ficam "ricos" e outros vão à “falência”. As regras são um pouco complexas, por este motivo muitas famílias têm suas próprias variações que não estão no livreto oficial. Contudo, aprender a montar o tabuleiro, e terminar o jogo dentro de um prazo razoável são coisas que vão estimular você a entrar em ação e vencer a disputa.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



8 - Jogo da Vida


Com o passar do tempo, cada nova edição do tabuleiro e de algumas peças foram mudando, mas as regras e a disposição das casas permaneceram praticamente as mesmas. Historicamente é um jogo que oferece oportunidades de socialização e cooperação social, principalmente em questões de resolução de conflitos. Nele é possível esquecer um pouco da vida real e entrar em um mundo totalmente diferente, levantando a autoestima e valorização. Se ninguém se tornar um Magnata, o jogo termina quando o último jogador for à Falência ou se tornar um Milionário.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



9 - Quebra Cabeça


Certamente é difícil encontrar quem ainda não ouviu falar do jogo de quebra-cabeça. Montar as pequenas peças e conseguir formar um painel no final é um excelente exercício cognitivo para idosos, adultos, jovens e crianças, principalmente aquelas que estão em fase educacional. A forma como essa espécie de jogo estimula o cérebro é fantástica e acaba gerando inúmeras benesses para pessoas de diferentes idades. Além de provocar a interação social o jogo também fomenta a percepção dos detalhes, incitando-o a resolver o desafio. Um ótimo exercício para pessoas com esquecimento.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



10 - Pôquer


Considerado um dos jogos de cartas mais populares do mundo, o jogo de pôquer também é responsável por desenvolver a capacidade de concentração e disciplina, além de melhorar capacidades mnemónicas de cálculos e avaliação de riscos. Outros aspectos positivos inclui também o aumento da autoestima e ajuda a manter relações sociais saudáveis e positivas. Além disso, tem o benéfico efeito de motivar você para outras diversas experiências sociais. Para jogar é preciso aprender as regras e procedimentos básicos do jogo, os valores das várias combinações de cartas e as regras sobre as apostas e seus limites.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019




11 - Montar


Jogos de montar desenvolvem a capacidade mental do jogador. É um fator importante para áreas relacionadas à matemática, ciência, tecnologia e engenharia. Muitas pesquisas vêm mostrando que este tipo de brincadeira contribui também para o desenvolvimento de habilidades dos jogadores. A intervenção da família também é importante já que parte das crianças segue a profissão dos pais, outras constroem o seu próprio caminho. Mas o mais importante é a interação social que ele ensina.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



12 - Lego


Lego é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam, permitindo muitas combinações como construir cidades, paisagens e mundos. O jogo é utilizado nos grandes institutos de educação, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade. Outro ponto importante é que o jogo pode ser usado como ferramenta de trabalho no mundo do coaching empresarial, por se tratar de uma dinâmica baseada na representação de ideias e estilo social.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



13 - Jogos Matemáticos


Jogos matemáticos é um recurso didático disponível e atraente ao ensino da matemática, proporciona aos usuários a resolução de problemas de maneira divertida, criando situações de erros e acertos que levam o participante a desenvolver a sua autonomia. Assim, os professores esperam que os jogos possam tornar suas aulas mais fascinantes e o processo de aprendizagem mais significativo. Para os pais esse tipo de jogo é um grande aliado no ensino da ciência, pois permite que os filhos pratiquem os conteúdos de forma interativa, além proporcionar o desenvolvimento do raciocínio. Válido também para os adultos.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019


14 - Jogo da Forca


O jogo da forca é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado. O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado. O jogo em si estimula o raciocínio lógico, a atenção e a linguagem. Uma ótima oportunidade para treinar a escrita e a pronúncia de novas palavras. Além de proporcionar uma bela diversão a qualquer hora em qualquer lugar.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019



15 - Jogos de Pergunta e Respostas


Neste jogo os participantes tentam responder corretamente as questões propostas. É um tipo de teste informal para avaliação de conhecimento baseado em vários assuntos. O passatempo é normalmente pontuado e os vencedores são os que conseguirem atingir o maior número de acertos. Em regra as respostas podem ser dadas por escrito ou oralmente, na versão tradicional, e, mais recentemente, através de comandos wireless. A brincadeira é conduzida por um ou mais participantes e pode contribuir para o aprendizado de crianças e adultos.
12 Melhores Jogos para iPhone e iOS para o ano de 2019


Depois de obter tantas informações você já deve ter chegado à conclusão de que os videogames não são a única fonte de entretenimento para os adolescentes! Dentre os 15 jogos divertidos para adolescentes e famílias que mencionamos nesse texto, vocês encontrarão em conjunto as melhores alternativas para passar tempo de qualidade mais perto e unidos como sempre foram. Dedique algumas horas do seu dia no que tem de mais precioso: a sua família! E não deixe para fazer depois aquilo que pode começar a fazer agora e que poderá influenciar na vida futura dos seus entes familiares!