14 Jogos Nacionais Que Estão Entre os Melhores Games Brasileiros

Você sabia que os nossos jogos de videogame fazem sucesso fora do Brasil? Para a surpresa dos nossos jogadores, alguns deles são bem conhecidos no exterior e já receberam elogios nas publicações da mídia estrangeira. Outros chegaram a receber premiações nos eventos internacionais, mas a maioria do público não faz ideia de tudo isso. Por esse motivo, nesse artigo vamos apresentar os 15 jogos nacionais que estão entre os melhores games brasileiros, para que você e sua turma fiquem por dentro das novidades que estão arrasando em outros países.

Vale a pena investir cinco minutos do seu tempo para ler esse post, pois ao chegar ao seu final terá ciência dos games maios incríveis produzidos no mercado nacional. Quer alguns exemplos? Until Dead, Horizon Chase e Celeste foram produzidos e marcaram a sua presença lá fora, comprovando que os produtores brasileiros são verdadeiros gênios. Precisamos acreditar no potencial dos nossos profissionais e experimentar um por um, para depois poder falar com convicção que somos excelentes naquilo que estamos dispostos a realizar.

Afinal de contas, por qual razão iríamos valorizar somente as grandes produtoras de outras nações? É claro que elas estão sempre lançando novidades, mas o mercado interno também pode oferecer opções fascinantes. Você precisa conhecer para depois falar com os seus amigos, jogar e se divertir para valer com as mais diversas modalidades disponíveis. São games de ação, terror, corrida de carros, RPG, puzzle, plataformas e muito mais! Todos eles são muito legais e muito conhecidos no mundo inteiro, pois são criados em estúdios nas grandes cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros.

Os criadores vêm investindo e movimentando um mercado totalmente independente, aceitando financiamentos coletivos ou então apostando valores da sua poupança para alcançar os seus objetivos. Os jogos nacionais podem ser acessados no Steam, Xbox One, PlayStation 4 e Smartphones. Não deixe de conferir os títulos Chroma Squad e Knights of Pen and Paper, são simplesmente fantásticos e garantem horas de diversão. Seja conquistado pela indústria brasileira de games e descubra como quebrar recorde fazendo muitos pontos e subindo de nível!

• Saiba tudo sobre a nossa lista dos melhores jogos desenvolvidos em Flash.
• Qual é sua opinião sobre o quanto os jogos ajudam ou atrapalham nos estudos?

Esse crescimento e desenvolvimento em parte é devido à Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, que organiza eventos especiais em São Paulo para mostrar os jogos aos usuários. Os participantes interessados normalmente são empresários e profissionais da área, bem como da imprensa e até representantes do Governo. Porém, tenha em mente que há muito trabalho por trás de todo esse sucesso, incluindo os esforços da Abragames, do Projeto Brazilian Game Developers e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos.

1- No Heroes Here



É um jogo de lutas contra chefes, o qual os participantes devem criar estratégias e coordenar para produzir munições e pólvora, carregar e disparar canhões e defender o castelo contra ondas de inimigos! Apresentando uma mistura picante de defesa de torre e simulação. O game resulta em uma experiência explosiva e frenética que constrói amizade ou a destrói, tanto no modo co-op de 1-4 jogadores como no multiplayer online. No total são 54 níveis divididos entre três mundos cada vez mais difíceis com mecânica única. Disponível para PC Switch, PS4, Xbox One, além da possibilidade de com download via Steam.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


2- Alpha Beat Cancer



Alpha Beat Cancer é um jogo mobile – educativo que tem como objetivo ensinar sobre o câncer e seu tratamento por meio de minigames. O jogo informa crianças, especialmente as que já receberam o diagnóstico, dos obstáculos que terão que vencer enquanto combatem a doença. Tudo isso de uma maneira divertida, positiva e que prende a atenção dos pequenos. O título contou com a parceria da ONG Instituto Beaba. Em 2018, o Alpha Beat Cancer ganhou na categoria Saúde e Bem Estar no World Summit Awards da ONU. Está disponível para iOS e Android.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


3- Celeste



Celeste é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pelos canadenses Matt Thorson e Noel Berry. O jogo foi originalmente criado como um protótipo de quatro dias durante uma game jam, e depois foi expandido para o seu lançamento completo. O game tem como objetivo conquistar uma montanha que conta com diversos perigos e armadilhas. Fazendo jus ao estilo 16 bits, o game desafia a precisão e a perseverança do jogador, que certamente morrerá várias vezes até conseguir completar todas as fases. Disponível para PC, PS4, Xbox One, Switch.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


4- Monowheels VR



MONOWHEELS VR é um jogo de corrida e de combate com referências como Road Rash, Pod Racer e Twisted Metal”. O mesmo chamou a atenção de seu público pela jogabilidade interessante – apesar da dificuldade de aprender a dirigir com uma mão e usar a outra para o combate – e pelos gráficos. Outro ponto alto: apesar de ser um jogo de corrida em VR, Monowheels VR passou longe de causar enjoo. No game é possível vencer os adversários no talento ou usando paus, canos e outras armas encontradas pela pista. Disponível para Oculus Rift, HTC Vive e PlayStation.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


5- GUTS



GUTS é um jogo de luta muito irado: ao invés de acabar com a barrinha de vida do oponente, é preciso desmembrar seus braços e pernas antes de acertar um golpe final. É um tanto mais exagerado e engraçado do que exatamente macabro. Para arrancar um membro do adversário, é preciso acertar um golpe especial ou usar elementos do cenário, como serras e armadilhas. O resultado é bastante parecido com programas como Gigantes do Ringue ou Telecatch, mas com um toque de humor – e a jogabilidade, bastante divertida, atraindo tanto quem só esmaga botões como os fãs do gênero. Disponível em PC, PS4 e Xbox One. Torne-se uma lenda entre os Starlits!

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


6- Starlit Adventures



Com mais de 10 milhões de downloads para dispositivos móveis, Starlit Adventures é um dos principais cases de sucesso dos games brasileiros. É um jogo de aventura original para todas as idades, o mesmo apresenta controles inteligentes projetados especialmente para telas sensíveis ao toque. O mesmo propõe um universo de fantasia cheio de personagens adoráveis, belos visuais e uma ampla gama de mecânicas de jogo que proporcionam uma experiência de console em plataformas móveis.

Após ganhar o prêmio de melhor game brasileiro do BIG Festival 2016 e melhor jogo, segundo júri técnico do SBGames 2016, em 2018 este game foi adaptado para PS4 graças à parceria com o estúdio paulista Webcore. Em Starlit Adventures, o jogador controla os personagens Bo e Kikki e precisa coletar itens espalhados em um mundo colorido e cheio de puzzles. À medida que o jogo avança, os desafios aumentam e diferentes roupas com habilidades especiais são desbloqueadas. Disponível para: Android, iOS, PS4.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


7- SHINY



SHINY é um jogo de plataforma que tem como protagonista um robô (Shiny), cuja principal tarefa é resgatar outros amigos robôs ao longo de diversas fases. Para dar vida nova aos outros androides ou executar tarefas especiais, é preciso gastar parte de sua vida, transformando um simples desafio de saltar em um desafio pela escassez de recursos. Você dá energia para que o time vá em frente”. O game também reflete parte da experiência de Monastero, que foi policial e trabalhou no Ministério Público por seis anos, antes de largar tudo em 2012 para virar game designer – e fazer um jogo em que não há violência nenhuma. Disponível para Xbox One.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


8- Angest



Este jogo versa a história de Valentina, uma cosmonauta russa que se encontra a bordo de uma estação espacial com uma única companhia: um robô que dita ordens diariamente durante sua missão. Com o tempo, Valentina começa a mudar sua percepção, e é então que sonhos e realidade se mesclam. Angest levou 2 prêmios no SBGames desse ano! Melhor jogo VR e jogo com a Melhor Narrativa. Os brasileiros da Black River Studios, estúdio localizado em Manaus, apresentou uma nova experiência para o Gear VR, dispositivo de realidade virtual da Samsung.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


9- Eliosi's Hunt



Eliosi’s Hunt é um game de ficção científica com elementos de shooter e plataforma, no qual você controla um aspirante a caçador de recompensas em um mundo repleto de outros seres alienígenas. Com jogabilidade dinâmica e movimentos fluídos, o game apresenta um ranking de velocidade que te incentiva a completar as missões em menor tempo possível. Um recurso permite que você destrua checkpoints em troca de maior velocidade, decisão que pode custar caro se não for bem pensada - e que torna tudo ainda mais desafiador. Disponível para:PlayStation 4 e PC.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


10- Galaxy of Pen & Paper



Enquanto combate alienígenas bizarros e outras ameaças para a galáxia, o participante controla o mestre e os jogadores do seu grupo de RPG, com muitas missões, loots, diferentes classes e sistema de batalhas por turno. Crie o seu próprio mestre de jogos e divirta-se em uma festa de RPG, explore planetas distantes, lute com extraterrestres e salve a galáxia na era da internet discada e de disquetes. Disponível para: PC, iOS e Android.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


11- Until Dead



Diferentemente de outros títulos com temática zumbi, UntilDead é um jogo de estratégia pega emprestado a mecânica dos gêneros de estratégia por turnos, como X-COM e Mario + Rabbids, e adiciona o clima sombrio de um mundo pós-apocalíptico. O jogo apresenta sons estridentes e intensos, como um grito selvagem e sem tom, sustentado por batidas apavorantes e sem pânico. O jogador assume o papel de Hercule Holmes, que deve juntar todos os aspectos do crime para resolver o caso. E ainda, o jogador pode procurar os quartos dos suspeitos, confrontá-los com evidências e pedir câmeras para gravar reuniões secretas. Disponível para: Android, iOS.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


12- A Lenda de Skyfish



Já disponível para PC, iOS e Android, este jogo de aventura traz diversos quebra-cabeças para o jogador resolver enquanto usa apenas uma arma: uma vara de pescar. Com uma bela direção de arte, o game traz a história de uma menina que precisa salvar seu irmão e enfrentar as forças do mal que antes viviam nas profundezas do mar. "A Lenda de Skyfish" foi desenvolvido pela brasileira Mgaia Studio e traz 45 níveis de dificuldade com jogo em PT/BR.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


13- Knights of Pen and Paper



Knights of Pen ano Paper é outro jogo de RPG baseado em turnos desenvolvido pela Behold Studios. O game é uma verdadeira homenagem ao RPG de mesa com direito até a mestre narrando a jornada do grupo de amigos que precisa derrotar vários inimigos. No game, é possível customizar os personagens, escolher as classes (bardo, clérigo, mago, druida, guerreiro e muito mais), as batalhas que deseja lutar, comprar equipamentos e itens, subir de nível e explorar os cenários. Disponível na Steam, Android e IOS.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


14- Oniken



Oniken é um jogo de ação e plataforma em 8-bits inspirado nos games do final da década de 1980 e começo de 1990. Em um futuro pós-apocalíptico e na pele do ninja mercenário Zaku, você precisa lutar ao lado da resistência contra a organização militar chamada Oniken. O game é uma homenagem a Ninja Gaiden, Vice: Project Doom e Kabuki Quantum Figther. Para quem tem saudades desses games, nostalgia não vai faltar. Se prepare para morrer muito lutando contas os 18 chefões divididos em seis missões com três estágios cada. Disponível na Steam.

14 Jogos Nacionais que estão entre os Melhores Games Brasileiros


Agora que você já conhece os 15 jogos nacionais que estão entre os melhores games brasileiros, não perca mais tempo! Comece a espalhar a novidade e fortaleça o segmento nacional para que continuem produzindo jogos brasileiros independentes. Desse modo, os preços serão mais baixos, pois não haverá necessidade de importar games exterior. Acredite, são alternativas profissionais que estão diretamente relacionadas às políticas de exportação e estão competindo com as opções estrangeiras, com grandes chances de conquistar a população, fazendo com que os nossos recursos permaneçam aqui, beneficiando a economia interna em tempos de crise!